Artigo: Crise de Identidade para a Indústria de Segurança Eletrônica - NetSeg

Artigo: Crise de Identidade para a Indústria de Segurança Eletrônica

Corporativo | 2018-05-14

Em meados dos anos 90, as pessoas envolvidas na Indústria de Segurança Eletrônica sentiam como se estivessem trabalhando em um setor que era independente do que estava acontecendo no resto da economia mundial.

Nesta época, a maioria dos fabricantes de tecnologia de segurança eram empreendedores e a indústria tinha seu próprio mantra: “aconteça o que for no mundo, a demanda por segurança sempre será crescente e somos nós que vamos atender essas necessidades”.

Agora, diferentes setores da indústria estão se unindo lentamente em nome da integração de tecnologia, internet das coisas e cidades inteligentes. Vigilância por vídeo, tecnologia de sensores, identificação e controle de acesso podem ser usados para muito mais do que segurança.

As câmeras oferecem análise de vídeo para a indústria no geral, ou até mesmo, no mapeamento de calor, gerenciamento de ponto de caixa no varejo, para mencionar apenas algumas áreas. O controle de acesso também pode ser usado para várias tarefas que não sejam de segurança, como verificar quando um local em um prédio de escritórios é ocupado, a fim de otimizar o uso de locais de trabalho disponíveis em tempo real.

Com o desenvolvimento em direção a uma maior integração entre diferentes tecnologias, o papel da indústria de segurança é muito importante para fazer parte de algo maior do que apenas instalações relacionadas à segurança. Ao mesmo tempo, a prioridade para a segurança aumentou tanto no setor governamental quanto no privado, o que cria uma base sólida para o crescimento por longo período ainda. Portanto, não há dúvidas de que o crescimento continuará por muito tempo. Mas a identidade da indústria de tecnologia de segurança está prestes a mudar.

Nos últimos 20 anos, as empresas de tecnologia de segurança ocidentais tornaram-se cada vez mais dependentes de outras indústrias, porque foram adquiridas e fundidas em conglomerados diversificados. Líderes do mercado de vigilância por vídeo IP como Axis (câmeras) e Milestone (VMS), hoje fazem parte do Grupo Canon. No mercado de vídeo analógico, a Pelco era a líder de mercado e, agora essa empresa americana, faz parte da Schneider Electric. Acrescente-se a isso que empresas gigantes como a Tyco e a Honeywell compraram uma série de importantes empresas de segurança e que a Motorola recentemente adquiriu a empresa canadense de vigilância por vídeo, Avigilon.

Encontrar um grupo de empresas só de segurança eletrônica com vários bilhões de dólares em receita anual não é fácil. Assa Abloy, líder global no mercado de fechaduras e controle de acesso é uma exceção.

Uma indústria de tecnologia de segurança, que se tornou incorporada em grandes empresas multinacionais diversificadas, e um mercado em busca de integração e conectividade leva a outra perspectiva sobre os negócios de segurança, especialmente porque as características dos sistemas de segurança atuais estão cada vez mais relacionadas a outras funcionalidades.

O mercado se torna mais amplo, mas também menos definido. A segurança pertence a todos os mercados verticais. Isso significa um marketing mais diversificado para empresas de tecnologia de segurança. Não é a toa que eles estão bem representados como expositores em eventos para o setor de varejo, transporte, construção civil ou eventos futuristas sobre cidades inteligentes e IoT. As empresas de segurança precisam estar onde os clientes estão. E seus clientes são representados, principalmente, pelos gestores de segurança, mas também, entre outros profissionais nestes mercados convergentes.

Esse desenvolvimento está afetando claramente os organizadores de feiras de segurança em todo o mundo, já que as empresas de segurança precisam dividir suas verbas de marketing para acomodar diferentes tipos de eventos. Esse é um dos motivos pelos quais eventos como IFSEC e SECURITY ESSEN, por exemplo, estão tendo dificuldades em desenvolver um crescimento significativo. A competição de todos os tipos de eventos tem seu preço.

Neste contexto, pode-se dizer que a segurança se tornou cada vez mais importante e uma parte vital de todos os setores da indústria - mas também menos importante no seu próprio negócio.

A este respeito, a indústria de tecnologia de segurança está sofrendo de uma crise de identidade.

Autor: Lennart Alexandrie

Artigo original: https://www.securityworldmarket.com/int/News/Comment-of-the-Month/identity-crisis-for-the-security-technology-industry