Projeto piloto mostra como a tecnologia de CFTV de alta definição com biometria facial pode tornar os estádios mais seguros - NetSeg

Projeto piloto mostra como a tecnologia de CFTV de alta definição com biometria facial pode tornar os estádios mais seguros

Entretenimento |

A solução é resultado de parceria entre Grupo Policom, Abex Brasil e NNW, com apoio da Federação Paulista de Futebol e da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Demonstração será feita na entrada principal do Estádio do Pacaembu, no dia 25 de março, às 16h.

No dia 25 de março, o Grupo Policom, em conjunto com a Abex Brasil e a NNW, divulga projeto piloto de monitoramento de alta definição com biometria facial para estádios modernos. Com o apoio da Federação Paulista de Futebol e da Polícia Militar do Estado de São Paulo, o anúncio será feito durante partida entre Corinthians e Palmeiras pelo Campeonato Paulista de Futebol, a ser realizada no Estádio do Pacaembu, às 16h.  A divulgação acontece após testes realizados naquele mesmo estádio nos jogos Corinthians x São Paulo, no dia 12 de fevereiro; Palmeiras x Ajax, em 14 de fevereiro; e Palmeiras x Oeste, em 23 de fevereiro.

Em termos gerais, o projeto piloto de monitoramento de alta definição desenvolvido em conjunto pelas empresas prevê o monitoramento de alguns pontos do Pacaembu com câmeras Avigilon de 16 e 29 megapixel e de 2 megapixel (fornecidas pelo Grupo Policom), interligadas ao software de biometria facial Ex-Sight, representado no Brasil pela empresa Abex Brasil. A instalação do sistema será feita pela NNW, empresa especializada em projetos e instalação de rede, CFTV e controle de acesso, constituindo-se canal credenciado Avigilon desde 2011.

Em uma das entradas do estádio, um quiosque com os monitores e demonstração do sistema estará disponível para os jornalistas acompanharem o funcionamento das tecnologias aplicadas, que envolvem monitoramento IP de alta definição Avigilon e Solução em Biometria Facial Ex-Sight.

O projeto piloto teve como meta atender a necessidade da Federação Paulista de Futebol e da Policia Militar por um sistema que, utilizando tecnologia de ponta, faça o reconhecimento facial de torcedores na vistoria antes de os torcedores adentrarem ao estádio. Esse sistema também faz a identificação clara e a visualização perfeita dos eventos tanto ao vivo quanto gravados, permitindo uma analise imediata ou posterior com qualidade. Para isso, a solução de CFTV é de alta resolução (Full HD), aplica câmeras fixas para monitorar as arquibancadas e se baseia no conceito Pixel Por Metro que, ao dividir a resolução horizontal da câmera de CFTV pela largura da cena, torna possível pré-estabelecer a qualidade da imagem que será capturada e gravada.

Esse conceito, em uma aplicação real, permite que 100% dos torcedores sejam cadastrados nas entradas do estádio. Com isso, os torcedores que eventualmente se envolverem em tumulto dentro das dependências do estádio poderão ser identificados com nitidez com as câmeras de alta definição, auxiliando a atuação dos policiais. Como é criado um banco de dados com as imagens dos torcedores problemáticos, no próximo jogo a que comparecer, não conseguirá entrar no estádio, pois o sistema de biometria facial auxiliado pelas câmeras emitirá alerta aos operadores sobre o fato de que aquele é um torcedor que já causou problemas em jogos anteriores.

O projeto piloto prevê monitorar a entrada Portão 03 com duas câmeras de 2 MP, o Portão 22 (visitantes), com uma câmera de 2 MP, duas câmeras de 16 MP e mais uma câmera de 29 MP com o objetivo de monitorar possíveis tumultosnas áreas de arquibancada, reconhecendo nitidamente os rostos dos torcedores, utilizando o conceito “Pixel por Metro”, gerando imagens de alta definição para posteriar análise.

Nos portões 03 e 22 prevê o software de Biometria Facial Ex-Sight. A câmera estará posicionada de modo a que os torcedores sejam monitorados e tenham suas faces cadastradas no momento da revista ao adentrarem no estádio.

Diferentemente dos projetos convencionais que utilizam câmeras móveis e raramente conseguem garantir a totalidade da cobertura nas arquibancadas, este projeto piloto será montado com câmeras fixas de alta definição (16 MP e 29 MP) e garantirá a total cobertura do espaço monitorado, sem perda de qualidade de imagem.

