Monitoramento via GPS já é realidade em Aracaju - NetSeg

Monitoramento via GPS já é realidade em Aracaju

Cidades Digitais |

A instalação dos equipamentos de geoposicionamento por satélite (GPS) em todos os ônibus que realizam o transporte coletivo na capital e a criação da Central de Inteligência de Transportes e Trânsito (CITT) melhoraram significativamente a qualidade no serviço prestado à população.

Os investimentos em tecnologia têm permitido que a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) monitore, em tempo real, toda a movimentação dos ônibus que transportam passageiros nas cidades de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão e Barra dos Coqueiros.

Na sala da CITT, inaugurada há quase três meses e instalada na sede da SMTT, três equipes se revezam nos três turnos para acompanhar o trajeto dos 512 veículos que fazem o transporte coletivo na capital e região metropolitana. Segundo o diretor de Transporte Público da SMTT, Orlando Sérgio, graças a essa nova tecnologia, já é possível perceber diferenças no serviço. "Antes, alguns motoristas paravam o carro na hora que bem entendiam para tomar café, desviavam o trajeto e davam uma desculpa qualquer à empresa. Mas agora, com o equipamento GPS, alguns hábitos mudaram", explica Orlando.

"Nós temos equipes preparadas para ficar monitorando em tempo real toda a movimentação dos ônibus, evitando com isso o descaso com o serviço público. Através dessas telas, podemos identificar o ônibus que está em repouso, atrasado, quebrado ou fora da rota normal, e assim acionar imediatamente as equipes da Guarda Municipal ou notificar a empresa permissionária", complementa o diretor.

O monitoramento feito pela SMTT também permite observar a velocidade em que cada ônibus transita pelas ruas e avenidas. Com isso, é possível identificar de forma mais ágil e eficaz os casos de acidente. "Recentemente, um ônibus acabou se chocando com um poste, próximo à avenida Beira Mar. Através do GPS, percebemos que o motorista dirigia acima da velocidade permitida para a área. Ele estava a 66 km/hora. Para um ônibus que circula em via urbana, é uma velocidade alta, por isso a empresa e o motorista foram punidos", conta Orlando Sérgio.

Com as informações precisas e instantâneas recebidas em tempo real através do sistema de GPS, a fiscalização da SMTT é feita com mais eficiência, evitando abusos por parte dos motoristas e até mesmo omissões por parte das empresas permissionárias do serviço público de transporte coletivo.