As principais tendências de tecnologia de segurança para 2022 - NetSeg

As principais tendências de tecnologia de segurança para 2022

Dicas | 2022-08-04

O mercado de uma maneira geral costuma apresentar um número amplo de mudanças dentro de um espaço de tempo cada vez menor. Essa situação está diretamente conectada às tendências de tecnologia que vão sendo apresentadas dentro do mercado.

Novidades que podem afetar tanto negócios de perfis modernos, como aqueles que atuam exclusivamente no campo digital, como também aos empreendimentos de modelo tradicional, que também contam com atualizações a partir do surgimento de certas técnicas.

Uma associação capaz de apresentar um número amplo de oportunidades para um negócio, ao mesmo tempo que é responsável por lidar com um índice ainda maior de desafios, já que se torna preciso estar atento a todas as novas possibilidades que surgem.

Já que ficar para trás acerca do uso de novas tecnologias pode fazer com que um negócio perca espaço no mercado para os seus concorrentes, sendo possível destacar a energia solar fotovoltaica para industria como uma solução trazida pelo campo da tecnologia.

Adotar esse tipo de fonte de energia pode fazer com que um negócio consiga se alinhar à tendência ambiental que vem se destacando cada vez mais dentro da sociedade, trazendo não só uma redução de custos, mas trabalhando para adotar uma nova imagem à empresa.

Oportunidades que com o tempo vão se tornando obrigatoriedades a serem adotadas, de forma a impedir com que uma empresa não perca a atenção dos seus clientes por não estar acompanhando qualquer tipo de tendência que esteja presente no mercado.

Inclusive, observar essas orientações de forma antecipada pode fazer com que uma empresa de paineis elétricos consiga obter uma atenção diferenciada por parte do seu público, destacando uma visibilidade maior em relação aos seus concorrentes da área.

E muitas dessas tendências são causadas pelo avanço visto no mercado de tecnologia, apresentando novidades tanto para o público como para o mercado, existindo assim a oferta de novas estratégias a serem adotadas pelos mais diversos tipos de empresas.

Uma tendência de mudanças que acaba por afetar mercados diversos, incluindo a área de segurança, que pode encontrar por diferentes oportunidades ao observar com atenção as novidades que surgem dentro desse cenário comercial específico.

O papel da tecnologia no mercado

O avanço do mercado como conhecemos hoje está diretamente atrelado ao surgimento das mais diferentes tecnologias na sociedade, algo que tem raízes até mesmo com o processo da Revolução Industrial, quando a produção das fábricas passou a contar com máquinas.

Equipamentos que tornaram possível aumentar o nível de produção, causando um impacto nos níveis de confecção que se mostram presentes até os dias de hoje, só que, é importante dizer, em um nível ainda maior.

Crescendo os níveis de automação de processos industriais dentro das empresas, capazes de otimizar o seu ritmo de produção ao substituírem a força de trabalho humana pelo uso de equipamentos desenvolvidos para realizar tais tarefas de forma automática.

A maior mudança em relação a adoção de novas tecnologias ao mercado pode ser vista a partir do processo de digitalização dos serviços, aumentando o número de lojas virtuais, além da presença de negócios que contam com o auxílio dos instrumentos digitais.

Sendo possível estabelecer uma melhor conexão com o seu público, como no caso de um restaurante que passa a oferecer pedidos via delivery através do uso de aplicativos, uma aplicação possível de ser vista pelos mais diferentes tipos de empreendimentos hoje.

Dentro dessa variedade de opções, um dos mercados que também passa por um processo de atualização dos seus produtos e serviços é o setor de segurança, área capaz de apresentar melhor oportunidades ao seu público por meio do uso de tais tecnologias.

Cenário que faz com que seja importante conhecer e saber também como trabalhar com essas tecnologias, de forma a ampliar suas atividades e assim estabelecer uma melhor relação com o seu público.

Tendências tecnológicas para o setor de segurança

O setor de segurança vem recebendo uma atenção cada vez maior por parte do público, como resposta ao aumento dos índices de violência de uma forma geral.

Para lidar com essa situação preocupante é importante contar com bons instrumentos de segurança, e os avanços tecnológicos acabam por otimizar a função desse tipo de estratégia de proteção, trazendo melhores soluções para quem procura por tal tipo de serviço.

