ISC Brasil discute papel das mulheres na sociedade e no mercado de segurança - NetSeg

ISC Brasil discute papel das mulheres na sociedade e no mercado de segurança

Consultoria | 2018-03-09

1º Congresso de Mulheres Líderes de Indústria de Segurança encerrou a programação de eventos de conteúdo da 13ª edição do evento.

No último dia de ISC Brasil 2018, e Dia Internacional da Mulher, o papel delas na sociedade, no mercado e também no setor de segurança pública e privada foram discutidos no 1º Congresso de Mulheres Líderes de Indústria de Segurança, nesta quinta-feira (8). O uso da tecnologia para facilitar o dia a dia das mães que precisam conciliar a vida pessoal e profissional e o poder das mulheres também foram abordados durante palestras, painéis e bate-papos descontraídos com especialistas.

"O mercado de segurança ainda tem a forte presença masculina, mas é totalmente aberto para as mulheres, ele recebe muito bem. Hoje, com a evolução que a mulher conquistou, é apenas questão dela querer fazer parte desse mercado", enfatizou Tatiana Diniz, Presidente da Abeseg (Associação Brasileira de Profissionais de Segurança), logo na abertura do congresso. Ela também foi a moderadora de um painel sobre "Como Liderar uma Carreira de Sucesso e Conciliar a Vida Pessoal", que contou com a participação de Alinne Rosa, Diretora de Recursos Humanos da Reed Exhibitions Alcantara Machado, Helena dos Santos Reis, Coronel da Polícia Militar e secretária chefe da Casa Militar de São Paulo, e André Freira, Sócio-diretor da Exec.

"Além de conquistarem seu espaço, as mulheres também aprenderam a conciliar a família, a maternidade e a vida pessoal com essa rotina, encontrar o equilíbrio", disse Alinne Rosa. E para enfrentar esse dia a dia, segundo Fatima Silano, Diretora da Seal Telecom, a tecnologia se tornou uma aliada. "A inovação e novos equipamentos, como câmeras e sistemas trazer a segurança que precisamos para facilitar a rotina, a vida em família. É uma parceria também para as mulheres", disse durante seu painel.

Para a coronel da PM Helena dos Santos Reis, secretária chefe da Casa Militar de São Paulo, a tecnologia avançou ao passo que a participação das mulheres neste mercado também evoluiu nas últimas décadas. "Desde a década de 80, as mulheres aumentaram sua participação na segurança pública e também na indústria privada, que inova mais a cada dia, assim como nós", disse a coronel que também participou do Congresso.

Segundo a psicóloga Ana Claudia Vanzelli, que encerrou o congresso nesta quinta-feira (8), toda a conquista delas na sociedade e no mercado é fruto da atitude perseverança e liderança. "E toda essa luta por igualdade precisa ser dividida. Precisamos respeitar as diferenças e também colocar mais amor em nossas vidas. Pois a gratidão, o positivismo e o pensamento é transformador", disse.