O Software de Biometria Facial Ex-Sight

O Software de Biometria Facial Ex-Sight é representado no país pela empresa Abex Brasil.

Essas soluções, embasadas na biometria facial, são desenvolvidas para detectar suspeitos em áreas de grande fluxo, atitudes suspeitas e manter o controle de acesso em uma área específica.

O Sistema de monitoramento com tecnologia de reconhecimento facial realiza indexação facial, detectando pessoas suspeitas e comparando com um banco de dados.

Conta com a plataforma CFASII de Interface Web indexável & Correlacional, que permite uma arquitetura centralizada ou descentralizada e combina diversos algoritmos de correlação e detecção de forma a alcançar os melhores resultados.

A solução permite câmeras em diferentes ambientes podendo ser integradas a outras soluções para suprir desde reconhecimento facial, vídeo vigilância, além de detecção de placa de automóveis.

Além disso, o CFASII suporta múltiplos bancos de dados com ilimitado número de faces registrado. Suporta ações de importação e exportação de dados, inscrição a partir de imagens estáticas ou vídeo e alertas em tempo real.

O conceito pixel por metro

Aplicado pela canadense Avigilon, o conceito Pixel por Metro que, ao dividir a resolução horizontal da câmera de CFTV pela largura da cena, torna possível pré-estabelecer a qualidade da imagem que será capturada e gravada.

Desse modo,  por exemplo, na visualização de uma cena que mede 3 metros de largura com uma câmera que tenha uma resolução horizontal de 1000 pixels, o resultado é 1000/ 3 ou 333 pixels por metro de definição na imagem capturada. Ao definir com cuidado o que é desejável capturar – como o detalhe das fontes para reconhecimento de caracteres visuais –  é possível projetar um sistema de captura de vídeo de vigilância (câmeras) que será apropriado para o propósito especificado no projeto uma vez que é sabido, por experiencia e pesquisas, que  números de  placas de carros precisam de aproximadamente 333 pixels por metro para serem identificadas, enquanto que para capturar os detalhes de um rosto (que é diferente de reconhecimento facial, que é uma capacidade de análise de vídeo) é essencial capturar cerca de 164 pixels por metro para efeitos de definição forense de vídeo.

Avigilon: mais resolução com menos câmeras

A linha CFTV IP de alta resolução da Avigilon, comercializada no Brasil pelo Grupo Policom, por suas características, é indicada para locais em que é necessária a identificação e a qualidade de imagens, sendo especialmente direcionada para áreas abertas com grande concentração de pessoas, a exemplo de estádios e arenas multiuso; plataformas de trem e metrô: segurança pública; portos, aeroportos e rodoviárias; a solução também é indicada para aplicações em varejo, ambiente em que imagens em alta definição favorecem o combate a furtos e assaltos.

Por oferecer altas resoluções de imagem, a Avigilon proporciona aos usuários finais redução considerável no número de câmeras necessárias para um monitoramento eficiente, sem perda de informação. Por exemplo, em um estádio, apenas 28 câmeras de 16 MP conseguem o mesmo nível de qualidade que seria obtido com a instalação de 1.360 câmeras analógicas convencionais, proporcionando significativa redução no custo e no prazo de instalação do sistema, assim como otimização dos recursos humanos na sala de segurança e cobertura perimetral, redução dos custos de manutenção, de administração e suporte.

A linha completa de produtos, que conta com garantia de três anos e inclui todos os acessórios necessários, é formada por soluções H.264 ONVIF   – padrão que tende a ser convencional do mercado – fixa e dome, de 1 MP e 2 MP; câmeras HDSM fixa e dome de 1 MP a 5 MP; câmeras panorâmicas de 180º e 360º, câmeras fixas profissionais de 8, 11, 16  e 29 MP, além de gravadores digitais (NVRs) e Workstations. Os encoders também ofertados pelo fabricante permitem a modernização consciente do legado existente em câmeras analógicas. Disponibiliza, ainda, o Avigilon Control Center, software de gerenciamento da Avigilon, com garantia durante toda a vida útil da instalação, que permite a gravação de toda a área de abrangência da câmera, ou seja, quando o operador aplica zoom digital, seja no vídeo ao vivo ou gravado, o restante da cena permanece sendo captado pela câmera, resultando em imagens sem perdas.

A solução roda sobre plataforma Windows e o software é em português, facilitando a utilização pelos funcionários do condomínio, que rapidamente podem exportar imagens e vídeos de ocorrências, entre inúmeros outros benefícios.  

