PALCO DE UM MERCADO ESTIMADO EM R$ 2,5 BILHÕES, EXPOMUSIC APRESENTOU MUITAS NOVIDADES - NetAv

PALCO DE UM MERCADO ESTIMADO EM R$ 2,5 BILHÕES, EXPOMUSIC APRESENTOU MUITAS NOVIDADES

Áudio | 2015-09-19
O ROCK AINDA REINA SOBERANO ENTRE OS SETORES QUE MAIS COMPRAM INSTRUMENTOS MUSICAIS (35%), SEGUIDO DE PERTO PELO MERCADO CORPORATIVO, GOVERNO E ESCOLAS (25%), MÚSICA COUNTRY (15%), IGREJAS (15%) E INDEPENDENTES (10%). AS IMPORTAÇÕES, SEGUNDO A ABEMÚSICA, RESPONDEM POR 90% DOS PRODUTOS EXPOSTOS.
Pesquisa da Abemúsica – Associação Brasileira da Música sobre o comportamento do mercado de instrumentos musicais ano passado revela que o campeão de receita são os alto-falantes, únicos montados no próprio receptáculo, com R$ 52.467.669,00. Em seguida vêm os microfones e suportes (R$ 37.062.574,00) e as partes de alto-falantes (R$ 34.632.213,00). Os primeiros instrumentos musicais a aparecer na listagem da entidade, são os de cordas, com R$ 33.078.927, em quarta posição.

EXPOMUSIC 2015 – 32ª Feira Internacional da Música, tradicional evento do setor promovido pela Francal Feiras e Abemúsica, é a expressão de todo esse universo musical, concentrando mais de 1.000 novos produtos, apresentados por 300 marcas, a cada edição, e permitindo que visitantes “degustem” essas novidades no próprio estande. Entre as opções, há instrumentos musicais; equipamentos eletrônicos; acessórios; tecnologias e equipamentos de áudio, vídeo e para montagem de palcos; iluminação profissional; e softwares, hardwares e aplicativos para o desenvolvimento de plataformas musicais.

A importância da feira para o crescimento do mercado e a presença de toda a cadeia da indústria num mesmo espaço geram expectativa nos empresários da música, que têm na EXPOMUSIC uma perspectiva otimista para impulsionar as vendas e potencializar seus negócios. Nesta edição, lojistas, compradores corporativos, artistas amadores e profissionais, escolas, instituições religiosas e público final se encontram entre os dias 16 e 20 de setembro, em São Paulo, para o quarto maior evento profissional da música no mundo, que inova em suas ações em 2015 a fim de atrair um maior número de visitantes e manter a vocação de formar novas gerações de músicos. Somados, esse público deve totalizar cerca de 55 mil visitantes.

O público em geral pode visitar a feira nos dias 19 e 20 (sábado e domingo), mediante compra de ingresso, quando se concentram centenas de horas de atrações, como shows e pocket-shows, workshops, sessões de autógrafos com músicos renomados e sorteio de instrumentos. Há ainda a programação do Music Hall, palco oficial do evento que oferece shows com endorses de empresas expositoras, bandas, cantores, escolas de música e novos talentos.

Segundo Synésio Batista da Costa, presidente da Abemúsica, o evento tem por objetivo “gerar negócios, estimular a música e investir numa nova geração que será o consumidor do futuro, proporcionando mais oportunidades, mais performance e mais preparo técnico e musical”.

Como parte do projeto de incremento do setor de prática musical no Brasil, o presidente da entidade entende ser necessário investir no crescimento e fortalecimento de compradores e do próprio mercado consumidor, que tem na EXPOMUSIC uma excelente oportunidade. E lutar para a redução dos impostos e o incentivo do ensino da música nas escolas, uma obrigatoriedade curricular desde 2011. 

O presidente da Francal Feiras, Abdala Jamil Abdala, endossa a vocação da EXPOMUSIC para a realização de negócios: “a feira, consolidada nestas três décadas, é o principal evento de negócios do setor e reúne no período de realização todo o mercado de negócios e os apaixonados por música”.

A posição que ocupa entre os principais eventos do setor no mundo, e a responsabilidade por movimentar até 40% dos negócios realizados pela cadeia musical ao longo do ano resultaram em novas atrações na edição deste ano, voltadas tanto para profissionais como público final, entre palestras, oficinas, shows, exposições e sorteios.
Confira tudo o que acontece nos cinco dias de EXPOMUSIC:

Workshop “Gestão de Negócios da Música
A feira é palco não apenas de negócios e das principais novidades em produtos, mas ponto de encontro do setor para discussão de suas diretrizes e assuntos relacionados aos negócios. Este ano, em parceria com a Faculdade Souza Lima, será realizado um workshop nos dias 16 e 17 de setembro, cujo tema central é “Gestão de Negócios da Música”, ministrado pelo advogado, empresário e produtor musical, Luiz Augusto Buff.

