Hospital no Equador utiliza câmeras Axis para resposta rápida a emergências - NetSeg

Hospital no Equador utiliza câmeras Axis para resposta rápida a emergências

Saúde | 2017-06-12

A maternidade da região de Guayaquil está utilizando câmeras de videovigilância para acompanhar pacientes que não conseguem se comunicar.

O Hospital da Mulher – Alfredo Paulson, que presta atendimento especializado em ginecologia e obstetrícia para mais de 800 mulheres por dia, garante resposta rápida a emergências através do sistema de videovigilância. Quando as câmeras mostram que alguma paciente apresentou uma reação imprevista e não consegue se comunicar com a equipe assistencial, a sala de controle aciona imediatamente os responsáveis. 

No total, as 235 câmeras da fabricante sueca Axis Communications operam nos 36 mil metros quadrados do edifício de atenção especializada à mulher e maternidade, em 5 andares e na parte exterior. Assim, é possível controlar a circulação diária, inclusive nas salas de operação, UTI e laboratórios. 

O recurso é especialmente útil em salas onde há câmeras e os pacientes necessitam de atendimento mas não conseguem, por diversos motivos, comunicar suas necessidades. O sistema também funciona como ferramenta de apoio à equipe de mais de 1000 funcionários: ao surgir uma emergência, pode-se reduzir o tempo de resposta a mulheres ou recém-nascidos que requeiram prioridade. 

Assim, os 553 leitos (337 para adultos e 216 para bebês), os 18 centros cirúrgicos e as 8 salas de parto se encontram absolutamente resguardadas de qualquer tipo de imprevisto. 

Um dos modelos de câmera empregado é a AXIS P1354-E, câmera fixa com a tecnologia Lightfinder, que permite visualizar cores mesmo no escuro. Também foi adotado o modelo ultracompacto AXIS M3004-V, instalada em lugares que exigem discrição. O aparelho captura vídeos no Formato Corredor, com imagens em proporção 9:16. 

O software utilizado é o VMS Milestone Expert 2014, empresa parceira da Axis, que permite obter todas as câmeras interconectadas e com possibilidade de escalabilidade. “Sabemos que um investimento de longo prazo em tecnologia aberta é o que nos permitirá expandir o projeto”, conta Freddy Matamoros Espinosa, Chefe de Engenharia Hospitalar do Hospital da Mulher.

Sobre a Axis Communications

A Axis Communications oferece soluções avançadas de segurança para criar um mundo mais inteligente e seguro. Como líder do mercado de vídeo em rede, a Axis impulsiona a indústria através do lançamento de produtos de rede inovadores baseados numa plataforma de tecnologia aberta. A Axis tem relações de longo prazo com seus parceiros em todo o mundo para compartilhar conhecimento e desenvolver novos mercados. A Axis possui mais de 2700 funcionários dedicados em mais de 40 países e opera através de uma rede global de mais de 80 mil parceiros. Fundada em 1984, a Axis é uma empresa de TI com base na Suécia e listada na NASDAQ Stockholm como AXIS.