Empresas de segurança de SC: união para a internacionalização - NetSeg

Empresas de segurança de SC: união para a internacionalização

Estatísticas |

As empresas que compõem a Vertical de Segurança da ACATE tiveram uma maior integração em 2011 e realizaram ações em prol da exportação conjunta de tecnologia

A Vertical de Segurança da ACATE - Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia - obteve conquistas importantes durante 2011, quando completou dois anos de atividades. A principal delas foi o estímulo à internacionalização das 16 empresas participantes. Dois projetos foram inteiramente direcionados a esse fim: a adesão ao PSI (Projeto Setorial Integrado) Eletroeletrônicos Brasil e a realização do Comprador Security Show, pelo qual as empresas puderam negociar com uma comitiva de representantes de distribuidoras de países da América Latina, como Chile, Costa Rica e Colômbia.

Durante o ano, a Vertical realizou 11 reuniões itinerantes, cada qual em uma empresa participante, a fim de realizar um intercâmbio entre elas. “Essa troca de experiências é basicamente o propósito da criação da Vertical. São nesses momentos que as empresas descobrem novas possibilidades e até se unem para a oferta de uma nova solução ao mercado”, atesta Luiz Henrique Bonatti, coordenador da Vertical.

Outra ação importante foi a assinatura de um convênio com o Grupo de Pesquisa Inovação em Ciência e Tecnologia do programa de pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina. A cooperação prevê a produção científica nas áreas da gestão de conhecimentos, inovação e empreendedorismo.

A Vertical também participou da Exposec e do Security Show, dois eventos de grande alcance do setor de segurança eletrônica. No Security Show, a Vertical atuou como apoiadora e oito de suas empresas participaram diretamente do evento, como expositoras ou palestrantes. “O Security Show está na sua quarta edição em Florianópolis e a participação da Vertical é de extrema importância para que empresas de todo o país - e até fora dele - conheçam todas as inovações que estão sendo produzidas em Santa Catarina”, destaca Bonatti.

Em 2012, a Vertical continuará apostando na internacionalização e muitas empresas integrantes iniciarão suas exportações incentivadas pela instituição.

Sobre a Vertical

A Vertical de Segurança da ACATE foi criada em 2009 com o intuito de aproximar empresas, a associação e o mercado. Hoje, são 16 empresas associadas: Ahgora, Automatiza, Bry, Contronics, CS Eletrônica, CSP Controle e Automação, Dígitro, Intelbras, Macrosystems, Pulso Brasil, Segware, Seventh, Simulogica, Spherical, Traceback e Virtos.