Axis avança no mercado de sistemas de som com alto-falantes inteligentes - NetSeg

Axis avança no mercado de sistemas de som com alto-falantes inteligentes

Tecnologia | 2017-08-08

Alto-falantes IP permitem tocar música ambiente de forma sincronizada, além de emitir anúncios ao vivo ou gravados, inclusive em horários agendados.

A Axis Communications, líder em vídeo em rede, continua apostando em sistemas de som inteligentes para o mercado de sistemas de som. Os alto-falantes IP AXIS C2005, de embutir em teto, e AXIS C1004-E, de instalação aparente, são soluções tudo-em-um que incluem amplificador, mixer, processador de sinal, funcionalidade de streaming, microfone e fonte de energia, tudo preconfigurado para uso imediato.

Com tecnologia Power over Ethernet (PoE), um único cabo de rede fornece dados e energia para cada alto-falante. Assim, as unidades são ligadas ao switch por cabo de rede, sem precisar de sistema para sincronização ou qualquer outro equipamento. Nenhum conhecimento de áudio é necessário para instalar e usar.

Este vídeo explica o conceito no ambiente de varejo:

https://www.youtube.com/watch?v=hP1TdLNV1zg

Tipicamente, os novos alto-falantes IP podem sem utilizados para um anúncio programado na abertura da loja, seguido pela execução de músicas predefinidas ao longo do dia. A música ambiente pode ser interrompida em certos horários para avisos programados de ofertas, além de anúncios ao vivo a qualquer momento para que alguém se apresente. No fim do dia, um alerta-padrão pode ser emitido em horários fixos, antes do fechamento da loja, de forma sincronizada e homogênea em todos os ambientes.  

Por outro lado, também é possível endereçar e controlar cada unidade individualmente ou em sub-grupos. Ao criar zonas com um conjunto endereçável de alto-falantes, pode-se direcionar para esses ambientes uma música de fundo diferente do restante da loja, bem como anúncios ao vivo e pré-gravados específicos para essas áreas. O volume de cada unidade pode ser regulado separadamente.

Os produtos também podem ser aplicados para otimização de lojas:

https://www.youtube.com/watch?v=jDo4g1D7aPU

“A Axis conduziu a migração de sistemas analógicos ao mundo digital no mercado de videomonitoramento com tecnologias inteligentes, seguras e baseadas em plataformas abertas à integração. Desde 2016, estamos levando a mesma proposta para o áudio”, afirma Andrei Junqueira, gerente de vendas da Axis Communications. “Isso torna dispensáveis uma série de equipamentos tradicionais de sistemas de áudio analógicos, que além do investimento inicial e de conhecimentos técnicos, tendem a gerar maior necessidade de manutenção, por representarem mais pontos de falhas”.  

Criados para uso profissional, os novos alto-falantes IP da Axis permitem executar música de fundo através do aplicativo AXIS Audio Player, pré-instalado. Podem-se criar listas de músicas usando a playlist offline dos alto-falantes (com cartão de memória SD) ou a partir de serviços de streaming de áudio. Já os arquivos com anúncios pré-gravados podem ser disparados a partir de determinado evento identificado pelas câmeras de videomonitoramento. Além disso, os alto-falantes vêm com suporte a SIP, facilitando sua integração com sistemas de telefonia VoIP (por exemplo, para avisos ao vivo).

O alto-falante de embutir AXIS C2005 é ideal para uso discreto em espaços internos, enquanto o alto-falante aparente AXIS C1004-E vem nas cores preto ou branco e é resistente a jatos d’água. Ambos já estão disponíveis para o mercado brasileiro.