África importa blindagem brasileira - NetSeg

África importa blindagem brasileira

Vigilância |

A VAULT, empresa especializada em Blindagem Arquitetônica e Sistemas Integrados de Segurança, realizou um projeto de blindagem para reforçar a segurança de algumas das agências bancárias da Nigéria. Solicitado pela empresa de segurança nigeriana Serv Armor, o projeto, que custou 150 mil dólares e levou cerca de dois meses para ser concluído, consistiu na implementação de equipamentos especializados que funcionam como verdadeiros escudos blindados. Compostos de aço e vidro blindados com proteção Nível III, resistente a tiros de fuzil AR-15 ou AK-47, esses escudos (ver imagem anexada) ficam posicionados em frente aos seguranças das agências bancárias e garantem uma maior proteção em caso de tentativa de assalto, além de inibir os criminosos. 

Considerado o país mais populoso da África, a Nigéria tem cerca de 160 milhões de habitantes. E, apesar de seu subsolo ter uma das maiores reservas de petróleo do mundo, o país tem um baixíssimo nível de qualidade de vida, com um sistema bancário muito precário em que não há utilização de talão de cheque, tampouco cartão de crédito. A economia é movimentada, basicamente, por meio de dinheiro vivo. Por conta do grande volume de dinheiro em circulação no país, os bancos nigerianos identificaram a necessidade de investir fortemente em sistemas de segurança para o transporte de valor e para a proteção das próprias agências bancárias. “Este projeto para os bancos nigerianos foi um importante passo para iniciarmos exportações para outros países”, afirma Vinicius de Luca, diretor da VAULT.

Sobre a VAULT 

A VAULT é uma empresa especializada em Engenharia para Ambientes Seguros, com atuação em duas divisões de negócios: Blindagem Arquitetônica e Sistemas Integrados de Segurança (Controle de Acesso, CFTV e Alarme). Há quase duas décadas fabricando, distribuindo e implementando soluções integradas de segurança, a VAULT surgiu como um embrião dentro de uma empresa de engenharia voltada para execuções de projetos e estruturas metálicas no segmento de módulos habitáveis para plataformas de petróleo, containers de cargas e vagões ferroviários. 

Com o aumento da violência no início dos anos 90, a empresa de engenharia decidiu criar uma empresa destinada especialmente à fabricação de portas de segurança em função da crescente demanda por estes produtos. Atualmente, a VAULT desenvolve projetos mais complexos, customizados, que preservam a integridade arquitetônica da estrutura, com proteções de ambientes inteiros para residências, condomínios, bancos, empresas e representações diplomáticas para garantir a segurança total de seus clientes. A VAULT já atendeu mais de 3000 clientes e realizou desde blindagem de portas residenciais (mais de 1500 residências) até blindagem de fachadas inteiras de prédios localizados em área de risco de bala perdida no Rio de Janeiro, como da Fiocruz, White Martins, Tribunal de Justiça e Petrobrás. Este último, resultou na maior blindagem feita no Brasil (Nível III contra fuzil), totalizando mais de 1000 m2 de área protegida (vidros blindados). 

Por Flávia Ghiurghi