Tecnologia e Segurança Privada, por Igor Pípolo - NetSeg

Tecnologia e Segurança Privada, por Igor Pípolo

Consultoria | 2020-09-11

Apesar de inevitável, 47% da população mundial teme o avanço da tecnologia, segundo uma pesquisa realizada pela Edelman Intelligence com mais de 33 mil pessoas empregadas, distribuídas em 27 países. Essas pessoas acham que a inovação tecnológica está acontecendo rápido demais e que isso ameaçará seus empregos.

De fato, muitos setores irão desaparecer com o avanço da tecnologia, possivelmente mais breve do que imaginamos. Somente durante os últimos 8 meses desse ano, centenas de serviços que ainda não estavam atuando no digital, tiveram que migrar para esse mundo para sobreviverem a pandemia. Um caminho sem volta!

Na área da segurança, a tecnologia tem ocupado um espaço cada vez mais importante, muitas vezes executando tarefas que não cabem mais a uma pessoa. Como exemplo, podemos citar os analíticos de vídeos, que processam as imagens de centenas de câmeras ao mesmo tempo e de uma forma tão rápida que é impossível tal tarefa ser executada por um ser humano. Nesse caso a tecnologia aumentou a eficiência dos sistemas muito mais do que tirou empregos.

Os robôs utilizados em áreas industriais e até mesmo em shoppings centers, é um dos exemplos mais próximos da substituição dos homens pelas máquinas, uma vez que embarcados com inteligência artificial, essas máquinas executam grande parte das atividades de um vigilante ou fiscal de piso.

No caso das portarias remotas, o impacto no mercado de trabalho desse setor (porteiros) será muito grande, pois há uma substituição de dezenas de profissionais que atuam localmente, por uma central que gerencia vários prédios ao mesmo tempo, com software e um grupo pequeno de intervencionistas. Caso o condomínio opte por utilizar uma portaria virtual o impacto será ainda maior, pois a interação do condomínio e visitantes será apenas com uma máquina.

Esses três pequenos exemplos mostram situações bem diferentes dentro de um mesmo setor, que está sempre buscando mais e mais tecnologias para aumentar a capacidade de prevenção e combate ao crime. Penso que o impacto da aplicação das tecnologias no mercado de trabalho terá sempre um primeiro choque, mas ele se adequará e trará muito mais benefícios para a sociedade em geral.

Igor Pipolo

CEO da Núcleo Consultoria

ip@nucleoconsult.com.br