Perdas no varejo têm solução com novas tecnologias
O mercado varejista está em constante expansão e inovação com os avanços tecnológicos que impactam a operação, logística, comportamento do consumidor, entre outros e ainda assim enfrenta descontrole com relação a furtos e extravios. De acordo a pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (Abrappe), com o apoio da KPMG, o índice de perdas do varejo nacional sofreu uma pequena melhora, passando de 1,33%, em 2020, para 1,21%, no ano passado, muito provavelmente em função do aumento da adoção de tecnologias.
No total, o setor de varejo teve uma perda de mais de R$ 24 bilhões em 2021. Os principais motivos apontados são furtos internos e externos, erros operacionais e itens sem condições de venda, como quebras e vencimento da data de validade.
Nesse cenário, para os negócios do setor varejista continuarem crescendo com o mínimo de perdas, a prevenção deve ser parte essencial do plano estratégico, por mais que os estabelecimentos tenham lucros expressivos. O investimento em tecnologia é uma das ações essenciais no combate aos furtos que ocorrem nos comércios e redes varejistas.
Uma tecnologia muito usada para o monitoramento de furtos é o sistema EAS. Essa solução antifurto utiliza antenas e etiquetas que são fixadas na mercadoria e variam entre reutilizáveis, não reutilizáveis, modelos com tintas, entre outras que facilitam a identificação do indivíduo que leva uma mercadoria indevidamente e o alarme que é acionado quando as etiquetas passam pelas antenas, com o propósito de garantir que o produto não saia da loja sem pagamento.
O varejo ainda é muito dependente de um sistema de detecção mais robusto para uma exposição segura da mercadoria e essas soluções mais modernas são dotadas com a tecnologia de antenas antifurtos Acustomagnética (AM) uma evolução da tecnologia anterior baseada em Radiofrequência (RF), contando com melhorias como alta taxa de detecção, menos suscetibilidade a interferências eletrônicas, possibilidade de conexão com um sistema de videomonitoramento e aperfeiçoamento do layout do estabelecimento.
Desta forma, a integração do sistema de CFTV com antenas, possibilita o disparo de um alarme quando a detecção de furtos é acionada, conecta o alerta da câmera que captura a face do indivíduo, grava o vídeo da ação, capta as imagens, entre outras informações valiosas para que as medidas operacionais sejam tomadas à fim de que o produto não saia do estabelecimento.
Além disso, as faces obtidas através de atividades suspeitas detectadas pelo EAS podem integrar uma “Black List”, que armazenam este histórico caso esses suspeitos retornem ao estabelecimento. Com este registro, a equipe de segurança pode receber alertas dessas presenças para acompanhar e monitorar os suspeitos, com intuito de prevenir futuras ações e impulsionar a redução do índice de perdas.
Portanto, a tendência do mercado é migrar para soluções mais avançadas como as antenas AM, que aliada com uma equipe de segurança altamente treinada potencializa a gestão dos comércios com análises de diversos cenários e predições. Além disso, com capacitação tecnológica as redes varejistas vão adquirindo a inteligência de negócio para ter clareza das necessidades, falhas e cada vez mais impulsionar a cultura de prevenção de perda para mitigar os riscos no setor.
*Pedro Gonçalves é Engenheiro de Soluções da Dahua Technology