Otimização dos fluxos de trabalho para sala de controle de energias renováveis
Para chegar ao auge da energia renovável as empresas que prestam serviços públicos precisam considerar a organização de suas salas de controle. As fontes tradicionais de energia são obrigadas a serem constantemente monitoradas, as salas de controle agora são encarregadas de monitorar o fornecimento de fontes de energia renovável. Portanto, os centros de controle não só precisarão adaptar ou atualizar seus sistemas de gestão, mas também pensar nos fluxos de trabalho de seus operadores.
Essas empresas que prestam serviços públicos estão gradualmente diversificando seus portfólios de energia e é por isso que os operadores dos centros de controle das empresas precisam monitorar uma variedade de ativos energéticos, sejam eles hidrelétricos, solares, eólicos e geotérmicos, além das fontes tradicionais de energia.
Eventualmente, o desafio para as salas de controle é monitorar eficientemente a combinação de fontes de energia, além dos sistemas de gestão, e, por sua vez, otimizar os fluxos de corrente em tempo real entre a demanda da rede e a oferta de toda essa energia.
Como o fluxo de trabalho pode ser otimizado? Os operadores deverão organizar seus diferentes aplicativos e fontes em uma única exibição, ou seja, em um video wall, isto para poder ter uma visão geral precisa de cada uma das fontes de vídeo, imagens e dados. O software dos video walls permitirá que o operador monitore o conteúdo de maneira simultânea ou quando precisar.
As soluções para espaço de trabalho do operador em empresas de fluxo de energia, como o OpSpace da Barco, fazem com que a integração dos sistemas de informação de energia tradicional e renovável seja muito mais fácil, permitindo que os operadores combinem e integrem diferentes fontes, aplicativos e redes em um único espaço virtual de pixels. "Os operadores podem criar e organizar seu espaço de trabalho pessoal, reduzir o tempo de navegação e melhorar a eficiência em qualquer situação", acrescentou Manuel Navarrete, gerente de vendas da Barco na Colômbia.
Campos eólicos ou solares, por exemplo, estão espalhados em diferentes locais, longe das salas de controle, o que dificulta com que os operadores se comuniquem e colaborem de maneira eficiente com a equipe de manutenção a tempo.
"Existem soluções de streaming de mídia para que os operadores de salas de controle possam facilmente compartilhar o conteúdo selecionado com locais remotos. Dessa forma, operadores de campo autorizados ou a equipe externa podem ter uma visão completa da situação, contribuindo para uma tomada de decisão melhor e mais rápida", disse Manuel Navarrete, gerente de vendas da Barco na Colômbia.
Os prestadores de serviços públicos têm uma enorme responsabilidade, pois prestam serviços vitais, garantindo a produção e a distribuição da melhor forma possível. Nesse sentido, as salas de controle permitem visualizar todos os dados dinâmicos; isso inclui não apenas informações detalhadas da grade, mas também mapas representando a área atendida, fornecendo aos operadores as ferramentas necessárias para executar suas tarefas críticas, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Os setores de energia e serviços públicos estão cada vez mais focados na transformação digital, um movimento que promete grandes conquistas em termos de melhores interações com os clientes, operações simplificadas, processos automatizados e maior eficiência.
As soluções para salas de controle oferecem um ambiente seguro e estável onde se pode concentrar em suas operações e não na tecnologia que você está usando. Operadores e supervisores podem coletar informações em tempo real de redes isoladas e diferentes, e interagir com suas fontes de OT e TI em uma imagem operacional comum segura ou espaço de trabalho ergonômico para o operador. Além disso, eles atendem a todos os requisitos regulatórios e aprovam com sucesso varreduras de vulnerabilidade de segurança cibernética de terceiros.
"Olhando para 2022, é essencial que os centros de energia renovável busquem a transformação por meio de tecnologias de sala de controle que lhes permitam tornar os processos mais eficientes e reduzir riscos, dessa forma, será possível garantir a continuidade de serviços essenciais, para o desenvolvimento das regiões latino-americanas", finaliza Manuel Navarrete, gerente de vendas da Barco na Colômbia.
Sobre a Barco
A Barco é uma líder global em tecnologia que desenvolve soluções de visualização em rede para os mercados de entretenimento, empresarial e saúde. Nossas soluções têm um impacto visível, pois, permitem que as pessoas desfrutem de experiências de entretenimento atrativas; incentivem o compartilhamento de conhecimento e a tomada de decisões inteligentes nas organizações, e ajudam os hospitais a fornecer a seus pacientes os melhores cuidados possíveis.
Com sede em Kortrijk (Bélgica), a Barco alcançou vendas de 804 milhões de euros em 2021 e conta com uma equipe global de mais de 3.000 funcionários, cuja paixão pela tecnologia se reflete em mais de 500 patentes concedidas. A Barco está listada na Bolsa de Valores de Bruxelas desde 1985. (Euronext: BAR; Reuters: BARBt.BR; Bloomberg: BAR BB).