População investe cada vez mais em segurança
Por Ricardo Zanon
Medo da violência faz os moradores de Balneário Camboriú e região investirem cada vez mais em segurança
A crescente onda de viol ência assusta cada vez mais os residentes de Balneário Camboriú e região. A população busca alternativas para conter este avanço e investe em produtos para assegurar a segurança nas residências. Alarmes, câmeras de segurança, grades para portas e janelas são os produtos mais procurados nas lojas especializadas neste segmento.
Os prédios de alto padrão apostam em tecnologia para garantir a segurança dos moradores. Muitos optam por senhas particulares, que acessam somente o andar desejado, desta forma os outros moradores não possuem acesso aos outros pavimentos do prédio. Câmeras de segurança são instaladas em todas as áreas comuns do edifício. "A procura de grades para janelas, portões e cerca eletrônica tem aumentado bastante", afirma Eric Santos, da Serralheria Real, em BC.
As medidas impostas pelos condomínios muitas vezes constrangem os visitantes dos residentes fixos. As pessoas necessitam mostrar documentação, como carteira de identidade ou outra. As regras evitam a entrada de estranhos nos edifícios, para garantir um controle das pessoas que freqüentam os apartamentos.
A situação por muitas vezes confunde os visitantes não acostumados com as novas regras de segurança. "Fiquei perdida", declara a comerciante Ivonete da Silveira. "Havia ido visitar uns amigos em um edifício na Avenida Atlântica. Entrei pela garagem após me identificar na portaria. Acontece que quando entrei no elevador percebi que o botão correspondente ao andar do meu amigo continha uma senha para acesso e eu não sabia", revela a comerciante. "Eu fiquei presa no edifício e liguei para o meu amigo, que desceu para me buscar. Foi constrangedor, mas rimos muito depois", brinca.
As entidades municipais pretendem implantar câmeras de segurança nas entradas e saídas de Balneário Camboriú. Valdir de Andrade, presidente do Conselho de Segurança de Balneário Camboriú (Conseg), explica que o projeto "Adote uma câmera" será de grande valia para a segurança de BC. "Os empresários ajudam na compra de câmeras de segurança e a população poderá cuidar", afirma o presidente. No mês de agosto, várias entidades municipais entregaram um protocolo de segurança às autoridades. O protocolo é composto de 72 itens basicamente relacionados à segurança. Reuniões periódicas são realizadas pelas entidades para cobrar as medidas compostas no protocolo. A próxima será mês de outubro.