Opções que começam por equipamentos comuns, como o uso de um controlador de acesso empresas, permitindo um melhor controle sobre os funcionários que entram e saem de um ambiente de trabalho, mas também por opções mais modernas.

E dentro das tendências que vêm se destacando no mercado de segurança, é importante ter uma atenção maior para as opções a seguir:

Inteligência artificial

O processo de aprendizado das máquinas vem crescendo exponencialmente nos últimos anos, e isso é possível principalmente por causa do conceito de inteligência artificial, no qual os próprios equipamentos digitais passam a tomar decisões e fazer análises.

Tudo isso baseado no número de informações recebidas por um sistema, além da configuração dos softwares usados em diferentes equipamentos, permitindo criar padrões de pesquisa acerca das filmagens recebidas por um sistema de vigilância, por exemplo.

Facilitando dessa forma a identificação de criminosos ou até mesmo a visualização de situações que precisem de uma atenção maior por parte da equipe de segurança.

Internet das Coisas

O conceito de IoT (Internet of Things) trabalha com a aplicação de uma conexão digital a diferentes tipos de dispositivos, amplificando assim as suas utilizações dentro de um cenário, concepção que pode ser vista até mesmo em casa, com equipamentos como:

  • Celulares;

  • Smartwatches;

  • Televisores;

  • Controles remotos.

Essa mesma aplicação também pode ser usada em equipamentos de segurança, desde uma fechadura eletrônica até um sistema de câmeras, ambos alinhados a sensores de segurança para máquinas que podem assim evitar acidentes dentro de uma fábrica.

Cloud Storage

Ambos os conceitos citados operam com o acesso a um número amplo de dados, sendo importante contar com um local preparado para armazenar todas essas informações, de preferência através de um sistema de seguro e de fácil acesso.

A resposta para isso acaba sendo o conceito de cloud storage, o armazenamento em nuvem, que permite a diferentes equipes de uma empresa acessar informações de valor para suas análises de segurança, mas somente se tiverem permissão para isso.

Tecnologia verde

A tecnologia verde está alinhada ao uso de equipamentos cuja produção causa o menor número possível de impactos à natureza, com o mesmo valendo para o descarte desses materiais, conceito que também deve ser adotado dentro do setor de segurança.

Afinal trata-se de um tópico a ser analisado pelo público atual de forma ampla, e tal situação renovável pode ser garantida por meio de equipamentos como um nobreak industrial, que impede com que uma descarga elétrica leve um aparelho a ser descartado.

Imagens de qualidade

O avanço tecnológico pode ser visto com o avanço dos aparelhos televisivos, que atualmente contam com um sistema de qualidade digital chegando a um número de pixels de 3840 x 2160, o tradicional 4K.

Esse tipo de qualidade pode ter uma importância também para o setor de segurança, ao apresentar imagens de grande definição para dispositivos como câmeras de vigilância, garantindo assim um maior índice de segurança na utilização desses equipamentos.

Formas seguras de acesso

Outra tendência tecnológica do setor de segurança está associada ao método de acesso a diferentes estabelecimentos ou até mesmo residências. Pois no lugar de uma chave a ser usada em um sistema mecânico de engrenagens, hoje esse acesso costuma ser digital.

Indo além do uso de cartões eletrônicos, mas contando também com uma liberação de entrada a partir de um sistema biométrico que conte com um registro de informações de todos aqueles que possuam permissão para acessar um local em específico.

Permissão que pode estar conectada ao acesso também a sistemas digitais de importância para uma companhia, como o contato a um sistema supervisório elipse e3, por exemplo, e grande valor para o setor industrial de forma geral.

Ao trabalhar com todas essas tendências é possível ao setor de segurança ter acesso a benefícios específicos dentro de tal mercado, entre eles:

  • Otimização dos seus serviços;

  • Menores custos;

  • Ofertas melhores aos clientes;

  • Menor carga de trabalho aos funcionários.

Tudo de forma a otimizar os níveis de segurança de quem contrata por tal serviço, além de amplificar os resultados por quem trabalha dentro desse setor em particular.

Garantindo o mesmo nível de proteção que se espera em uma conexão vista em um clp para automação industrial, além de muitas outras práticas que podem ser úteis para quem atua no setor da indústria e precisa contar um sistema de segurança em suas ações.

Algo procurado por diferentes empreendimentos para garantir os melhores resultados, tudo com base nos níveis de segurança a serem garantidos, tendo como base as tendências tecnológicas desse mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.