Transformação Digital: Melhor Experiência nas Salas de Cirurgia
Os hospitais sofrem com a carga de trabalho contínua que vem aumentando com a saturação de diversos ramos da medicina dentro dos centros de saúde. Nesse cenário tornou-se uma necessidade de primeiro nível consolidar uma verdadeira transformação digital que ofereça aos especialistas mais ferramentas para realizar seu trabalho.
As salas de cirurgia são espaços de alta concentração, que de acordo com o tipo e complexidade da cirurgia que está sendo realizada, traduz-se no total de horas que os especialistas estarão trabalhando, por isso da importância das tecnologias de saúde, que permitem dar uma resposta apropriada com uma maior confiabilidade para o cirurgião que enfrenta um número infinito de imprevistos em seu trabalho.
Uma das eventualidades que acontecem dentro da sala de cirurgia é a necessidade de ter o máximo de informação possível entre múltiplos sistemas, fontes de consulta e telas ao mesmo tempo, o que faz muitas vezes com que se perca uma visão completa do paciente. Diante desse problema é que a Barco, através de um amplo catálogo de tecnologias em saúde, oferece aos especialistas uma maior acessibilidade, de forma simples e com integração visual, o que permite aos médicos um panorama amplo para tomar as melhores decisões em tempo real.
Nesse sentido, Francisco Fandiño, diretor executivo da Barco na América Latina, diz que dentro dos hospitais inteligentes, a coleta de dados dos pacientes é uma prática que vem aumentando para que o especialista tenha à sua disposição fontes clínicas e operacionais, no entanto, o verdadeiro desafio é discriminar essas informações e fazer com que os dados sejam significativos e ajudem a gerar melhores resultados.
"Com as tecnologias de saúde da Barco, os hospitais e a equipe médica conseguiram ampliar a conscientização operacional para melhorar o atendimento, focando seus esforços no paciente e não nas questões técnicas dentro da sala de cirurgia, com um fluxo de trabalho cada vez mais eficiente e com maior flexibilidade na sala de cirurgia", disse o especialista.
Por outro lado, atualmente há um maior número de hospitais que recorrem à assistência médica remota para melhorar os resultados de aplicação, por meio de segundas opiniões de seus colaboradores, com chamadas remotas para acompanhamento de pacientes ou questões de maior complexidade, como cirurgia em tempo real.
Através da ampla gama de soluções tecnológicas da Barco, os hospitais têm conseguido alcançar essa transição para a nova era do atendimento a distância, onde o benefício flui diretamente para condições mais favoráveis dentro da sala de cirurgia, oferecendo maior progresso na ergonomia da sala de cirurgia, com espaços cada vez mais inteligentes e de ajuda para o setor de saúde.
"Aproveitar essa série de condições pode eliminar barreiras físicas para otimizar o atendimento ao paciente, melhorar as operações e responder a novos desafios com máxima flexibilidade, além disso, o papel das tecnologias de saúde responde às demandas do "novo normal" e à geração de jovens médicos que estão ingressando na força de trabalho nos centros clínicos", finalizou Francisco Fandiño.
Por consequência, as tecnologias de saúde trabalham como apoio aos especialistas para melhorar os fluxos de trabalho clínico e ter maior colaboração, tendo assim, resultados mais precisos, mas também para que o médico possa proporcionar uma experiência ideal no atendimento ao paciente, bem como contribuir para os níveis de saúde da população, reduzir o custo da assistência médica e melhorar os processos de modernização de um setor de suma importância para a sociedade.
Sobre a Barco
A Barco projeta tecnologia para permitir resultados brilhantes em todo o mundo. Vendo além da imagem, desenvolvemos soluções de visualização e colaboração para ajudá-lo a trabalhar em equipe, compartilhar conhecimento e surpreender o público. Focamos em três mercados principais: Empresarial (de salas de reunião, salas de aula, e salas de controle a espaços corporativos), Saúde (do departamento de radiologia à sala de cirurgia) e Entretenimento (de cinemas a eventos e atrações ao vivo). Em 2020, alcançamos vendas de 770 milhões de euros. Contamos com uma equipe global de 3.300 funcionários, cuja paixão pela tecnologia se reflete em 461 patentes concedidas.