Olho Vivo e integração das forças de segurança diminuem ocorrências no trimestre - NetSeg

Olho Vivo e integração das forças de segurança diminuem ocorrências no trimestre

Cidades Digitais |

Com a intensificação de procedimentos e a integração entre Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal, com a efetiva participação da Central de Monitoramento do Olho Vivo, houve em Itatiba uma diminuição das ocorrências nos meses de julho, agosto e setembro, em comparação com o trimestre anterior. 

Os casos de furto de veículos apresentaram a queda mais significativa: 58%. Em abril, maio e junho deste ano foram registrados 95, enquanto que em julho, agosto e setembro foram registrados 39 casos. Os furtos apresentaram o segundo maior índice de diminuição: 40,5%, com 392 casos em abril, maio e junho, e 233 casos no último trimestre. 

Os roubos de veículos tiveram queda de 30%, com 40 casos em abril, maio e junho, e 28 casos em julho, agosto e setembro. Os roubos diminuíram em 12%. Foram 59 casos no último trimestre, e 67 no trimestre anterior. 

“Essa queda nos índices de ocorrências já era esperada quando os segmentos de segurança começaram a utilizar com mais freqüência o Sistema Olho Vivo. O reforço no efetivo da Polícia Militar, viabilizado por reivindicações do prefeito Fumach, também contribuíram para isso”, diz o secretário municipal de Administração, Siles Antonio Sanfins. 

Melhorias no Olho Vivo 

Para reduzir ainda mais os índices de criminalidade no município e oferecer aos segmentos de segurança uma ferramenta de apoio mais eficaz, a Prefeitura está investindo em melhorias no sistema de monitoramento por câmeras Olho Vivo e no sistema de reconhecimento de placas de veículos (Sentry). Estão em fase de instalação novas rotas de fibras ópticas e rádios para possibilitar a implementação de mais sete câmeras PTZ (que giram em 360 graus e podem dar zoom), e câmeras com sistema de reconhecimento de placas em mais oito pontos da cidade. 

Atualmente o sistema Olho Vivo tem uma equipe especializada que monitora os pontos com câmeras durante 24 horas, e o Sistema Sentry fotografa todos os veículos que passam na frente das câmeras e reconhece automaticamente suas placas para identificar se o mesmo tem registro de alguma ocorrência que precise atenção ou intervenção das polícias. 

O sistema ainda colabora no trânsito com fiscalização em tempo real; estatísticas de utilização das ruas por meio da contagem de veículos por faixa de rolagem nos locais monitorados; e interligação dos radares com a central de segurança. Para a segurança central, as câmeras possibilitam fiscalização em tempo real das áreas centrais da cidade e solicitação de serviços das forças policiais, caso seja necessário, como, por exemplo, quando há constatação de pessoas paradas por tempo maior que o normal nas proximidades de caixas eletrônicos, ou com atitudes suspeitas, aglomeração incomum de pessoas, pessoas escondendo-se em lugares ermos ou escuros, entre outras situações. 

O sistema de monitoramento por câmeras colabora no combate a roubos e furto de veículos por meio de levantamento de rotas de fuga utilizadas; análise de padrão comportamental do tráfego na cidade para identificar suspeitos; e alarme de veículos com algum tipo de restrição que cruzam a cidade. Também funciona como suporte investigativo para a Polícia Civil e ferramenta de combate ao tráfico de drogas.