Terceirização da central de monitoramento: como funciona?
Montar e manter uma empresa de segurança eletrônica pode ser uma tarefa desafiadora, não é mesmo? Por isso, o Sistema Iris, costuma oferecer dicas e ferramentas para facilitar essa tarefa e para melhorar os serviços prestados por sua empresa.
Nesse sentido, apresentamos, neste post, como funciona a terceirização da central de monitoramento, uma possibilidade apresentada pelo mercado. Confira aqui se é melhor terceirizar ou ter sua própria central de monitoramento!
O que é a terceirização da central de monitoramento? Como ela funciona?
A terceirização da central de monitoramento é a contratação de uma empresa parceira, especializada em monitoramento, com equipe treinada e tecnologia adequada, para realizar o monitoramento de imagens e alarmes de sua empresa de segurança. É uma forma de direcionar melhor os recursos de sua empresa e oferecer um serviço de qualidade a seus clientes.
De maneira geral, a terceirização da central de monitoramento se dá com a contração de uma empresa com infraestrutura maior e mais completa no que tange ao monitoramento, capaz de operacionalizar o monitoramento de alarmes e imagens de forma mais completa. A empresa contratante fornece a estrutura inicial para o cliente e a empresa terceirizada monitora e atende esse cliente.
Assim, ao optar pela terceirização da central de monitoramento, sua empresa ainda precisa seguir fazendo as instalações em novos clientes e a manutenção dos equipamentos. Apenas o monitoramento e o atendimento a chamados são realizados pela empresa contratada.
Como a empresa terceirizada realiza o atendimento aos clientes da minha empresa de segurança?
Quem decide como a empresa terceirizada irá responder às ocorrências é a empresa contratante, que pode ter diferentes acordos com seus clientes. É importante que a empresa terceirizada respeite os procedimentos da contratante.
Por isso, se sua empresa optar pela terceirização da central de monitoramento, é importante informar a empresa terceirizada sobre os procedimentos contratados por cada cliente e estabelecer a forma de atendimento da empresa terceirizada. Dessa forma, sua empresa garante o bom atendimento e o cliente fica satisfeito com os seus serviços.
Com a terceirização da central de monitoramento, corro o risco de perder o controle quanto ao que acontece aos meus clientes?
Com a terceirização da central de monitoramento, sua empresa de segurança segue podendo acompanhar os atendimentos realizados e os eventos registrados, é claro. A diferença é que esse acompanhamento se dará, normalmente, por meio de relatórios, históricos e apuração de chamados e atendimentos fornecidos pela empresa contratada.
Na prática, isso não significa que sua empresa irá perder o controle total, mas pode, sim, ter seu acompanhamento comprometido, especialmente por causa de falhas na comunicação entre a sua empresa e a terceirizada.
É vantajoso para minha empresa optar pela terceirização da central de monitoramento?
É claro que a terceirização da central de monitoramento pode apresentar vantagens para sua empresa de segurança, mas ter a própria central de monitoramento, contando com as tecnologias certas e um bom software de monitoramento, certamente é ainda mais vantajoso. Contar com uma central de monitoramento própria dá maior autonomia à sua empresa de segurança, garantindo um atendimento de melhor qualidade e uma maior satisfação dos clientes.
Nesse sentido, automatizar sua empresa de segurança, contar com um bom software de monitoramento e ter sempre profissionais treinados e preparados pode trazer muito mais benefícios – e clientes – para sua empresa do que optar pela terceirização da central de monitoramento.