Pane interrompe atendimento em Hospital da UNIMED
Filas e reclamações foram constantes, durante toda a manhã e início da tarde de ontem, no Hospital da Unimed, devido a uma pane no sistema de biometria, de autorização de procedimentos e que é informatizado.
Dentre os várias usuários que retornaram sem conseguir o atendimento pretendido estava a promotora de vendas de lingerie, Cleide Duarte. Após chegar ao local por volta das 13h30, perto de 15 horas ela resolveu ir embora sem conseguir a pré-senha na solicitação de seções de fisioterapia em seu ombro direito, conforme indicação de seu ortopedista.
Insatisfação um pouco menor do que a de Cleide demonstrou a comerciante Carla Andrade, que havia levado o filho Felipe, de dois anos, para emergência pediátrica. “Ele foi medicado, mas o atendimento está muito lento”, comentou.
O presidente da Associação dos Hospitais do Ceará, o médico Aramicy Pinto, informou que praticamente 80% dos atendimentos eletivos foram transferidos para hoje, tais como exames laboratoriais. “Foram prejudicados, sobretudo, os procedimentos que necessitavam de autorização”, disse.
Conforme Aramicy Pinto, o sistema de biometria, que é informatizado, ficou fora por volta das 9 horas da manhã até 15h30. “Na emergência, também algumas pessoas retornaram sem ser atendidas”, frisou, esclarecendo que no hospital muitos guichês ficaram lotados. Para minimizar a situação, a solução encontrada foi autorizar as solicitações de exames pelo serviço Linha Verde (através de ligações telefônicas), que também ficou congestionado durante parte do dia.
“Teve gente que esperou de 45 minutos a uma horas para a liberação de atendimento que desejava”, lembrou, explicando ainda que, atualmente, a Unimed responde por 50% dos atendimentos nos hospitais, clínicas e laboratórios da Capital. “É o maior plano de prestação de serviços de saúde que nós temos”, observou.
Por sua vez, a Unimed Fortaleza enviou à redação a seguinte nota: “O ocorrido com o sistema operacional do Hospital Regional Unimed Fortaleza (HRU), na manhã de hoje (ontem), tratou-se de problema ocasional, que acarretou lentidão temporária nos processos. Porém, o mesmo foi rapidamente normalizado, sendo restabelecido o atendimento”.