Fase de expansão do Hospital Albert Einstein - NetSeg

Fase de expansão do Hospital Albert Einstein

Saúde |

Com uma nova ala construída e um plano de ampliação previsto para ser entregue até 2012, o Hospital Israelita Albert Einstein busca o alinhamento de sua infraestrutura física às exigências das novas tecnologias.

Reconhecido como uma das melhores instituições de saúde do país, com demanda crescente no que tange às instalações para pacientes internos e externos, o Hospital Israelita Albert Einstein, localizado no bairro do Morumbi, em São Paulo (SP), passa por uma fase de expansão desde 2006.

No que tange à tecnologia, o investimento em infraestrutura inclui uma central de CFTV integrada pela Servtec, que conta com equipamentos da Schneider e Pelco e Axis; uma central de prevenção de incêndios, fornecida pela MML e integrada pela Engeprotection; controles de acesso também integrados pela Servtec com produtos da Schneider, catracas Wolpac e leitores e cartões de acesso da HID; geradores de energia da Sotreq Caterpillar; ar condicionado também integrado pela Servtec, com centrífugas Trane e controladora Schneider; na parte de redes, a NEC forneceu os ativos – já o datacenter e o cabeamento ficaram por conta da Furukawa, tudo integrado pela ITC, integradora de soluções de TI e engenharia.

A iluminação ficou por conta da Kahn, com projeto da light designer Esther Stiller. A integração realizada pela ITC envolveu os backbones de dados e de voz, fibra óptica, cabeamento horizontal (mais de 3 mil pontos), adequação ao CPD e adequação de infra-estrutura em geral. Somente na área de saúde, a empresa, fundada em 1994, possui 15 cases em todo o país.

Nesse ano, foi aprovado um projeto que segue o plano diretor da instituição, previsto para ser totalmente entregue até 2012. O objetivo é atender à crescente demanda das taxas de ocupação e atendimento externo com os mais altos padrões de qualidade.

Com uma taxa de ocupação atingindo quase 100% e a consolidação da área de diagnósticos, houve uma necessidade de segmentar o atendimento, a fim de evitar transtornos à população atendida. Sérgio Arai, CIO e engenheiro responsável pelo desenvolvimento e acompanhamento do projeto, descreve o escopo: “na nova ala do hospital, temos um centro cirúrgico tipo day spa, utilizado para cirurgias simples que chamamos de eletivas; um andar de diagnósticos para pacientes externos; e uma área de atendimento exclusivo para mulheres – para realização de exames específicos. Atualmente, o hospital conta com 450 leitos e o objetivo é alcançar 700 vagas.

O número de consultórios vai duplicar, passando de 100 para 200. Além disso, as instalações também contemplam mais um anfiteatro – a instituição já possui um com capacidade para 200 pessoas -, que vai elevar para 500 o número de lugares disponíveis”. A ampliação prevê, ainda, um anexo que vai abrigar estacionamento, farmácia, o staff administrativo, uma parte do banco de sangue e até a fábrica do laboratório. Tudo isso com prazo de entrega até 2011.

A Sociedade Beneficente Israelita Albert Einstein, instituição da qual o hospital faz parte, está expandindo sua área de atuação – caso das cirurgias de baixa complexidade ou eletivas e do setor de diagnósticos. Serão oferecidos leitos chamados universais, que podem ser transformados e adaptados de acordo com a necessidade do momento: seja para uma cirurgia convencional ou para as Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Esses leitos se adaptam às mais diversas aparelhagens hospitalares, como ventiladores e equipamentos para tratar pacientes durante uma hemodiálise, por exemplo.