Escolas investem na formação de agentes de trânsito - NetSeg

Escolas investem na formação de agentes de trânsito

Educação |

A Strans está implantando o projeto? Embarque legal?

A Strans está implantando o projeto “Embarque legal” que consiste na formação dos agentes escolares para auxiliarem na travessia dos alunos e, consequentemente, melhorar o trânsito nas proximidades das escolas. As escolas interessadas deverão procurar o departamento de Educação do órgão, que será responsável pela capacitação do agente de trânsito. A partir da solicitação, será realizado um estudo de tráfego nas ruas de acesso à escola, onde será apontado se há a necessidade de melhoria da sinalização.

O projeto Embarque Legal é uma adaptação de uma proposta do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) e é mais voltado para as escolas privadas, pois é necessária a contratação de profissionais para atuarem como agentes. Uma das escolas privadas de Teresina que se interessou pelo projeto aguarda ainda a capacitação do futuro agente de trânsito. Enquanto isto não acontece vários profissionais auxiliam no embarque e desembarque dos alunos. “Nós sentimos a necessidade de implantar este projeto e somos cobrados frequentemente pelos pais. Infelizmente, muitos motoristas não respeitam a facha de pedestre”, destacou a coordenadora pedagógica Francelina Luz.

Ela afirma que a cons-cientização começa na sala de aula, entre os alunos que têm idade de 2 a 10 anos. “Orientamos que a criança não deve confiar totalmente na faixas de pedestre, principalmente se estiver desacompanhada. Também estamos produzindo folhetos informativos para conscientizar os pais”, disse. A coordenadora diz que, até então, não foi registrado nenhum caso de acidente na frente na escola. “Já tivemos casos de motoristas que freiam bruscamente, mas ainda bem nunca aconteceu um acidente”.

A escola, situada na rua Firmino Pires, zona Sul de Teresina, também teve que investir na melhoria da sinalização e do acesso. 

“Construímos rampas e ainda pintamos faixas delimitando os espaços de embarque e desembarque. Utilizamos cones e placas móveis de sinalização”, destacou a coordenadora, mostrando uma placa de “Pare”. Além do controle do trânsito, a escola ainda disponibiliza funcionários para buscar os alunos nos veículos, evitando a formação de longas filas e de congestionamentos. “Acreditamos que desde cedo poderemos formar motoristas e pedestres mais educados no futuro”, concluiu.