Instituto de Engenharia promove palestra com especialista em prevenção de incêndios - NetSeg

Instituto de Engenharia promove palestra com especialista em prevenção de incêndios

Entretenimento | 05/04/2013
Legenda: Incêndio ocorrido na Boate Kiss

Por Sandra Cunha

Russel Fleming abordou as lições que devem ser aprendidas com  tragédias como da boate Kiss, no Brasil e Night Club T. Station, nos Estados Unidos.

O Instituto de Engenharia, abrindo seu programa de atividades para 2013, realizou, em 19 de março último, palestra com um tema que não poderia ser mais atual e pertinente: o incêndio. Mais precisamente, as lições que duas grandes e parecidas tragédias deixam para o mundo, o incêndio no Night Club T. Station, em Rhode Island, nos Estados Unidos e na Boate Kiss, em Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

O evento só foi possível graças a parceria entre o Instituto de Engenharia e a  ABSpk (Associação Brasileira de Sprinklers) e contou com participação de aproximadamente 120 pessoas.

De acordo com o engenheiro Jefferson Teixeira da Costa, coordenador da Divisão Técnica de Segurança no Trabalho do Instituto de Engenharia, a escolha não foi por acaso. “O que nos moveu foi o propósito de conclamar autoridades e dirigentes de empresas públicas e privadas a dar mais atenção, com critérios técnicos, aos aspectos da segurança em locais com grande afluxo de pessoas. Legislação pertinente existe, mas muitas vezes não é aplicada (ou é parcialmente) e pode ser melhorada”, esclarece.

Segundo o coordenador da DTST, as ações devem antes valorizar a prevenção do que a correção. “De modo que as tragédias como da boate Kiss, em Santa Maria, não mais ocorram no Brasil. Para tanto é imperativo discutir amplamente as questões suscitadas pelo tema, envolvendo órgãos públicos, instituições, entidades de classe, sindicatos, Corpo de Bombeiros e conselhos profissionais”, complementa Costa.

Para o presidente da ABSpk, Salomão de Almeida Neto, são atitudes como essa que podem fazer a diferença a médio e longo prazo. “A tragédia da Boate Kiss deixou um legado. Não vamos trazer de volta os jovens que perdemos, mas podemos elaborar diretrizes para que não tenhamos mais que nos despedir de pessoas que participariam ativamente do crescimento do nosso País”.

Aluizio de Barros Fagundes, presidente do Instituto de Engenharia, agradeceu a presença de todos e afirmou a importância do evento para o setor. “O tema da palestra, além de extremamente atual é de fundamental importância para o setor de engenharia do País. É por meios de discussões como essa que podemos fazer com que profissionais voltem seus olhares prioritariamente para a prevenção, que diminui as perdas material e principalmente, salva vidas”.


Legenda: Russel Fleming

Russel Fleming, renomado engenheiro americano, presidente da IFSA (International Fire Sprinkler Association), além de conselheiro e patrono da ABSpk, abordou as semelhanças entre os incêndios em Rhode Island  (ocorrido em 2003 e que matou 100 pessoas) e Santa Maria (ocorrido em fevereiro deste ano e que matou 241 pessoas. “Primeiramente gostaria de expressar minha solidariedade às famílias e amigos das vítimas. Passei 38 anos da minha carreira envolvido na proteção contra incêndio e sei que que as diretrizes de proteção só acontecem após as tragédias”, lamenta.

O engenheiro lembrou que São Paulo tem uma legislação rigorosa de proteção contra incêndio e que foi concebida, também, após grandes incêndios. “A legislação paulista surgiu e foi aprimorada após as tragédias com o edifício Andraus e Joelma, que vitimou um número absurdo de pessoas. Com os Estados Unidos não foi diferente”, compara Fleming.

Ele ressaltou que as boates, em particular, são locais que representam perigo e precisam de atenção especial. “Normalmente são lugares que agregam um grande número de pessoas. Soma-se a lotação, a luminosidade limitada e o consumo de álcool que altera a percepção dos usuários e pode atrapalhar no momento de evacuar o local”, adverte o presidente da IFSA.


Legenda: Incêndio em Rhode Island, aspectos comuns entre essa tragédia e a da Boate Kiss

Russel Fleming ainda abordou os aspectos em comum dos dois incêndios, em Rhode Island e em Santa Maria. “Em ambos os locais foram realizados shows pirotécnicos; o fogo se espalhou rapidamente devido a espuma de poliuretano instalada para conferir tratamento acústico; em ambas as boates não havia saídas de emergência o suficiente para dar vazão à multidão que se encontrava em seus interiores e era evidente a falta de sprinklers. As duas tragédias produziram muitas vítimas fatais, nos Estados Unidos foram 100 mortos e em Santa Maria 241, número que pode aumentar devido a vitimas que se encontram internadas em hospitais da região”, lamenta o engenheiro americano.

O palestrante ainda esclarece que nos Estados Unidos, como no Brasil, a legislação não é Federal. “Lá a legislação é municipal e estadual. Contudo, vários estados adotam códigos morais, como o Código da Vida (NFPA 101), elaborado pela entidade e que pressupõe que locais com capacidade para receber acima de 50 pessoas tenham sprinklers instalados, o melhor dispositivo de proteção e que certamente evita a ocorrência de vítimas fatais”, afirma Russel Fleming.

O Instituto de Engenharia, por meio da Divisão Técnica de Segurança no Trabalho, a exemplo da palestra com o engenheiro Russel Fleming, realiza diversas outras durante o ano.

Para mais informações acesse o site www.iengenharia.org.br.