Como câmeras termográficas estão ajudando no combate à disseminação do COVID-19 - NetSeg

Como câmeras termográficas estão ajudando no combate à disseminação do COVID-19

Câmeras | 2020-04-03

Tecnologia identifica pessoas com temperatura elevada, o que ajuda a triagem de indivíduos possivelmente contaminados.

Diversos países estão utilizando câmeras termográficas para combater o avanço da COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus. O uso da tecnologia em locais de grande aglomeração de pessoas, como aeroportos e fábricas, permite a identificação de pessoas com alta temperatura corporal, segregando esta pessoa para confirmação dos sintomas da doença. Assim, a interação social de indivíduos potencialmente infectados é limitada, para reduzir a chance de contágio.

A função chamada "screening" funciona com um sistema que identifica partes chaves do rosto e um software realizada medições de maneira instantânea. Se o canto dos olhos (canal lacrimal) estiver com a temperatura acima do considerado normal, a pessoa pode ser selecionada para triagem adicional e diagnósticos específicos do novo coronavírus.

Com o cenário atual, a FLIR Systems anunciou hoje as soluções FLIR A400/A700 com sensor térmico inteligente para detecção de temperatura corporal elevada. A solução será priorizada inicialmente para aqueles atendendo ao COVID-19. A série oferece streaming de várias imagens, computação de borda e conectividade Wi-Fi para ajudar a acelerar o fluxo de dados e permitir decisões mais rápidas, melhorando a produtividade e a segurança dos profissionais.

A câmera utiliza um detector térmico de radiação de energia infravermelha com resolução, sensibilidade e precisão específicas para medir a temperatura do corpo humano. O resultado, uma imagem termográfica intuitiva e minuciosa, mostra o contraste de calor através de diferentes cores e com software que detecta a temperatura máxima de uma artéria vizinha ao canal lacrimal.

Um algoritmo específico é essencial para o processo, já que faz a medição de temperatura nas partes corretas do rosto. Sem o recurso, a detecção de sinais de febre não funcionaria, já que não seria o suficiente apenas apontar a câmera para a pessoa. O procedimento, rápido, não invasivo e eficiente, não substitui o teste diagnóstico do COVID-19.

Grande parte dos equipamentos utilizados nos screenings em empresas, socorristas, aeroportos e rodoviárias em todo o mundo são da FLIR Systems, líder global em câmeras termográficas. "Nossas plantas estão produzindo quatro vezes mais do que a carga normal de fabricação para apoiar este momento crítico global", diz Macson Guedes, gerente e diretor de vendas da empresa na América Latina.

Nem todas as câmeras termográficas podem ser utilizadas para este fim, alerta Guedes. "Nós desenvolvemos modelos específicos para a detecção de casos de temperatura corporal elevada. Termovisores industriais não são aceitáveis para esse uso, por exemplo, pois possuem precisão de 2°C para mais ou para menos. São feitos para medir a temperatura de motores, entre outras coisas, e poderiam piorar a situação se empregados nesta missão", disse.

As câmeras FLIR não são classificadas como um dispositivo médico, mas têm aprovação do FDA (Food and Drug Administration, agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos). O dispositivo FLIR deve ser usado como um complemento para outros procedimentos de diagnóstico clínico no diagnóstico, quantificação e rastreamento das diferenças na pele mudanças de temperatura da superfície.

"Enquanto o mundo trabalha em conjunto para enfrentar a pandemia global de COVID-19, dada a necessidade dessa tecnologia, a FLIR priorizará as entregas iniciais desta nova câmera da série A para profissionais que a usem na triagem de temperatura corporal como um complemento para outros métodos de triagem de temperatura para ajudar a combater a propagação do vírus", diz Jim Cannon, presidente e CEO da FLIR. 

Os equipamentos para screening da FLIR possuem margem de erro de meio grau e alarmes configuráveis visuais e sonoros em casos de detecção. Também contam com resolução espacial, que permite o monitoramento de 1,5 a 3 metros de distância, e foco ajustável, para melhorar a precisão da medição. Após este período crítico, a função "screening" poderá ser desativada, para que a câmera também seja útil de outras aplicações. A A400/A700, um dos modelos usados para auxiliar na pandemia, também pode ser usada para monitoramento de equipamentos, linhas de produção e infraestrutura crítica. 

A FLIR está atualmente em teste beta para uma solução automatizada de software para triagem de temperatura corporal totalmente integrada às câmeras térmicas certificadas pela Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos. 

Sobre a FLIR Systems, Inc.
Fundada em 1978, a FLIR Systems é uma empresa líder mundial em tecnologia industrial, focada em soluções de sensoriamento inteligente para aplicações de defesa, industriais e comerciais. A visão da FLIR Systems é ser "o sexto sentido do mundo", criando tecnologias para ajudar os profissionais a tomar decisões mais informadas que salvam vidas e meios de subsistência. Para mais informações, visite www.flir.com e siga @flir