NetSeg entrevista um dos maiores nomes da segurança internacional, Igor Pipolo - NetSeg

NetSeg entrevista um dos maiores nomes da segurança internacional, Igor Pipolo

Consultoria | 2020-03-20

O portal de negócios NetSeg teve a oportunidade de entrevistar um dos maiores nomes da Segurança Internacional, Igor Pipolo, que após 7 anos vivendo entre Brasil e EUA está assumindo novo desafio. Segundo ele, pelo fato da segurança estar vivendo novo momento onde a participação no cenário nacional se tornou bastante expressiva hoje e com aquecimento da economia, ele acredita muito nos investimentos em prevenção e na contratação de produtos e serviços de segurança.

NS: Igor, como foi tomar a decisão de partir para um novo formato de negócio?

iP: Considerando o cenário atual do mercado brasileiro eu tomei a decisão de trazer toda experiência vivida nos EUA para cá. Afinal, nada melhor do que trabalhar com o mercado em que você conhece, atuando na área de mídia. Fazer um programa já era um sonho que eu vinha alimentando e quando encontrei o Christian Visval, ele abraçou esse projeto. Agora, o fundamental foi pensar em um programa descontraído, deixando de lado aquela parte formal e pesada. 

NS: Como foi feita a ligação do hobby de cada profissional com sua profissão para o programa 60 Segurança?

iP: O 60 Segundos de Segurança é um programa leve onde vamos para um tatame de judô, um campo de golf, voar de helicóptero, andar de wakeboard e outras aventuras. esse conceito tornou o programa extremamente dinâmico onde eu entrevisto cada profissional em seu ambiente de Hobby ou esporte preferido. Até fazendo um churrasco e podando Bonzai já fiz entrevistas, mas sempre levando a informação daquele profissional e daquele setor que ele atua, para que as pessoas entendam que por trás de cada profissional de segurança existe uma pessoa. Ou seja, o objetivo é levar um conteúdo divertido com muita responsabilidade, de forma que seja palatável a todos os gostos. 

NS: Como você vê a atuação do profissional de segurança no mundo de hoje?

iP: Nos meus mais de 27 anos nesse mercado de segurança eu vi uma grande profissionalização dos gestores de segurança, que buscam identificar os riscos e levar soluções para as questões de segurança empresarial como um todo. Se considerarmos os vários segmentos de atuação no setor privado ou público, temos dois mundos distintos, os profissionais de segurança que entendem da tecnologia de um lado, e os profissionais que fazem a gestão da segurança de outro. Hoje é importante equilibrar as ações desses profissionais de segurança a fim de que possam atuar levando em consideração a gestão de risco que vai adotar a medida adequada para cada situação. Fazendo uma analogia com um hospital, não da pra manter um hospital só com enfermeiros, assim como não da pra manter um hospital só com médicos. Na segurança funciona assim também e, considerando a complexidade que é a integração de sistemas, vamos precisar de um profissional com uma visão mais ampla para atuar na gestão de riscos de uma empresa.

NS: O que as empresas precisam saber sobre a importância de um plano de contingencia, considerando os dias de hoje?

iP: Plano de continuidade de negócio para as empresas é o mesmo que um plano de saúde pra nós. Algo que você quase não usa (melhor nem precisar mesmo), mas se você precisou ser internado, por exemplo, aí você vai entender para o que serve.  Mas um plano de continuidade de negócio, envolve o plano de contingência, de emergência, de recuperação, entre outras ações, é quando a empresa está no melhor momento dela que se deve pensar nas ações, imaginando 5 ou 10 anos na frente. Mapeamos os riscos em cada área da empresa para saber o impacto financeiro sobre cada uma delas caso o risco se concretize. Então quando temos um plano de continuidade bem feito ele atua sobre a impactos desses acontecimentos para que a empresa consiga se restabelecer com o mínimo de perdas, certamente, quando passar o problema a empresa volta com outro DNA. Neste caso do COVID19, que fala da morte de pessoas, mas ninguém lembra da morte de muitas empresas em uma situação como essa. Hoje existem profissionais altamente especializados e atualizados com as normas locais e internacionais capazes de ajudar as empresas a reduzirem seus riscos. O importante é entender que pelo fato de ter um plano de continuidade de negócio não significa que ela vai evitar a crise. A crise vai acontecer e com um bom plano a empresa vai minimizar as perdas.

NS: Qual a importância da tecnologia para o dia a dia das verticais de mercado?

iP: A tecnologia é importante para tudo que se faz hoje. O que vale aí é entender a melhor aplicação da tecnologia para cada situação.  Eu costumo dar um exemplo assim: Não adiante ter um patinete e querer ir pra lua, tão pouco adianta ter um foguete pra cuidar da quadra em volta da empresa. Por isso temos que ter a tecnologia adequada para atender todas as necessidades da empresa. O profissional de segurança que enxerga isso de forma holística e usa as ferramentas adequadas para montar a equação, tanto de prevenção quanto de reação, vai conseguir otimizar de forme expressiva os resultados.

Mais informações: https://www.netseg.com.br/empresas.php?id=24