Futuro das salas de aula
Excluindo as aulas práticas, todos podem se beneficiar de um sistema bem projetado e implementado. E para nos ajudar, hoje temos várias tecnologias ao nosso alcance.
Por Fernanda Gereto*
Seja em uma apresentação, em um show, no discurso do presidente da empresa ou em uma reunião, o áudio é vital para transmitir uma mensagem de forma clara, objetiva e sem interrupções. E quando se trata de uma sala de aula, o áudio é ainda mais importante para o desempenho do aluno e do professor.
Uma boa comunicação é crucial para o ensino híbrido. Um áudio de qualidade nos dá a sensação de fazer parte do ambiente e nos permite contribuir com comentários e dúvidas durante a aula.
Estima-se que cerca de 75% da eficiência em uma transmissão é graças ao áudio, no entanto, isso só se aplica quando o áudio no ambiente (acústico), ou o áudio transmitido através de alguma plataforma de videoconferência, são de excelente qualidade. O que costumamos ver é o oposto: salas com acústica ruim e equipamentos de áudio e vídeo superestimados. Por esse motivo, o percentual de eficiência cai drasticamente e as conexões se tornam um problema que afeta toda a instituição de ensino. Como resultado, o som de baixa qualidade pode reduzir a capacidade de aprendizagem e memória, bem como desmotivar aqueles que optam pelo ensino híbrido.
Para entender como o áudio influencia o aprendizado, recentemente uma associação na Suécia fez um estudo com mais de 1500 alunos on-line, que indicou que cerca de 80% dos alunos têm problemas de concentração, 60% irritabilidade, 50% cansaço, 40% dificuldade em lembrar detalhes do conteúdo e cerca de 30% deixam as aulas com dor de cabeça se o áudio na aula for ruim.
Além disso, um estudo da Microsoft sobre tendências futuras em salas de aula para 2030, indica que as plataformas de colaboração estão aqui para ficar e que é necessário se adaptar agora, para atender às necessidades futuras dos alunos. Uma vez que os sistemas de videoconferência tenham sido bem instalados, esses dispositivos permitem que pessoas em diferentes locais trabalhem juntas em tempo real e em projetos educacionais dentro e fora da sala de aula.
Apenas para abordar algumas possibilidades, gostaria de propor as seguintes questões:
- Como melhorar a acessibilidade para os alunos em um dia chuvoso caótico, quando muitos normalmente perderiam a aula?
- Como fazer com que estudantes de diferentes países ou instituições trabalhem juntos no mesmo projeto?
- Como podemos convidar um professor de outra região, ou de diferentes instituições, para trabalhar em conjunto num determinado projeto?
- Como podemos convidar um professor de outro continente para dar uma aula específica, sem ter os custos adicionais do bilhete e do hotel?
- Como ajudar o aluno que perde as aulas porque tem que fazer viagens de trabalho?
A resposta para todas essas perguntas é a educação híbrida.
Excluindo as aulas práticas, todos podem se beneficiar de um sistema bem projetado e implementado. E para nos ajudar, hoje temos várias tecnologias ao nosso alcance. Além de escolher a plataforma, também devemos pensar em qual solução de áudio é mais fácil de integrar e a que melhor se adapta à dinâmica criada pelo professor durante as aulas, e que, ao mesmo tempo, é fácil de usar pelos alunos.
Com isso em mente, a Shure agora tem a solução Stem Ecosystem, com a qual é possível projetar uma sala de aula a partir de uma página da Web (Stem RoomDesign) e calcular o número de produtos necessários para a cobertura completa de microfones e alto-falantes.
O Stem Ecosystem cuida de todo o processamento de áudio: cancelamento de eco, controle automático de ganhos, redução de ruído e todos os mecanismos que impedem a reverberação. Via USB, o sistema permite que você se conecte facilmente a computadores na sala, ou mesmo a um sistema sem fio da Barco (CX20, CX30 e CX50), por exemplo.
A família de soluções inclui um microfone de teto, alto-falantes que podem ser instalados na mesa, parede ou teto e uma mesa e parede de viva-voz (microfone e alto-falante), bem como um Painel de Controle e um Hub que permitem conectar até 10 computadores na mesma sala.
A implementação é tão simples como mostrado no diagrama a seguir, onde vemos que, com uma estrutura de rede simples, podemos facilmente concluir a instalação e deixar a sala de cirurgia em menos de um dia. Precisa fazer ajustes no áudio? Não se preocupe, com o recurso Room Adapt o próprio sistema otimiza o DSP para atender a sala automaticamente. Com essas soluções, as equipes de TI em escolas e universidades são reduzidas em esforço, e os professores podem se concentrar no ensino e na aprendizagem.
Para mais informações, visite a página do Ecossistema de Caules da Shure e conheça outros casos de implementações bem-sucedidas em instituições educacionais em todo o mundo. Da mesma forma, se você tiver alguma dúvida, você pode entrar em contato conosco diretamente através do meu e-mail.
*Fernanda Gereto é Especialista Sênior em Desenvolvimento de Mercado da Shure Latin America. Você pode contatá-la através do geretof@shure.com
Richard Santa, RAVT