Próxima geração de comunicações de fibra óptica atenderá aeroportos com intenso tráfego de dados - NetSeg

Próxima geração de comunicações de fibra óptica atenderá aeroportos com intenso tráfego de dados

Cabeamento | 2025-10-14

Infraestrutura LAN Óptica Passiva (PON, sigla em inglês) da SITA com Tellabs foi apresentada para proporcionar conectividade ultra confiável, escalável e protegida em aeroportos e outras áreas operacionais críticas.

Atualmente, a pressão crescente para oferecer suporte a aplicativos com uso intensivo de dados e comunicação em tempo real em infraestruturas aeroportuárias em expansão é maior do que nunca. No entanto, as limitações de banda larga, a alta latência e a manutenção custosa fazem com que as plataformas atuais sejam, às vezes, insuficientes.

A solução de fibra óptica de alta velocidade de última geração, que oferece conectividade ultra confiável, escalável e protegida, poderá em breve substituir os cabos de cobre em ambientes aeroportuários complexos. A solução SITA PON atualizada está sendo fornecida em parceria com a Tellabs, fornecedora global de soluções avançadas de rede e inovadora em tecnologia PON. A solução oferece infraestrutura de fibra óptica de última geração, adaptada para aeroportos, companhias aéreas e prestadores de serviços de assistência em escala. Além disso, a tecnologia conta com desempenho de rede preparado para o futuro, a fim de dar suporte a sistemas de missão crítica, serviços em aeroportos inteligentes e implantações de Internet das Coisas (IoT) – ao mesmo tempo em que reduz custos.

"O uso crescente de aplicativos com uso intensivo de dados nos aeroportos coloca muitas plataformas existentes em dificuldades. Elas podem enfrentar obstáculos para atender às crescentes demandas de capacidade para necessidades operacionais em infraestruturas aeroportuárias complexas e em expansão para operações de missão crítica. A SITA PON resolve as restrições de capacidade para aeroportos, companhias aéreas e prestadores de serviços de assistência em terra, fornecendo conectividade ultra confiável, escalável e protegida por meio de infraestrutura de fibra óptica de alta velocidade", ressalta Martin Smillie, vice-presidente sênior de Comunicações e Intercâmbio de Dados da SITA.

"Em parceria com a Tellabs, que comprovadamente oferece soluções para otimizar o desempenho da rede, a SITA PON atende às necessidades de conectividade atuais e da próxima geração de sistemas de alta capacidade que serão utilizadas até mesmo nos maiores aeroportos no futuro", acrescenta o executivo.

Rich Schroder, presidente e CEO da Tellabs, afirma: "Esta parceria aprimora a infraestrutura de rede crítica, da qual os aeroportos dependem diariamente. Juntamente com a SITA, estamos oferecendo conectividade de última geração, mais integrada, segura e projetada para atender às demandas em constante evolução dos aeroportos modernos em todo o mundo".

Com a infraestrutura de fibra habilitada pela SITA PON, os terminais de rede óptica (ONTs) e a rede centralizada proporcionarão, em conjunto, conectividade ininterrupta e de banda larga em aeroportos movimentados. A solução pode atender terminais e companhias aéreas, MROs, prestadores de serviços de assistência em terra e outros clientes do setor de viagens.

Ao fornecer conectividade de alta velocidade baseada em fibra por meio de uma rede óptica passiva centralizada, a SITA PON elimina a necessidade de cabeamento complexo que se degrada com o tempo e de vários componentes ativos. A solução garante que os clientes de rede local (LAN) possam construir redes modernas e de alto desempenho com conectividade inteligente, sustentável e segura, que eliminam as limitações ao crescimento futuro e os altos custos de manutenção associados às redes preexistentes.

Isso vai além dos espaços dos terminais de passageiros. A cobertura de longa distância significa que a SITA PON transformará a infraestrutura de telecomunicações em hangares de aeroportos afastados, instalações de engenharia e áreas de armazenamento, nas quais as distâncias prolongadas e os ambientes restritos tornam o cabeamento tradicional ineficiente. A fiação de cobre existente geralmente requer repetidores ou amplificadores, aumentando o custo e a complexidade, mas a solução de fibra única funciona em distâncias de até 20 km, sem a necessidade de equipamentos ativos intermediários – tornando a solução eficaz para aplicações com grande volume de dados, como vigilância por vídeo HD, quiosques inteligentes, dispositivos IoT e serviços em nuvem.

A SITA PON acessa as últimas inovações por meio da Rede SITA Campus, incluindo automação e expertise industrial e sustentável. Essa solução abrangente oferece monitoramento 24 horas por dia e manutenção proativa, disponível em todo o mundo com suporte em mais de 145 países.

Sobre a SITA

A SITA é o motor tecnológico do setor de transporte aéreo, tornando as viagens mais seguras, fáceis e sustentáveis para todos. Desde o início da aviação comercial até as fronteiras digitais de hoje, a SITA está presente, conectando o setor e contribuindo para sua evolução a cada passo.

Com cerca de 2.500 clientes, as tecnologias da SITA oferecem suporte a mais de 1.000 aeroportos e mais de 19.600 aeronaves ao redor do mundo. A empresa também auxilia mais de 70 governos a equilibrar a segurança nas fronteiras com viagens sem interrupções. Nos bastidores, a SITA conecta 45% a 50% do intercâmbio de dados do setor, permitindo que uma rede global altamente complexa opere de maneira fluida e confiável, em todas as etapas do processo.

A SITA está se transformando rapidamente. De autoatendimento avançado e controle de operações a projeto de aeroportos e fronteiras digitais, está moldando a próxima geração de viagens por meio de aquisições importantes, como Materna IPS, ASISTIM e CCM. Também está se expandindo além da aviação com iniciativas como SmartSea, levando suas tecnologias confiáveis para cruzeiros, trens e mobilidade aérea urbana.

Essa transformação vai além de novos produtos. A empresa está investindo em habilidades, ferramentas e parcerias certas para ajudar o setor a avançar com mais eficiência e agilidade, reunindo sistemas inteligentes, dados contínuos e inovação sustentável. Porque, com o aumento das viagens globais, a fluidez é fundamental.

Como parte da ousada estratégia climática, a SITA está reduzindo as emissões em 4,2% ao ano e tem como meta atingir carbono zero até 2050. Os objetivos da empresa estão baseados na ciência e são validados pela SBTi. Além disso, o crescente portfólio da companhia está ajudando os clientes a reduzir suas próprias pegadas de carbono.

De propriedade do setor e impulsionada por suas necessidades, a SITA opera em mais de 200 países e territórios.

Sobre a Tellabs

A Tellabs está moldando o futuro das redes empresariais com soluções inovadoras e de alto desempenho, projetadas para as demandas de hoje e as possibilidades de amanhã. Baseada no poder da Rede Óptica Passiva (PON), sua tecnologia oferece velocidade, segurança e confiabilidade excepcionais, ao mesmo tempo em que reduz custos e impacto ambiental. Com designs flexíveis que maximizam a eficiência, as soluções da Tellabs se adaptam perfeitamente às empresas, oferecendo conectividade mais inteligente e sustentável.