Vantagens da plataforma aberta da MILESTONE sobre os sistemas end to end - NetSeg

Vantagens da plataforma aberta da MILESTONE sobre os sistemas end to end

Dicas | 2020-09-01

Por: Tim Palmquist, Vice-Presidente da Milestone Systems para as Américas.

Há uma questão recorrente e relevante entre os integradores de sistemas de segurança: escolher se é preferível utilizar um VMS em plataforma aberta ou um sistema integrado end to end? Por essa razão viemos apresentar nossa visão de fabricante, pois assim todos poderão compreender quão importante é saber optar adequadamente.

É de fundamental importância adotar decisões de acordo com as demandas dos clientes, avaliando os prós e contras, assim como as eventuais consequências que seus usuários teriam que assumir.

Escolher faz parte de nossas vidas. Escolhemos uma universidade, um trabalho ou uma especialização, que engendram o nosso percurso profissional. Igualmente, escolhemos onde queremos habitar, se devemos adquirir uma casa ou alugá-la, e assim avaliamos as consequências econômicas de cada escolha.

Isso também pode ser avaliado no mundo dos negócios. Analisemos o seguinte: uma pessoa tem a opção de abrir uma empresa ou de trabalhar numa outra empresa. Existem muitas opções de estudos: em qual setor você deseja atuar? Que tipo de produto você deseja trazer ao mercado? Como você equilibra cultura com produtividade, rentabilidade e inovação?

Existem diferentes opções disponíveis. No entanto, algumas dessas escolhas são muito mais importantes e envolvem mais implicações do que outras.

É por isso que na Milestone nós acreditamos na criação de comunidades e parcerias. A liberdade de escolha provém do relacionamento com um grande número de parceiros tecnológicos: parceiros de canais; tudo o que envolve a comunidade onde atuam em conjunto, para impulsionar a inovação e orientar seus negócios ao sucesso.

Qual é a função do VMS?

Os Video Management Systems (VMS) são aqueles sistemas de informação com a particularidade de poder ser executados em qualquer tipo de hardware, integrar um grande número de dispositivos IP ou dispositivos analógicos, gerenciar os fluxos de vídeo e eventos que acessam o sistema, para poder administrar e solucionar as problemáticas dos usuários.

Um software pode ser utilizado para visualizar as imagens em tempo real em qualquer tipo de dispositivo e observar as gravações armazenadas, por meio de conexões de rede e também pela Internet.

Os VMS são concebidos principalmente para dinamizar o trabalho dos operadores, possibilitando configurar e parametrizar determinadas automações ou integrações com os demais sistemas instalados na organização.

Particularidades da plataforma fechada ou end to end

Com o entendimento das funcionalidades do VMS, ao abordar as limitações das plataformas fechadas, a visão singular como essa outra tecnologia se posiciona no mercado, ocasionará naturalmente um certo grau de vulnerabilidade.

Isto significa que uma empresa que utiliza um sistema end to end, se fecha para o trabalho em conjunto, suprimindo assim inúmeros benefícios ao cliente, à medida em que se aproxima da obsolescência de seu próprio parque tecnológico.

O objetivo das empresas que optam pela plataforma fechada é manter essa relação direta e bloqueada, eliminar opções e obter equilíbrio; voltam-se para si mesmas como fabricantes.

Os clientes são a parte mais importante dessas relações e é claro que eles têm diversas necessidades próprias, que variam e evoluem com o tempo.

Portanto, se a aposta é em criar tecnologia, esta deve girar em função do canal de vendas; isso seria o correto não apenas hoje, mas também na construção de um caminho para avançar.

Se não trabalhar em prol do cliente, o fabricante ficará vulnerável a interrupções. A função dos fabricantes deve ser de criar dispositivos com visão de futuro.

Benefícios de uma plataforma aberta

Assim como na sociedade, todos nós queremos estreitar as relações e é para isso que a noção de abertura aponta. Existe uma ideia predominante sobre a priorização das parcerias nos negócios.

Os fabricantes devem constituir uma comunidade de inovadores que atuem em conjunto e ofereçam opções únicas e interessantes ao mercado.

E isso é muito importante, pois a estratégia em que se baseia esta filosofia é a inovação. Como isto ocorre em um mercado em constante mudança, possibilita que os usuários finais assimilem as inovações em um ritmo que faça sentido neste setor.

É necessário reconhecer que, assim como as pessoas e as empresas, todos são diferentes e cada um tem necessidades diversas e únicas que evoluíram com o tempo. O foco deve ser mantido na inovação.

Dentre as demais vantagens da plataforma aberta, podemos ressaltar os pacotes para atualização dos dispositivos, fornecidos regularmente pelos VMS. A denominação de plataforma aberta implica que os dispositivos de terceiros compatíveis possam ser adicionados e configurados com facilidade.

Um benefício adicional de um fornecedor de VMS que mantenha uma estreita relação com os fabricantes de câmeras (e outros dispositivos), é que eles geralmente trabalham no desenvolvimento dos drivers antes do lançamento dos produtos. Isso possibilita que instaladores e integradores implementem os dispositivos com novas tecnologias, desde sua disponibilização no mercado.

Então, qual é a melhor opção para o negócio?

Em realidade isto implica as escolhas, e é exatamente este o ponto onde iniciamos: com a proposta de disponibilizar muitas opções ao invés de permanecer bloqueado em uma direção limitada.

Dispor da liberdade de percorrer vários caminhos, navegar com a capacidade de escolher uma melhor direção, ou seguir adiante; há muitos caminhos pela frente e na jornada ao descobrir essas diferentes opções, poder replicar isto também aos negócios.

Não são apenas os fabricantes que aportam inovação ao mercado, os integradores de sistemas também estão buscando por isso. A chave é acreditar nas alianças.

Em resumo, vale destacar que a essência está em dispor de um plano para o futuro. Adotar as decisões hoje para prever o que ocorrerá amanhã.

A cada vez que fazemos uma escolha, escolhemos o que queremos fazer e também os passos que devemos empreender para alcançá-lo. Portanto, esse é um ato de equilíbrio.

A Milestone se mantém fiel a esse princípio e está comprometida com cada um de seus parceiros, ao promover e acreditar no poder da abertura.