Stock Car se une à Intelbras e terá sistema com inteligência artificial - NetSeg

Stock Car se une à Intelbras e terá sistema com inteligência artificial

Entretenimento | 2021-06-22

Promotora da Stock Car Pro Series, a Vicar anunciou, nesta quinta-feira (17), que a principal categoria do automobilismo sul-americano passará a ter um sistema de câmeras dotado de inteligência artificial e controlado por uma central de última geração. Com 41 câmeras de alta tecnologia, o Stock Smart Track (SST) foi desenvolvido com exclusividade em uma parceria com a Intelbras (INTB3), empresa brasileira desenvolvedora de tecnologias, e será colocado à disposição da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), que prestou consultoria ao processo. A estreia se dará neste final de semana (19 e 20), na terceira e quarta provas da temporada, no Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu (SP).

De acordo com a Vicar, o SST complementará o sistema já utilizado na Stock Car, que emprega as imagens geradas pela categoria para as transmissões de TV. O novo aparato estará disponível para as centrais de vídeo dos oficiais da CBA das áreas técnica, desportiva e de direção de prova, gerando um ambiente monitorado que dará à CBA a capacidade de fiscalizar cada detalhe das corridas.

“Este é mais um passo que estamos dando no processo de modernização da Stock Car. O conceito do Stock Smart Track é que a pista se torna ‘smart’ a partir da instalação da categoria no circuito. Dois fatos importantes, além do avanço técnico para o esporte: primeiro, esta é uma iniciativa baseada na tecnologia de uma empresa brasileira, a Intelbras. E, segundo, é mais um passo importante no fortalecimento do trabalho com a CBA, que só gera benefícios para todos, especialmente em termos de elevar o nível do espetáculo. Estamos muito felizes com essa novidade”, destacou Fernando Julianelli, CEO da Vicar.

“O automobilismo é um esporte que vive da excelência de conceitos como qualidade, precisão e tecnologia. Esses são exatamente atributos presentes nas soluções tecnológicas da Intelbras que estão disponíveis no SST. A proposta da Stock Car foi muito atrativa, uma vez que nossas soluções já são amplamente utilizadas em diversos cenários, mas, pela primeira vez, nas pistas automobilísticas. Inovação faz parte do DNA da Intelbras, nossas tecnologias protegem, conectam, aproximam e transformam, e estamos muito felizes em levá-las para um esporte tão respeitado em todo o mundo”, afirmou Henrique Fernandez, diretor da unidade de segurança eletrônica da Intelbras.

“O SST grava em 60 frames por segundo, equivalente a duas vezes e meia o padrão usado no cinema. Isso significa que teremos acesso em detalhes e com extrema qualidade a tudo o que se passa dentro e fora dos boxes, onde acontece o trabalho das equipes. O monitoramento cobrirá totalmente o centro nervoso do autódromo, que é a região dos boxes”, acrescentou Alfredo Tambucci Jr., presidente da Comissão Nacional de Velocidade da CBA.

O sistema utiliza uma rede de transmissão de dados sem fio para conectar todas as câmeras Full HD de longo alcance à central que será controlada pelos comissários da CBA. Os dados da corrida completa são transmitidos em tempo real e também gravados na central da CBA para verificações posteriores.

Segundo a Vicar, o SST será empregado para fiscalizar a utilização do Claro 5G Fan Push featuring Qualcomm Snapdragon 5G Mobile Platform, funcionalidade que dá aos seis eleitos o direito de usar o botão de ultrapassagem uma vez a mais nas corridas. Além disso, ainda oferecerá imagens da entrada dos boxes, outro ponto em que os incidentes são comuns durante as etapas.