Solução tecnológica analisa consumidores em ponto de venda por Reconhecimento Facial
A solução foi criada com auxílio do Instituto Mauá de Tecnologia e será apresentada ao público durante a feira “Eureka 2012”
A Geeksys é uma empresa brasileira que oferece soluções inovadoras, de alta tecnologia, voltadas a pesquisas e análises de mercado para maximizar os resultados das áreas de propaganda e marketing, através da “leitura” das características e reações dos consumidores em pontos de venda e promoção, sem interferência humana.
“Por que minha loja vende menos que a da vizinha?”. A pergunta de uma comerciante de Campos do Jordão (interior de SP) incomodou o estudante de Engenharia Eletrônica Luiz Martinez, que percebeu a necessidade de criar mecanismos tecnológicos eficientes, capazes de ajudar comerciantes na identificação padrões, vontades, percepções e o interesse de consumidor brasileiro.
Não demorou muito e a ideia saiu da cabeça para o laboratório. Com o empenho dos estudantes de engenharia eletrônica Luiz Martinez, Gustavo Maia, Luccas Menezes, Bruno Martins e Thiago Romão – e auxílio acadêmico do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) – foi possível criar a complexa solução AdBoxSense.
O lançamento e demonstração acontecerão durante a “Eureka 2012”, a feira do IMT, que expõe os trabalhos de graduação dos estudantes das áreas de robótica, eletrônica, alimentos, infraestrutura, tecnologia da informação, marketing e planos de negócios. O evento acontecerá entre os dias 20 e 22 de outubro, no campus de São Caetano do Sul.
Análise eficiente para planejamento
Por meio da análise das características faciais, a solução é capaz de segmentar os consumidores em faixas etárias, gêneros e humor, além de medir o tempo em que os potenciais consumidores observaram os produtos expostos.
"Para testar a eficácia da AdBoxSense, entrevistamos 125 alunos do Instituto de Tecnologia Mauá, gravadas em vídeo. Perguntamos dados que poderiam ser rapidamente analisados e sobre a idade e o sexo dos voluntários. Após as informações serem processadas constatamos que média de acertos na detecção classificação do gênero foi de 90%. Já, sobre a idade, nossas tecnologia apresentou margem de erro em um ano", garante Martinez.
A solução tecnológica AdBoxSense já está em fase de testes em três pontos de venda e promoção, no Estado de São Paulo. Foram analisados mais de 8700 consumidores, de forma espontânea e sem interferências humanas. Os resultados comprovaram a solução como um forte aliado para empresas que pretendem analisar o perfil de seus consumidores no momento mais crucial: o de decisão e/ou intenção de compra.
O historiador de Artes e curador independente Douglas Negrisolli utilizou a tecnologia AdBoxSense para conhecer melhor o perfil dos públicos que frequentam os eventos culturais, organizados por ele. “O serviço foi claro e objetivo, me dando condições de acertar campanhas de publicidade e marketing de forma mais direcionada as exposições de arte. O sistema funcionou durante todo o evento, sem manutenção alguma”, conclui.
Mais informações pelo site: www.adboxnetwork.com
Vídeo explicativo: AdBoxSense
Sobre o Instituto Mauá de Tecnologia
O Instituto Mauá de Tecnologia promove o ensino técnico-científico, visando formar recursos humanos altamente qualificados. Fundado em 1961, o IMT – com campi em São Paulo e São Caetano do Sul – mantém duas unidades: Centro Universitário e Centro de Pesquisas, que há mais de 40 anos, desenvolve tecnologia para atendimento de necessidades da indústria.
Serviço:
EUREKA 2012
De 20 a 22 de outubro; das 14h às 20h30
Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia – Campus de São Caetano do Sul – Praça Mauá 1 – São Caetano do Sul – SP
Entrada franca – www.maua.br