Data Center do TCE/RS é equipado com tecnologia SYSTIMAX - NetSeg

Data Center do TCE/RS é equipado com tecnologia SYSTIMAX

Cidades Digitais |

O atendimento aos requisitos do termo de referência especificados na licitação  para a implantação do data center (assim como à exigência legal de menor preço) inclui o Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (www.tce.rs.gov.br) entre os clientes da SYSTIMAX® – marca líder em soluções de infraestrutura de rede da CommScope Enterprise Solutions – e do Grupo Policom® - líder no mercado nacional de distribuição de produtos para Cabeamento Estruturado e CFTV IP.

A necessidade de investimento no data center do TCE-RS se deveu à intensificação do uso da informática na atividade fim do Tribunal (controle externo). Para garantia de funcionamento dos recursos computacionais (rede e servidores) foi necessário investir em uma estrutura confiável, informa Frederico Henrique Goldschmidt Neto, supervisor de Informática do TCE/RS, lembrando que a rede do TCE-RS é utilizada para as atividades inerentes ao exercício do controle externo, bem como para as atividades administrativas internas. Além disso, o data center foi projetado de forma a possibilitar crescimento da rede atual sem necessidade de novos investimentos ou ampliações.

Em sua implementação, feita pela Ifortix – integradora responsável pela execução – foram enfrentados alguns desafios. Como o principal, Goldschmidt cita a transição entre a sala de servidores existente e o novo data center, que foi executada em um fim de semana: “A transição envolvia desligamento de todos equipamentos, desconexão, transporte, reconexão em novo cabeamento e reinicialização. Portanto, uma etapa bastante delicada”, recorda.

No total, são cerca de 150 pontos Categoria 6a, mais 55 pontos Categoria 6 e InstaPATCH, solução modular da SYSTIMAX Solutions baseada na tecnologia LazrSPEED® de fibras multimodo, especialmente desenvolvimento para data centers e locais que exigem economia de espaço, tempo e trabalho, capaz de permitir que 96 fibras fiquem prontas no mesmo tempo necessário para fazer uma única conexão ótica com os sistemas tradicionais.

Sobre a Ifortix

Fundada em 1993, a  Ifortix (www.ifortix.com.br), especializou-se na realização de projetos e implementação de redes físicas de dados, voz e imagem, utilizando as mais atualizadas tecnologias em cabeamento estruturado e fibras ópticas. Com o passar do tempo, passou a fornecer soluções completas em infraestrutura e segurança física para tecnologia da informação. Ao longo de todo o processo de evolução e expansão, a Ifortix manteve sua sede em Porto Alegre e abri filiais no Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo. Desenvolvendo e implementando projetos com produtos de primeira linha, por profissionais treinados e de acordo com normas internacionais, a Ifortix tem como objetivo ajudar seus clientes a minimizar riscos, reduzir custos e aumentar a produtividade de seus processos de negócio. A Ifortix responde por projetos e construção de data centers, redes de cabeamento de dados, voz e elétrica, soluções de energia, ar condicionado, proteção contra incêndios, controle de acesso e monitoramento.

Sobre a CommScope®

A CommScope® (www.commscope.com) exerceu um papel fundamental em quase todas as redes de comunicações mais importantes do mundo. Criou a infraestrutura que conecta as pessoas com as tecnologias por meio de cada inovação. O portfólio de soluções de ponta a ponta inclui tudo o que os clientes necessitam para construir redes tradicionais e sem fio de alto rendimento. Embora a tecnologia evolua, a meta continua sendo a mesma: ajudar os clientes a criar, inovar e desenvolver mais rápido e melhor. A empresa tem com foco conectar e fazer evoluir as redes para os negócios em casa, no trabalho e em movimento. A CommScope, a Andrew e a SYSTIMAX são marcas comerciais registradas da CommScope, Inc.

Sobre o Grupo Policom

Fundado em 1995, o Grupo Policom (www.grupopolicom.com.br) é líder no mercado nacional de distribuição de produtos para Cabeamento Estruturado direcionados a aplicações de dados, voz, vídeo e controles prediais, e para CFTV IP dos principais fabricantes do mercado, reconhecidos internacionalmente. Com sede na capital paulista, é formado pelas empresas Policom SP (São Paulo-SP), Policom Rio (Rio de Janeiro-RJ), Paris Cabos (São Paulo-SP), Policom Paraná (Curitiba-PR) e Policom RS (Porto Alegre-RS), mantendo representantes regionais para áreas específicas, como interior dos Estados de São Paulo, Minas Gerais. Santa Catarina e Paraná. Em 2011, inaugurou o Policom Solution Center, com área de 130 metros quadrados para treinamentos e showroom das soluções de alta tecnologia comercializadas, que é também aberto à visita dos clientes, mediante agendamento prévio. Contando com estrutura logística em condições de atender a todo o território nacional, o Grupo Policom oferece suporte técnico e comercial aos seus clientes. O seu corpo de profissionais participa constantemente de cursos ministrados pelos fornecedores e parceiros, mantendo-se atualizados para orientar corretamente os clientes com relação às melhores soluções de conectividade. Atualmente, o Grupo Policom possui diversos engenheiros, MBAs e RCDDs entre seus mais de 150 colaboradores.