Confira 5 dicas para proteger seus dados na nuvem - NetSeg

Confira 5 dicas para proteger seus dados na nuvem

TI & Software | 2020-09-11

Por causa dos serviços de armazenamento baseados em nuvem, você não precisa levar seu dispositivo de armazenamento portátil aonde quer que vá.

Do Google Drive ao Dropbox, as soluções em nuvem armazenam seus dados online e fornecem a você a facilidade de acessá-los em qualquer lugar com uma conexão à Internet.

A conveniência parece tentadora, mas enviar seus dados para um provedor de nuvem pode levantar algumas questões de segurança.

Por um lado, você nunca pode ter certeza de quem mais poderia estar acessando essas informações confidenciais.

Dito isso, podemos sempre proteger nossos dados de acesso não autorizado se fizermos alguns esforços extras.  Aqui estão algumas dicas práticas para manter seus dados em nuvem seguros.

Fazer backup dos dados localmente

Quando se trata de gerenciamento de dados, é vital fazer o backup deles.

De modo geral, é uma boa prática criar cópias eletrônicas para qualquer um de seus dados, de modo que você ainda possa acessá-lo mesmo quando o original for perdido ou corrompido.

Você pode criar uma conta de armazenamento em nuvem associada para fins de backup em qualquer um dos serviços de armazenamento em nuvem disponíveis no mercado.

Você também deve fazer backup manualmente de seus dados em uma unidade de armazenamento físico externo ou em um dispositivo como um disco rígido ou pen drive.

Isso também permite que você acesse as informações quando tiver uma conexão de Internet ruim.

Use serviços de nuvem que criptografam seus dados

Uma das maneiras mais fáceis de proteger sua privacidade ao usar serviços de armazenamento em nuvem é procurar um que ofereça criptografia local para seus dados.

Isso fornece uma camada adicional de segurança, pois a descriptografia será necessária antes que você possa ter acesso aos dados.

Embora manter os dados criptografados na nuvem possa ser bom o suficiente, seria ainda melhor se o serviço na nuvem também garantisse a criptografia durante as fases de upload e download.

Use uma senha forte (e aplique a verificação em duas etapas)

Como primeira linha de defesa contra hackers mal-intencionados, é melhor ter certeza de que sua senha resiste a uma tentativa de hacking ou cracking. Existem inúmeras dicas na Internet sobre o que é uma boa senha.

Além de buscar uma senha forte e única, certifique-se de alterá-la com frequência e não repeti-la em todas as outras contas online que você possui.

Você também pode optar pela verificação em duas etapas. Muito mais segura para o seu login, se o seu serviço de nuvem oferecer a opção.

No caso do Google Drive, os usuários devem primeiro fazer login em sua conta do Google para usar o serviço de armazenamento em nuvem.

A verificação em duas etapas pode ser ativada para contas do Google - um código de verificação enviado para o telefone móvel oferece segurança adicional.

Desconfie de seu comportamento online

Às vezes, a segurança de seus dados na nuvem depende do que você faz online, especialmente em computadores públicos ou outros tipos de conexões compartilhadas.

Ao usar um computador público, você opta por não salvar sua senha e garante que efetuou logout de sua conta após terminar? Salvar sua senha e deixá-la conectada expõe você ao risco de estranhos acessarem seus dados.

Você tende a conectar pontos de acesso Wi-Fi abertos e inseguros em locais públicos para fazer login em sua conta na nuvem?

Essas conexões normalmente não são criptografadas. Isso significa que tudo o que você fizer enquanto estiver conectado pode ser "rastreado" por um hacker na mesma rede, isso pode até incluir suas credenciais de login para sua conta na nuvem!

Proteja seu sistema com um aplicativo antivírus

Você pode estar usando um provedor de serviços de nuvem seguro, no qual confia, mas às vezes o elo mais fraco é o sistema de computador a partir do qual você está se conectando.

Sem a proteção adequada para seu sistema, como um VPN para Windows, você se expõe a bugs e vírus que fornecem pontos de penetração para que hackers acessem sua conta.

Considere, por exemplo, a presença de um cavalo de Tróia Keylogger, que tenta rastrear todas as teclas digitadas.

Ao incorporar este software malicioso a arquivos aparentemente legítimos, os hackers serão capazes de obter seu ID de usuário e senha se o seu sistema não estiver bem protegido para detectá-lo e se o login não estiver protegido e criptografado.

Conclusão

O armazenamento em nuvem vem com seu próprio conjunto de vantagens de várias maneiras, mas tenha sempre em mente que as garantias de segurança não são garantidas, mas possíveis.

A adoção de algumas medidas de segurança de nossa parte, como as acima, pode ajudar muito na manutenção de arquivos seguros dentro e fora da nuvem.