Principais tendências tecnológicas para 2021 - NetAv

Principais tendências tecnológicas para 2021

Tendências | 2021-01-05

Como estamos em uma era cada vez mais digital, as principais tendências tecnológicas em 2021 serão aquelas que ajudem as organizações a serem mais flexíveis e com maior capacidade de adaptação às circunstâncias. Segundo Waldir Bertolino, Country Manager da Infor no Brasil, a necessidade de resiliência operacional nunca foi tão grande, e em todas as funções de negócios. Com isso, o executivo destaca as principais dicas. Confira:

Automação

É uma tendência cada vez mais em alta. Tecnologias como a Inteligência Artificial, Big Data, Robótica e Computação em Nuvem têm tirado proveito da automação. São muitos os exemplos de empresas nos mais diversos setores que implementam cada vez mais processos automatizados.

Soluções em Nuvem

Não é de hoje que o mercado tem cobrado mais eficiência das empresas e a nuvem tem a capacidade de lidar com as diversas necessidades e desafios da indústria. Uma das vantagens da computação na nuvem é dar ao usuário o poder de acessar tudo de qualquer lugar. Em tempos de crise, como a atual, a tecnologia permite não apenas o acesso remoto, mas também a manutenção das atividades do seu negócio. Recentemente, a Infor anunciou o crescimento de 112% em soluções em nuvem neste ano e continuará com um crescimento em 2021.

Big Data

Para validar o impacto do uso de dados na indústria, a consultoria PwC aponta que mais de 70% das fábricas de todo o mundo vão usar alguma tecnologia relacionada ao uso de Big Data na Indústria 4.0. A corrida para adoção em massa do big data na indústria poderá diminuir a possibilidade de falhas, reduzir o tempo e custos de produção, além de aumentar a produtividade. A união dos dois conceitos pode trazer benefícios para toda a cadeia produtiva e elevar a competitividade do segmento industrial. Com certeza o big data será uma importante tendência em 2021.

Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial tem estado bastante em foco durante este ano e assume cada vez mais importância. As empresas estão mais focadas na experiência do cliente e a IA tem permitido modernizar e tornar os negócios mais eficazes. Veja abaixo alguns exemplos de atuação:

  • Inteligência Artificial transformará o processo de contratação

Em 2021, a IA terá um papel fundamental no mercado de trabalho e as organizações utilizarão a ferramenta para garantir que o candidato  seja encontrado para uma posição. A IA permitirá que o departamento de RH seja mais pró-ativo em sua contratação para ajudar a selecionar qual profissional é o mais apto, usando os dados para medir a qualidade da contratação. Inovações como software de avaliação inteligente que automatiza a seleção de currículos, contratação de chatbots que interagem com os candidatos em tempo real e entrevistas digitais serão as principais tendências para este mercado.

  • Os desafios da IA na área da saúde 

O próximo ano verá a adoção acelerada da Inteligência Artificial em muitas áreas do setor de saúde. Ao utilizar a solução  em tempo real, os profissionais de saúde poderão monitorar com mais precisão os pacientes, permitindo diagnósticos mais precisos, usando análises preditivas para monitorar equipamentos de proteção (PPE) e desenvolvimento de vacinas mais eficazes e duradouras.

Redes de dados 5G

A utilização da rede de dados 5G tem sido alvo de bastante controvérsia em todo o mundo. Demorará um pouco mais, pois será preciso realizar algumas adaptações das estruturas, tanto por parte das empresas quanto das operadoras de internet. No entanto, muitos negócios já estão se preparando para sua chegada.

As redes 5G prometem inovar ainda mais nossos processos, ajudando as empresas a implementarem arquiteturas de dados escaláveis e em tempo real, impulsionar ação, tomando decisões inteligentes e dinâmicas através de múltiplos fluxos de dados, a tecnologia 5G está impulsionando a adoção de outras tecnologias, desde a computação de ponta até a realidade virtual.

Blockchain

Impedir a fraude na Internet é um grande desafio, principalmente para as empresas do setor financeiro. Esta é uma tecnologia que promete bastantes novidades para o próximo ano. Até 2021, as instituições estão desenvolvendo o Blockchain para impedir a fraude na Internet e o vazamento de informações em uma escala muito alta

Realidade Virtual e Realidade Aumentada

São dois conceitos que estarão em voga, com grande potencial para a educação, entretenimento e marketing.

Cibersegurança

Com o aumento dos crimes cibernéticos, a demanda de segurança cibernética também está aumentando. No futuro, será uma das tecnologias mais populares e exigentes em tecnologia de TI.

Sobre a Infor - A Infor é líder global em software de nuvem empresarial especializado por setor. Oferecendo aplicativos essenciais aos negócios para 67.000 clientes em mais de 175 países, o software Infor foi projetado para oferecer maior valor e menor risco com benefícios operacionais sustentáveis. Nossos 17.000 funcionários são altamente experientes no setor e usam informações baseadas em dados para criar, aprender e se adaptar rapidamente para resolver novos desafios do setor. A Infor está comprometida com seus clientes em fornecer ferramentas modernas para transformar seus negócios e acelerar seu caminho para a inovação.