Nova luminária de mesa Philips com luz UV-C é capaz de matar vírus causador do COVID-19 - NetAv

Nova luminária de mesa Philips com luz UV-C é capaz de matar vírus causador do COVID-19

Iluminação | 2020-11-25

Pesquisa da Universidade de Boston comprova eficiência na eliminação de vírus, bactérias, germes e mofos em questão de minutos.

A tecnologia e a ciência continuam sendo fortes aliados na luta contra a pandemia do novo coronavírus, e um novo produto para uso residencial promete oferecer mais um grau de proteção. Líder global em iluminação, a Signify, marca detentora dos produtos Philips para iluminação, lança em 23 de novembro a luminária de mesa UV-C para desinfecção, capaz de inativar o SARS CoV-2, causador da COVID-19.

O produto destinado ao uso doméstico é compacto e utiliza a radiação ultravioleta, com a qual a marca trabalha há 35 anos, para inativar vírus e bactérias em questão de minutos. Basta acionar a luminária em um ambiente, selecionando o temporizador de 15, 30 ou 45 minutos. Um alarme de voz indicará quando o processo de desinfecção estiver finalizado.

Pesquisas conduzidas na Universidade de Boston, nos Estados Unidos, comprovaram a eficácia das fontes de luz UV-C da Signify contra germes, bactérias, mofos, ácaros e vírus perigosos, incluindo o SARS CoV-2, causador da COVID-19.

“Nossos resultados de testes mostram que, acima de uma dose específica de radiação UV-C, os vírus foram completamente inativados. Em questão de segundos, não conseguimos mais detectar nenhum vírus”, disse Anthony Griffiths, professor associado de Microbiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Boston.

“Estamos muito animados com essas descobertas e esperamos que isso acelere o desenvolvimento de produtos que possam ajudar a limitar a disseminação do COVID-19”.

Segurança

Como a exposição ao UV-C pode ser danosa aos olhos e à pele humana, a luminária de mesa UV-C da Philips conta com camadas de proteção que envolvem o uso de sensores, temporizadores e alarme de voz.

Com isso, o produto não é ativado caso seu sensor de micro-ondas detecte objetos em movimento em um raio de 3 metros, o que pode significar a presença de pessoas ou animais no ambiente. Também não há emissão de ozônio.

Segundo Eric Rondolat, CEO da Signify, a marca irá compartilhar a tecnologia e fabricar a luminária de mesa UV-C para desinfecção em ritmo acelerado.

“Dado o potencial da tecnologia para ajudar na luta contra o coronavírus, a Signify não manterá a tecnologia para uso exclusivo, a disponibilizando para outras empresas de iluminação. Além disso, para atender à crescente necessidade de desinfecção, aumentaremos nossa capacidade de produção múltipla nos próximos meses”, disse.

Um guia de voz em português explica o uso do produto, que conta com um cabo de energia de 3 metros para facilitar a movimentação. A luminária de mesa UV-C para desinfecção estará disponível a partir de 23 de novembro na Loja Philips, Amazon e outras lojas em todo país pelo valor sugerido de R$1.299,00.

* Os dados disponibilizados a nós pelo Laboratório Nacional de Doenças Infecciosas Emergentes (NEIDL) da Universidade de Boston, que foram coletados em um experimento de laboratório conduzido pelo Dr. Anthony Griffiths (Professor Associado de Microbiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Boston) e sua equipe nas instalações do NEIDL (dados serão objeto de uma publicação científica da Universidade de Boston), mostra que as fontes de luz UV-C da Signify irradiando em uma superfície de um material inoculado com SARs-COV-2 (vírus que causa o COVID-19) em uma dose de 5mJ/cm² (tempo de exposição 9 segundos) resultou em uma redução efetiva do vírus SARs-COV-2 presente nessa superfície em 9 segundos. As variáveis da pesquisa estão disponíveis mediante solicitação.