Furukawa inaugura unidade brasileira de OPGW e aumenta capacidade produtiva de cabos ópticos no País - NetSeg

Furukawa inaugura unidade brasileira de OPGW e aumenta capacidade produtiva de cabos ópticos no País

Câmeras | 05/04/2013

Fabricante está preparada para atender às novas demandas de infraestrutura de comunicação em Banda Larga no mercado nacional.

A Furukawa, líder em Sistemas de Cabeamento Estruturado e Redes de Comunicação no país, inaugura nesta terça-feira (05), na capital paranaense, a linha brasileira de produção de cabos OPGW – marcando oficialmente o seu retorno ao setor de Energia, do qual esteve ausente desde 2002.  

O fabricante anunciou a ampliação da sua capacidade produtiva de cabos ópticos no Brasil, que crescerá 80%, saltando de 1.3 milhões de km fibra/ano, para 2.1 milhões de km fibra/ano. “O objetivo é atender principalmente as aplicações em redes metropolitanas e de longa distância, mas estamos prontos para todas as necessidades empresariais e de governos, advindas pelo desenvolvimento nacional”, disse Foad Shaikhzadeh, presidente da Furukawa Brasil. 

A desoneração de PIS/PASEP e CONFINS, anunciada na semana passada pelo Ministério das Comunicações impactará 13 tipos de redes de banda larga no Brasil, agitando o setor de TIC, que já anda aquecido por conta das novas demandas de infraestrutura de redes de telecomunicações e transmissão de dados. A Furukawa atende a sete modelos de redes: para Data Center, de acesso metálico, de acesso móvel, de acesso óptico, Smart Grid ou redes inteligentes, redes de transporte óptico e agora, OPGW.  Para Foad,  “a medida chega para incentivar o crescimento previsto para o mercado óptico nos próximos três anos, de 10% ao ano”. 

Na semana passada, a Furukawa recebeu outra boa notícia:  o reconhecimento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) para as linhas de cabos Totalmente Secos e Anti-roedores (CFOA-DER-G) como produtos de tecnologia nacional que atendem a condição de bem informática e automação desenvolvido no país – por meio da Portaria 188, de 26 de Fevereiro de 2013. “Este reconhecimento valida o quanto a Furukawa acredita no Brasil. Estamos há 38 anos investindo na produção local e gerando empregos no país”, ressalta Foad. 

A inauguração da fábrica será marcada, também, pela presença do Ministro das Comunicações Paulo Bernardo, reforçando a importância dos novos investimentos no setor de Infraestrutura, que ganha corpo a partir do programa governamental de concessões de aeroportos, rodovias, ferrovias e portos no País. “As soluções Furukawa podem ser de grande contribuição para interligar as cidades brasileiras, formando uma plataforma nacional altamente diferenciada para a oferta de serviços à população”, garante o presidente da empresa. 

MUDANÇA ESTRATÉGICA

No Brasil, pela primeira vez, o presidente do Grupo Furukawa, Mitsuyoshi Shibata, no cargo desde abril de 2012, acompanha de perto o progresso da matriz brasileira. Ele anuncia o novo conceito de gestão global da marca Furukawa, que hoje tem 300 empresas no mundo. 

“No conceito ONE FURUKAWA, pretendemos difundir cada vez mais para o Brasil e demais países da América Latina as tecnologias desenvolvidas por nós e aplicadas nos diversos setores em que atuamos. Consideramos a Furukawa Brasil o nosso centro de controle para a região e vamos assegurar todo o suporte necessário para o seu crescimento nesse sentido”, diz o executivo japonês. 

Nessa linha, aos poucos a matriz brasileira ingressará em todos os demais setores nos quais a marca japonesa é forte: além de telecomunicações e energia, também metais especiais, automotivo e equipamentos industriais.  Neste primeiro momento o fabricante passará a operar com dois blocos distintos: Infraestrutura e Ecologia (com produtos ecofriendly para Telecom - Smart Grid, Energia, Construção) e Componentes (produtos eletrônicos e automotivos). 

NOVOS INVESTIMENTOS

A Furukawa Brasil investiu US$ 40 milhões nos anos 2011/2012 e anuncia agora, mais US$ 30 milhões para o período 2013/2014. “Os primeiros esforços foram principalmente para a aquisição de novos equipamentos para, justamente, aumentar a nossa capacidade produtiva de cabos ópticos no País”, explica o presidente da Furukawa Brasil. “Os novos investimentos serão aplicados no desenvolvimento de acessórios e componentes para as novas redes de banda larga, objetivando oferecer soluções inteiras para os diferentes tipos de redes aplicadas nos diversos segmentos econômicos, e na melhoria continuada da prestação de serviços, incluindo mais capacitação de mão de obra no Brasil e exterior”, completa Foad.  

O executivo lembra que a Furukawa é o único player do Setor a fornecer produtos para redes internas e redes externas, ofertando soluções ponta a ponta, totalmente metálicas ou totalmente ópticas, ou em mix de ambas as tecnologias. “Desta forma temos grande flexibilidade para atender as demandas atuais e futuras de banda larga, com tecnologias de última geração que prolongam o tempo de vida dos ambientes físicos e minimizam os investimentos pelos clientes.” 

Pioneira na solução FTTx no mercado brasileiro, a Furukawa é o único fabricante na América Latina a manter um laboratório completo para testes dessas redes ópticas. “Hoje ninguém mais duvida de que os investimentos em redes nesse modelo são uma consequência natural de evolução tecnológica possibilitando os serviços triple-play (de voz, vídeo e dados)”, ressalta Foad Shaikhzadeh. 

As soluções de infraestrutura desenvolvidas e fornecidas pela Furukawa estão presentes na maioria dos estádios e arenas que vão abrigar os grandes eventos esportivos de 2014 e 2016. “Dos nove que já decidiram suas redes, oito optaram pela Furukawa”, observa Foad. 

Também, a Furukawa tem atendido às demandas dos setores de Hotelaria e Turismo, que necessitam modernizar suas redes, assim como grande parte do  mercado corporativo, que cada vez mais busca atualizar suas instalações para garantir sobrevivência e competitividade nos negócios. 

A presença da marca é também destacada na maioria dos ambientes críticos de tecnologia da informação do mercado nacional, os grandes data centers, bem como nos maiores centros cirúrgicos e hospitais do país. 

Na área de treinamento e Capacitação, cada vez mais a Furukawa concentra investimentos com objetivo de aprimorar e aumentar o número de profissionais qualificados nos segmentos de Telecomunicações e Tecnologia da Informação. 

SOBRE A FURUKAWA

Indústria de origem japonesa, a Furukawa oferta infraestruturas inovadoras de comunicação, capacitando mão de obra especializada para os mercados e gerando emprego direto:  só no Brasil são 800 colaboradores, 650 desses localizados no Paraná.  

Em crescente expansão na América Latina, mantém unidade industrial na Argentina, que é subsidiária da matriz brasileira para auxiliar na distribuição dos produtos para o mercado externo, onde está cada vez mais presente.