Segurança em shoppings centers: como otimizar recursos e melhorar processos operacionais
A segurança eletrônica está cada vez mais presente em nosso dia a dia. Seja em casa, no carro, na empresa ou num Shopping Center, existem sistemas e novas tecnologias que auxiliam no controle de riscos.
Porém para cada lugar existe um processo exclusivo. Por exemplo, o processo de segurança de um shopping center é diferenciado, pois é um ambiente que após aberto não tem controle de acesso e portanto necessidade de cuidados e sistemas especiais.
A ISC Brasil 2016, com o apoio do Portal de Negócios, NetSeg, identificou a alta demanda do setor pelo tema de segurança eletrônica para Shoppings Centers e traz a 4ª edição do GOSC (Seminário de Gestão em Operações de Segurança em Shoppings Centers), que acontecerá simultaneamente à feira no dia 17 de Março, das 08h30 às 13h.
Adauto Lopes, Diretor Executivo da empresa Seg One – Consultoria e Treinamentos em Segurança antecipa na exclusiva entrevista abaixo os principais assuntos atualmente no setor e quais serão abordados no GOSC!
Credencie-se aqui e aproveite para se inscrever nesse evento simultâneo e em outros que acontecerão na ISC Brasil.
1. O tema segurança eletrônica tem interessado cada vez mais empresas e o consumidor final. A tecnologia fez com que essa importante área ganhe cada vez mais destaque. E a segurança na gestão de shoppings centers, é um assunto que já tem a devida atenção?
Nos dias atuais não podemos deixar em segundo plano o uso de tecnologia na gestão de segurança em qualquer empreendimento. Acreditamos que o processo de segurança dos shopping centers tem forte atenção das empresas e com investimentos significativos. Ao visitarmos os shoppings é notória a presença de recursos humanos e tecnológicos.
2. Quais são os pontos principais que devem ser tratados quando falamos de segurança em shoppings?
O processo de segurança de um shopping center é diferenciado, pois é um ambiente que após aberto não tem controle de acesso e portanto necessidade de cuidados especiais. Treinamento a equipe de segurança deve ser um dos pontos mais importantes do processo de gestão.
3. O seminário abordará assuntos como treinamentos, avanços da tecnologia, e os desafios relacionados à segurança no atual momento econômico. Como o atual momento econômico do pais afeta esse setor? Podem nos passar alguns pontos que serão abordados na palestra?
Vivemos um momento sensível na economia brasileira e a discussão gera em torno dos custos operacionais da segurança. Os custos da área de segurança, não só em shopping center, mas em todos os segmentos são diretamente ligados à recursos humanos. O que queremos discutir é a otimização dos recursos para melhorar os processos operacionais em segurança. A discussão deve ter forte foco em melhorar o processo e ter maior percepção da segurança utilizando estratégias, sem aumentar os custos.
4. Quais são as legislações que abrangem essa área? O que as administrações dos shoppings devem fazer para segui-las corretamente?
A legislação que abrange a área é a lei 7.102/83 e suas portarias. Trata-se da legislação da segurança no país. Esta lei trata da segurança orgânica (da própria empresa) e aquelas com empresas especializadas. Há um processo que precisa ser realizado junto a Polícia Federal e que autoriza o serviço orgânico no shopping. Manter a legalidade de um departamento de segurança é extremamente importante e visto os processos necessários para estar de acordo com a lei é importante contar com assessorias especializadas e que cuidam de todos os tramites perante a Policia Federal.
5. Quais fatores foram determinantes para que a ISC Brasil fosse escolhida para receber o seminário?
Para a Seg One estar presente em um dos fóruns de maior convergência da área de segurança no Brasil é muito importante. Assim, a escolha se deu com a forte presença de marcas importantes, público visitantes e visibilidade no evento.