Escolas privadas têm monitoramento por câmera há cinco anos - NetSeg

Escolas privadas têm monitoramento por câmera há cinco anos

Educação |

Alguns colégios disponibilizam as imagens na internet.
Pais podem ver os filhos em tempo real pelo computador.

Fonte: Do G1, em São Paulo, com informações do Portal RPC*

O monitoramento por câmeras de vídeo já é uma realidade nas escolas privadas há pelo menos cinco anos, segundo o vice-presidente do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Paraná (Sinepe-PR), Jacir Venturi.

Os equipamentos estão instalados nos pátios e corredores, próximo às catracas de entrada e saída, na área da administração e nas quadras de esporte. Venturi conta que a vigilância se tornou um componente importante na hora dos pais escolherem o colégio dos filhos.

Algumas escolas chegam a disponibilizar o acesso das imagens pela internet. Graças a esta tecnologia, pais e responsáveis podem acompanhar os filhos em tempo real pelo computador, de casa ou do trabalho, enquanto eles estiverem nas áreas de uso comum.

Reações negativas

Venturi conta que, no começo, a proposta provocou reações negativas em alguns pais e alunos que reclamavam de invasão de privacidade. Mas as manifestações contrárias se diluíram com o tempo e com a comprovação dos benefícios proporcionados pela vigilância por vídeo.

Diretor de três escolas particulares, Venturi garante que o monitoramento intramuros é um importante fator pedagógico e disciplinador. “Os alunos estão cientes de que serão constantemente acompanhados e isso inibe discussões, furtos e a saída indevida no período de aula.”

Quase todos os ambientes são vigiados 24 horas por dia, com exceção das salas de aula. “As câmeras no ambiente de aula poderiam constranger o professor e tirar a naturalidade, o que certamente prejudicaria o ensino. O sistema tem a função simplesmente de ajudar na organização, patrulhamento do patrimônio físico e garantir a segurança dos alunos.”