O futuro é o agora! 4 tendências tecnológicas para 2022 - NetAv

O futuro é o agora! 4 tendências tecnológicas para 2022

Tendências | 2021-11-23

Seguindo fontes como Gartner, IDC e campos de pesquisas internas, segue as principais tendências tecnológicas para 2022.

Carros voadores, robôs multitarefas? Seremos substituídos por máquinas? Fique calmo! 

Nos últimos 20 meses, o modo de vida mudou de um jeito inimaginável e isso inclui o avanço da tecnologia, nos restando diversas dúvidas e inseguranças sobre nossas especializações e adaptações referentes a tantas inovações. Mesmo que tecnicamente não seja possível acompanhar a veracidade da transformação digital, é de suma importância ficar de olho nas tendências para não sair perdendo nas atualizações.

Então vamos lá:

  • Suporte ao ambiente híbrido

Com o ‘’novo normal’’ provando que a tecnologia moderna permite a execução de tarefas de forma ágil e eficiente tanto no escritório, quanto em casa. A tendência ao trabalho hibrido permanece forte e a infraestrutura a esse modelo, continua em adaptação. Tanto no ambiente empresarial, quanto no escolar, softwares de videoconferência e cibersegurança são essenciais, além de equipamentos que proporcionam agilidade e mais autonomia, como Headsets que ocultam ruídos externos, câmeras com rastreamento inteligente e telas interativas para planejamentos e execução de tarefas.

  • Inteligência artificial como aliada

Segundo a pesquisa feita pela International Data Corporation (IDC). Em 2022, 75% das operações de TI serão habilitadas por IA. Não, isso não significa que seremos substituídos por inteligências artificiais. Na realidade, ela continuará sendo uma “mãozinha” para automatizar processos repetitivos, tornando o tempo útil em tarefas mais “humanizadas”. Para os profissionais de tecnologia, essa tendência reflete em uma grande perspectiva nas especializações em Machine learning e Deep learning.

  • Automação é sinônimo de agilidade!

Com a valorização do tempo e produtividade no trabalho, a automação permite escalabilidade, eliminando burocracia e atuando com operações remotas de forma tranquila. Além de monitorar e controlar equipamentos em diferentes ambientes fazendo com que estes entrem em operação com apenas alguns cliques, exatamente de acordo com as configurações pré-definidas.

  • Comunicação visual

Com a modernização e o perfil de consumidor em constante mudanças, a comunicação visual se torna a chave para impactar e relacionar esses clientes. O relatório de pesquisa de mercado da P&S Market Research aponta que o mercado de iluminação LED deve ultrapassar US$70,2 bilhões até 2023. Com alta durabilidade, conteúdos em movimentos. Os painéis de LED são uma grande tendência, podendo ser utilizados de diversas formas e em variados lugares, para que, com sua alta tecnologia e versatilidade chegue com excelência visual aos consumidores.

O fato é que, embora as tendências tecnológicas ultrapassem cada vez mais as expectativas diante as necessidades e as máquinas estejam no cotidiano de todas as pessoas, a tecnologia está para ser uma aliada ao ser-humano, facilitando e permitindo a descoberta de valores pessoais e o engajamento de criatividades e interações humanizadas.

Sobre a absolut technologies: Somos uma empresa de áudio e vídeo provedora global de soluções inteligentes em Pro-AV, especializada em sistemas de comunicação Unificada (UC), colaboração e serviços gerenciados. No mercado desde 1998, possuímos sedes em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Miami e Lisboa. Somos a GPA no Brasil e em Portugal, e como GPA pensamos e agimos globalmente com o objetivo claro de fornecer a cada vez mais pessoas e organizações, o ambiente ideal para colaborar, compartilhar ideias e conhecimentos, aumentando a criatividade de cada equipe em todos os cantos do mundo.