Axis cria câmeras PTZ com memória focal - NetSeg

Axis cria câmeras PTZ com memória focal

Câmeras | 2016-08-15

Quatro dos novos modelos são capazes de lembrar o foco em áreas predefinidas para um ajuste instantâneo, sem esperar alguns segundos pelo auto-foco e sem ajuste manual.

A Axis Communications, líder em videomonitoramento IP, lançou um conjunto de câmeras PTZ (pan, tilt e zoom) que evitam perder detalhes devido à demora no ajuste do foco. Normalmente, cenas com iluminação variável e outros fatores fazem a câmera perder a referência e passar vários segundos até gerar imagens nítidas. Agora, os novos modelos da série AXIS Q60 oferecem foco preciso em áreas predefinidas, instantaneamente.

Essa velocidade na geração de imagens nítidas é crítica em diversas situações. No setor de transportes, a espera de alguns segundos para ajustar o foco pode impossibilitar a visualização clara da placa de veículos em deslocamento à noite e com os faróis acesos. Para o monitoramento de vias públicas, os primeiros segundos de uma ação podem ser determinantes na identificação de suspeitos. Isso também pode ter impacto na operação de portos, aeroportos, estações de trem e estádios.

Essa inovação é especialmente útil em cenários que requerem muita operação manual usando um joystick. Com a memória focal, não há necessidade de ajustá-lo manualmente ou esperar pelo ajuste do auto-foco.

 

As novas câmeras também são as primeiras na série AXIS Q60 a oferecer Zipstream, uma tecnologia de compressão compatível com o padrão H.264 que reduz dramaticamente a necessidade de largura de banda e armazenamento em até 50% mesmo durante movimentos da câmera, sem perda de detalhes na imagem. Ao reduzir a necessidade de armazenamento, o Zipstream barateia o custo total do projeto.

O modelo AXIS Q6055, inclusive em sua versão para uso externo, vem com processador aprimorado e diversos analíticos de vídeo na própria câmera. Além disso, a câmera tem uma maior capacidade para rodar analíticos de parceiros da Axis em comparação com modelos anteriores. Essa maior capacidade analítica pode ajudar a prevenir crimes.

 

Todos os lançamentos da AXIS Q60 oferecem zoom óptico de 36x e resoluções que, dependendo do modelo, chegam até o Full HD. Todos incluem funcionalidade Day/Night, Amplo Alcance Dinâmico (WDR), Estabilização Eletrônica de Imagem e slot para cartão de memória para armazenamento das imagens na própria câmera.

Os modelos para uso interno têm áudio bidirecional e detecção de áudio, além de proteção contra poeira e goteiras. Já os externos são resistentes a atos de vandalismo e protegidos contra poeira, chuva e neve.

As novas câmeras, assim como todas as da série Q60, podem ser usadas junto com a AXIS Q6000-E. Essa combinação de câmeras cria uma solução integrada capaz de gerar imagens em duas telas: uma exibe a visão gerão da cena através de quatro lentes Full HD em 360 graus com um campo de visão de 20 km2, enquanto a PTZ mostra o zoom numa outra tela. Basta clicar em qualquer área da visão gerão para que o zoom seja direcionado àquele ponto, buscando o detalhe sem perder o todo.

As novas câmeras da série Q60 já estão disponível no Brasil através da rede de distribuidores da Axis. 

Sobre a Axis Communications
A Axis Communications oferece soluções avançadas de segurança para criar um mundo mais inteligente e seguro. Como líder do mercado de vídeo em rede, a Axis impulsiona a indústria através do lançamento de produtos de rede inovadores baseados numa plataforma de tecnologia aberta. A Axis tem relações de longo prazo com seus parceiros em todo o mundo para compartilhar conhecimento e desenvolver novos mercados. A Axis possui mais de 2100 funcionários dedicados em mais de 40 países e opera através de uma rede global de mais de 80 mil parceiros. Fundada em 1984, a Axis é uma empresa de TI com base na Suécia e listada na NASDAQ Stockholm como AXIS.