90% dos brasileiros preferem comprar usando aplicativos ao invés de computadores
Nos últimos anos, os aplicativos se tornaram os protagonistas em termos de como nos comunicamos, compramos e nos divertimos. O relatório “Expectativas do consumidor brasileiro sobre segurança de aplicativos móveis”, elaborado pela Appdome revela que 90,3% dos consumidores brasileiros se sentiram mais confortáveis usando aplicativos móveis do que computadores em 2022, 18% a mais do que os consumidores globais.
Os dados apontaram que 35,9% dos consumidores brasileiros se sentem “extremamente confortáveis” ao realizar compras usando aplicativos móveis em 2022, um aumento de 54,7% frente ao ano anterior e 58,1% acima da média global de 22,7%.
Dinheiro nos aplicativos
O levantamento também mostra que 47,6% dos consumidores no Brasil classificaram os aplicativos bancários como o número 1 em frequência de uso e as expectativas de segurança também foram as mais altas, com 31,7% afirmando que esses apps devem ter os níveis mais altos de segurança. As e-wallets, ou carteiras digitais, seguiram o exemplo como aplicativo bastante usado (46%) e expectativas de segurança proporcionalmente altas (28,4%).
Já os aplicativos de redes sociais e relacionamentos apareceram em 60,1% como uso frequente e 27,9% para expectativas de segurança.
“Os consumidores brasileiros estão usando cada vez mais aplicativos móveis para transações bancárias, compras, pedidos de comida e todas as formas de lazer. No entanto, os orçamentos cibernéticos ainda são alocados desproporcionalmente aos canais da web, dos quais o consumidor saiu. A nova geração de profissionais cibernéticos reconheceu essa mudança e adotou uma abordagem de segurança “mobile-first” para atender seus clientes, onde eles gastam a maior parte de seu tempo e dinheiro no canal mobile. A experiência do usuário é um pilar para as empresas e a cibersegurança está fortemente ligada a ela”, disse Tom Chris Roeckl, CPO da Appdome.
Hacking e fraude
O segundo maior medo do consumidor brasileiro ao usar aplicativos é ser vítima de hackers e fraudes. Na pesquisa, 61,3% dos consumidores brasileiros classificam o hacking como seu maior medo, 22,4% a mais do que os consumidores globais. Em seguida, quase metade (49,3%) dos consumidores brasileiros classificam a fraude como seu maior medo, em comparação com 55,7% globalmente.
Embora as violações de dados e os ataques/espionagem MiTM (man-in-the-middle) fossem as principais ameaças na mente dos brasileiros, com 29,3% e 27,7%, respectivamente, ambas as respostas ficaram abaixo das médias de 2021 e das globais, que são de 31,2% e 28,4%, revela o levantamento.
“Os dados do relatório da Appdome representam a importância de enfatizar que o consumidor brasileiro espera segurança nos aplicativos que utiliza, principalmente no que diz respeito aos mais utilizados em sua rotina. Percebemos que mais usuários estão avaliando as marcas de acordo com a segurança que elas oferecem” conclui o CPO.
Metodologia
A pesquisa contém dados e respostas de 25 mil consumidores móveis em 12 países, incluindo Brasil, Argentina, Austrália, Colômbia, Alemanha, Israel, Holanda, Filipinas, Singapura, Espanha, Reino Unido e os Estados Unidos.