6 Dicas para resolver dores de cabeça com rede doméstica dos seus trabalhadores remotos - NetAv

6 Dicas para resolver dores de cabeça com rede doméstica dos seus trabalhadores remotos

Residencial | 2020-09-09

Como as empresas em todo o mundo estão mudando seus funcionários do escritório para estações remotas de trabalho, há uma sobrecarga tremenda em T.I. para fazer isso acontecer o mais rápido possível.

Felizmente, o uso de serviços em nuvem para muitas aplicações de negócios e o acesso a internet e celulares tem feito essa transição remota de trabalho muito menos complicada do que seria no passado. Ainda assim, isso não elimina as dores de cabeça de tecnologia, especialmente quando se trata de assegurar que funcionários tenham acesso adequado de internet e WiFi.

Aqui estão seis perguntas para fazer aos seus funcionários sobre sua rede doméstica para garantir que eles tenham velocidade, performance e a segurança adequada para trabalhar remotamente:

  • Eles tem velocidade de internet adequada?
  • O modem ou roteador de WiFi tem apresentado problemas?
  • Um adaptador de rede powerline pode ser uma solução rápida para problemas de performance?
  • Há muitas demandas pesadas de banda larga na sua rede WiFi?
  • Seu computador ou laptop estão lentos?
  • Eles estão usando um VPN para conexão como uma segurança adicional?

Eles tem velocidade de internet adequada?

O nível de serviço que um funcionário tem do seu provedor de internet pode impactar na sua capacidade de trabalhar produtivamente, entrar em vídeo conferências, compartilhar arquivos pesados e usar outros serviços de uso intenso de banda larga. Para determinar se a velocidade da internet pode ser um problema, comece fazendo um teste online de velocidade da internet dos funcionários.

Muitos provedores de internet já oferecem testes de velocidade. Esses testes podem ser encontrados na página inicial dos provedores ou fazendo uma busca usando o nome do provedor de internet e “teste de velocidade’. Eles são fáceis de fazer, é só pedir para os funcionários clicarem em “iniciar” e aguardarem os resultados.

Quanto maior a velocidade melhor e você pode avaliar se há um problema comparando os resultados obtidos com o mínimo de velocidade necessária para que um funcionário de forma efetiva. Para videoconferências, uma chamada em HD requer uma velocidade de download e upload de 1.5 Mbps cada. Chamadas em um grupo grande requerem uma velocidade de download de 8Mbps. Tendo isso como padrão, seus funcionários precisam de no mínimo 8MBPS de velocidade de download e 1.5 Mbps de velocidade de upload.

Por fim, se você ainda encontrar desafios, certifique-se de checar se o roteador e o modem estão funcionando bem (em muitos casos, o roteador e o modem estão no mesmo aparelho). Normalmente a maior causa de lentidão na internet é um modem ruim, especialmente se ele for antigo. No entanto esse problema pode vir também de cabeamento entre o modem e o roteador.

O modem ou roteador de WiFi tem apresentado problemas?

Assim como a necessidade dos funcionários, outros moradores da família deles também tem a necessidade de trabalhar ou estudar de casa, sobrecarregando a rede doméstica mais que o normal.
Como o roteador é a espinha dorsal da conexão doméstica, possibilitando todo o consumo digital, é nele que os primeiros problemas podem começar quando há problemas de performance.

O tipo do roteador, o tempo de uso (idade) e sua localização impacta na performance WiFi. Aqui está o que você pode considerar:

  • Idade e o tipo do roteador: Se o roteador tiver mais que três anos ou sua single-band for de 2.4GHz, ele deve ser substituído por um roteador dual-band com 2.4GHz e 5GHz. Roteadores dual-band com 5 GHZ oferecem velocidades maiores, melhor performance em longas distâncias e também pode resolver problemas de interferência com WiFi de vizinhos. Além disso, procure por roteadores capazes de priorizar o trafego de rede, garantido que a conexão do aparelho do funcionário tenha prioridade.

Em certos casos onde há um número significantes de aparelhos que precisam de conexão, um roteador tri-band pode funcionar melhor que um roteador dual-band.

  • Localização do roteador:  Sinais fracos de Wifi ou ponto morto de sinal pode ser causado por obstruções físicas como portas, paredes e pisos. Casas grandes também podem apresentar desafios pois o roteador pode não alcançar todos os cantos da casa. Nesses casos, um Extensor de Alcance de sinal pode fornecer cobertura extras para esses pontos. Outra solução pode ser um WiFi Mesh. Usando múltiplos nódulos de WiFi com tecnologia de Malha (MESH) pode melhorar a performance de forma geral e aliviar o carregamento da sua rede, mesclando com uma cobertura estendida de Wifi assim como o equilíbrio do trafego de rede.

Um adaptador de rede powerline pode ser uma solução rápida para problemas de performance?

Se você já confirmou que seus funcionários tem um roteador WiFi dual-band e que os serviços de internet atendem os requisitos mínimos que sua empresa precisa, mas seus funcionários ainda estão com problemas, um adaptador powerline de rede pode ser uma solução rápida e barata.

Adaptadores powerline pode entender uma conexão de internet de cabo pela casa transmitindo sinais pelos cabos elétricos das paredes já instalados. A tecnologia é rápida, pode melhorar a performance e velocidade, incluindo criptografia, e evitando interrupção na rede de energia por trabalhar de forma independente da linha de voltagem e da corrente de frequência elétrica.

Para instalar, seus funcionários devem somente plugar um adaptador em uma tomada perto do roteador e conectar com o Cabo de ethernet do roteador. Ele também pode ser plugado em tomadas perto de aparelhos que precisam de rede.

Há muitas demandas pesadas de banda larga na sua rede WiFi?

Se o roteador e a internet do seu funcionário tiverem os requisitos mínimos, outro ponto de problema pode ser que haja outros aparelhos que estão usando muito da banda larga e não podem ser utilizados em uma rede a cabo. Aparelhos fixos como uma TV Smart, computadores desktop, câmeras de segurança que usam internet e videogames não necessariamente precisam de uma internet wireless. Em vez disso, funcionários podem conectá-los em um switch de rede, o que liberará mais banda larga no WiFi para celulares e outros aparelhos.

Para redes domésticas, um simples switch de rede não gerenciável pode ser suficiente.

Seu computador ou laptop estão lentos?

Se o problema for lentidão no desktop ou laptop, um adaptador USB pode ser uma boa solução. Um adaptador USB pode fornecer uma conexão mais confiável nos sinais de WiFi através da entrada USB do aparelho, substituindo a função WiFi do computador. Isso pode melhorar a velocidade no carregamento de páginas e fazer o trabalho remoto muito mais produtivo.

Eles estão usando um VPN para conexão como uma segurança adicional?

Uma rede virtual privada (VPN) é um componente de segurança essencial, e cada negócio deve usar um quando for conceder acesso remoto aos recursos da empresa para seus funcionários. Entretanto, os funcionários podem não entender a importância de um VPN, então educa-los sobre o valor dessa segurança é fundamental. Também é importante que eles usem a rede VPN estritamente para atividades profissionais e como alguns sites que causar riscos à segurança da empresa, eles precisam evitar o acesso de conteúdo inapropriado pelo VPN.

Colocar toda a força de trabalho de uma empresa em trabalho remoto é uma tarefa enorme.
Porém, é essencial que as empresas trabalhem para implementar práticas de distanciamento social para manter seus funcionários bem e seguros. A boa notícia é que, com algumas correções simples, muitas vezes é possível resolver qualquer problema.