Os gestores do sistema contam com o benefício do acesso remoto ao monitoramento via internet ou mesmo iPhone, iPod Touch e iPad.

Apesar de a solução ser novidade - está disponível no mercado brasileiro desde março de 2011 – já está em funcionamento em um condomínio residencial na capital paulista, cujo case pode ser consultado no hotsite da Avigilon www.grupopolicom.com.br/avigilon, espaço virtual em que também são disponibilizados inúmeros casos de sucesso em todo o mundo, download da versão demo do software Avigilon Control Center e cadastro para inscrição em treinamentos e webinars sobre CFTV IP de alta definição.

Além disso, o Grupo Policom faz demonstração de toda a linha no Policom Solution Center e também no local mais conveniente para o interessado, mediante agendamento prévio.

Sobre a Abex Brasil

Abex Brasil, com sede na cidade de São Paulo e em Campinas (SP), verificou a necessidade no mercado brasileiro em investir em novas tecnologias, especialmente no que diz respeito às áreas de Segurança em Tecnologia da Informação e ao uso de tecnologias para as áreas de segurança corporativa, governamental e pessoal.

De olho no mercado mundial trouxe para o Brasil todo o know-how da Ex-Sight.Com., empresa Israelense especializada em pesquisas e desenvolvimento de softwares de engenharia biométrica e vídeo analítico, que continuamente busca a inovação, trabalhando parcerias mundiais com grandes empresas do setor. 

Com o aumento da preocupação com segurança em todo o mundo, a Abex Brasil, há dois anos, implanta e desenvolve, em âmbito nacional e em outros países, junto à Ex-Sight.Com soluções de biometria facial, através de algoritmos inteligentes que ajudam a identificar pessoas, de maneira não invasiva, rápida, totalmente segura e sem causar repúdio, ou seja, o utilizador não tem de tocar ou interagir com nenhum equipamento.

As soluções tecnológicas se encaixam perfeitamente ao mercado de segurança, proporcionando inteligência aos sistemas de CFTV, sejam em ruas, aeroportos, estádios, eventos esportivos, shoppings, rodoviárias, shows, entre outros, fornecendo também dados estatísticos para planejamento estratégico e de marketing.

Dentre as diversas soluções, destacam-se vídeo analítico, detector de suspeitos, identificação de placas de veículos, reconhecimento facial – controle de acesso.

Todas as soluções estão baseadas em simplicidade e segurança aos usuários.

Sobre a NNW

A NNW é uma provedora de soluções para infraestrutura de comunicações em redes locais e remotas e se destaca como uma importante integradora de redes, comunicações e sistemas de CFTV IP no País. Oferecendo as melhores tecnologias e serviços para seus clientes serem mais competitivos nos mercados em que atuam, a empresa executa desde cabeamento estruturado à solução em ambientes LAN e WAN, da convergência das tecnologias de dados, voz e imagem à segurança da rede, passando por CFTV IP, VoIP, segurança de dados, gerenciamento de redes e consultoria e implantação de sistemas, além de prestar serviços profissionais especializados e fornecer equipamentos de alta tecnologia, Mais informações em www.nnw.com.br.

Sobre o Grupo Policom

Fundado em 1995, o Grupo Policom (www.grupopolicom.com.br) é referência no mercado nacional de distribuição de produtos para Cabeamento Estruturado direcionados a aplicações de dados, voz, vídeo e controles prediais, e para CFTV IP dos principais fabricantes do mercado, reconhecidos internacionalmente.

Com sede na capital paulista, é formado pelas empresas Policom SP (São Paulo-SP), Policom Rio (Rio de Janeiro-RJ), Paris Cabos (São Paulo-SP), Policom Paraná (Curitiba-PR) e Policom RS (Porto Alegre-RS), mantendo representantes regionais para áreas específicas, como interior dos Estados de Minas Gerais, Santa Catarina e Paraná. Em 2010, inaugurou o Policom Solution Center, com área de 130 metros quadrados para treinamentos e showroom das soluções de alta tecnologia comercializadas, que é também aberto à visita dos clientes, mediante agendamento prévio.

Contando com estrutura logística em condições de atender a todo o território nacional, o Grupo Policom oferece suporte técnico e comercial aos seus clientes. O seu corpo de profissionais participa constantemente de cursos ministrados pelos fornecedores e parceiros, mantendo-se atualizados para orientar corretamente os clientes com relação às melhores soluções de conectividade. Atualmente, o Grupo Policom possui diversos engenheiros, MBAs e RCDDs entre seus mais de 150 colaboradores.