Workshows
Muitos músicos afirmam que a melhor maneira de aprender música é na prática. Pensando nisso, a EXPOMUSIC, em parceria com o Conservatório Souza Lima, realiza Workshows ministrados por quatro profissionais que, por meio de pocket shows, ensinam técnicas vocais, de guitarra, baixo e bateria. 

O evento acontece no dia 18 de setembro, no Auditório – Hall de Entrada, e começa às 14 horas com o guitarrista Ciro Visconti; e segue com o professor de técnica vocal, Rodrigo Grecco, às 15h30; o baterista Thiago Vilela, às 17 horas; e encerra às 18h30, com show do baixista Caio Pamplona.


Palestras Profissionais
Dirigidas a lojistas, músicos e professores de música, as Palestras Profissionais reúnem temas atuais e relevantes para o setor, bem como apresentação de novas técnicas e conteúdos que contribuem com o aprendizado. O evento acontece nos dias 16, 17 e 20, no Auditório – Hall de Entrada.

Os destaques ficam por conta das presenças de Viviane Louro, professora e referência em educação musical para deficientes, que debate a “Inclusão Musical para Pessoas Especiais” no dia 16, às 14 horas; e do guitarrista do Megadeth, Kiko Loureiro, que aborda o tema “O que a gente precisa saber para viver de música no Brasil, no dia 20, às 12 horas.

Palestra de Vendas
Com o objetivo de atingir empresários, vendedores e empreendedores do ramo, a palestra “Como Maximizar os Resultados com Técnicas Poderosas de Vendas e Fechamento” será apresentada no primeiro dia, 16 de setembro.

O responsável pelo tema é Jaques Grinberg Costa, consultor, escritor, empresário, palestrante especializado em Coaching de Vendas e gestor de equipes de vendas de grandes empresas. Os temas principais giram em torno do processo e técnicas de vendas, e administração do tempo.

Music Hall
Palco oficial de diferentes ritmos e estilos musicais, o Music Hall surgiu com a missão de incentivar o estudo da música, inspirar novos talentos, dar apoio à disseminação dos benefícios musicais para o desenvolvimento pessoal e mostrar sua importância como ferramenta de inclusão social.

Tradicionalmente, participam da programação endorses indicados por expositores, cantores, bandas, instrumentistas, orquestras, escolas de música e novos talentos. A edição deste ano conta com 18 apresentações, dez no sábado (19) e oito no domingo (20), com destaque para a banda Detonator e As Musas do Metal, às 17 horas do dia 19, e Ytallo Bezerra, que homenageia o pai, Bezerra da Silva, ao lado da Banda Favela e do cantor Dom Paulinho, às 11 horas do dia 20.

Concurso Music Hall #NovosTalentos
Neste ano, a EXPOMUSIC realizou o concurso via internet Music Hall #NovosTalentos, dando oportunidade para duas bandas se apresentarem no tradicional palco em que já pisaram grandes artistas, o Music Hall.

Por meio de vídeo publicado no Youtube e inscrito no site da feira (www.expomusic.com.br), os primeiros 200 participantes se submeteram a uma comissão julgadora formada por integrantes das promotoras. Desses, vinte foram selecionados para voto popular, pelo qual duas bandas se sagraram vencedoras: Tequila Honey (Belo Horizonte/MG) e Rebotte (São Paulo/SP), somando quase 50% das 23.231 participações.

A banda mineira de Hard Rock se apresenta no dia 19, às 12 horas. Já a paulistana, que agradou ao público com seu metal bruto e carregado, toca no dia 20 de setembro, no mesmo horário.

Hall da Fama – Rock
A partir desta edição, a EXPOMUSIC vai ser palco de um novo espaço, intitulado Hall da Fama, que renderá tributos a estilos musicais de todos os tempos e instrumentos que ficaram marcados na história da música pela sua originalidade.

Na primeira realização, o Rock é lembrado por meio de uma galeria de instrumentos tão famosos quanto seus intérpretes, que ficam expostos e disponíveis para visitação do público da feira todos os dias.

10 Anos de Saudade Bezerra da Silva
Os milhares de instrumentos e equipamentos expostos vão abrir alas para homenagear um dos maiores ícones da música brasileira de todos os tempos, o sambista Bezerra da Silva, por meio da exposição 10 Anos de Saudade Bezerra da Silva, produzida pela GBY Produções e Eventos e organizada pela Francal Feiras e Abemúsica. O espaço exclusivo montado dentro na feira vai relembrar a história de vida e artística do “embaixador dos morros e favelas”, e expor um dos Discos de Ouro que o cantor recebeu ao longo da carreira.

Todos os dias, a partir das 15 horas, a exposição também terá a ilustre presença de Ytallo Bezerra, filho do sambista, para sessões de autógrafos em função do lançamento de um CD com canções inéditas de Bezerra da Silva. Já às 16 horas, Ytallo reúne amigos e convidados para uma roda de samba, seguindo a informalidade característica das reuniões em botecos. Para prestigiar as atrações, já estão confirmados alguns nomes da música e do samba, como Os Prettos, grupo Façanha, Adriana Ribeiro e o cantor Vinny.