Migração para IP foi viável e accessível para um prédio de escritórios na Colômbia - NetSeg

Migração para IP foi viável e accessível para um prédio de escritórios na Colômbia

Cidades Digitais | 2017-01-26

Deixando de lado o mito de que esta migração se viabilizaria apenas através de um investimento astronômico, um edifício de escritórios em Bogotá acessou as tecnologias de monitoramento IP utilizando a infraestrutura existente, o que viabilizou uma economia significativa e menos impactos para o cliente final.

Indiscutivelmente a migração para as tecnologias IP traz grandes benefícios aos usuários, dentre as principais vantagens estão a facilidade de configuração, os baixos custos de instalação e a versatilidade oferecida aos clientes finais. Apesar destes importantes benefícios ainda existem empresas que não optaram por estas tecnologias e que ignoram as vantagens que o mundo do IP pode oferecer.

Conforme mencionado num documento publicado pela empresa Dixita, os últimos avanços tecnológicos têm viabilizado a conexão de câmeras através dos protocolos IP, permitindo que os usuários instalem os equipamentos nos locais onde necessitam, podendo assim visualizar suas imagens via Internet em tempo real a partir de qualquer lugar.

Um exemplo de migração para esta nova tecnologia ocorreu no prédio de escritórios “Torre AR” situado na cidade de Bogotá, por onde passam diariamente aproximadamente 2000 pessoas, entre residentes e visitantes. No primeiro semestre de 2015 foi então iniciado um processo de migração para IP, para atualizar o sistema de CFTV analógico, instalado no local há mais de oito anos, desde o período de construção da edificação. Os equipamentos do sistema já haviam portanto cumprido o seu ciclo de vida útil e em alguns casos não dispunham de suporte oferecido pelo fabricante, e em outros casos os custos de manutenção se tornavam mais onerosos do que a aquisição de equipamentos novos. Em função deste contexto, o cliente decidiu atualizar seu sistema e adquiriu numa primeira fase os equipamentos de gravação compatíveis o sistema.

 “A obsolescência do sistema nos obrigou a planejar uma migração para IP, pois já não mais dispúnhamos de suporte dos fabricantes para os equipamentos, e também os seus custos de manutenção estavam ficando cada vez mais caros, em comparação com os investimentos para atualizar o sistema”, afirmou Jenny Rubio, responsável na G4S Technologia, empresa encarregada pelo projeto de modernização, realizado em uma área de alto poder aquisitivo da capital colombiana, onde existem além dos prédios empresariais, locais comerciais, embaixadas, uma clínica e parte de um setor residencial.

Quanto as etapas precedentes deste projeto, que ocorreu em fases, Rubio informou que a Torre AR dispunha de um sistema de gravação da Pelco com matriz da American Dynamics, câmeras Pelco e domes American Dynamics. Estas etapas de migração obedeceram as necessidades do cliente, que decidiu iniciar instalando as câmeras em áreas estratégicas, como as áreas de estacionamentos e os acessos de pedestres.

Rubio observou ainda que quando esta migração para IP foi decidida, eles consideraram as soluções da NVT Phybridge, pois a marca oferece soluções que viabilizam a utilização do cabeamento existente, evitando assim a necessidade de instalar uma nova infraestrutura. Esta solução gerou importantes economias em relação as especificações necessárias para esta migração e também reduziu o impacto para o usuário final; pois realizar um projeto em uma edificação em operação, demandaria reutilizar as tubulações existentes e também realizar algumas reformas para atingir os objetivos definidos, condições bem diferentes quando comparadas com o mesmo trabalho, realizado em um prédio totalmente novo, onde se pode implantar uma infraestrutura completa ao partir do zero.

Por estas razões a instalação dos equipamentos e a migração para IP não trouxe desafios maiores do que aqueles já identificados e necessários neste tipo de ambientes, pois instalar equipamentos novos, coordenar as equipes e manipular equipamentos em altura, entre outros fatores, revelou ser um desafio intrínseco ao desenvolvimento do projeto.

Em termos específicos, o projeto de migração incluiu quatro câmeras do tipo mini-dome, quatro câmeras bullet e quatro domes PTZ cobrindo distâncias de aproximadamente 100 metros.

Conforme mencionado anteriormente, para o processo de atualização se dispunha de cabos coaxiais para a transmissão do vídeo e de fontes de alimentação independentes para as câmeras analógicas instaladas. A solução escolhida foi então a tecnología CLEER da NVT Phybridge, com o switch de rede não gerenciável de dez portas, modelo EC-10 e também com os adaptadores EC-LINK, instalados nas extremidades dos cabos coaxiais, adicionando portas RJ45 para conexão das novas câmeras IP. O switch EC-10 en conjunto com os adaptadores EC-LINK, permitiram realizar enlaces IP e enviar alimentação PoE, através dos cabos coaxiais com distâncias estendidas, permitindo que este processo de migração ocorresse de forma muito mais rápida, fácil e eficiente.

Quanto aos equipamentos da NVT Phybridge, no total para este projeto foram instalados oito adaptadores EC-Link e um switch EC-10. “A qualidade dos equipamentos da NVT Phybridge é remarcável e sua instalação intuitiva é muito simples. Além disso notamos a diferença na imagem transmitida, obtendo uma maior velocidade e resolução”, explicou Jenny Rubio.

Ele acrescentou ainda que o fato de utilizar estes equipamentos permitiu ao cliente obter uma melhor relação custo benefício e também uma redução dos custos operacionais para realização deste projeto.

Para Jenny Rubio, este projeto permitiu identificar novas alternativas e soluções para seus clientes, não apenas para os casos de atualização de tecnologias, mas também para potencializar as vantagens das soluções da marca, permitindo cobrir distâncias maiores e aproveitar das infraestruturas existentes.

 “É interessante como as soluções da NVT Phybridge facilitam a evolução da tecnologia do analógico para o IP, viabilizando novas formas de transmissão para nossas futuras instalações”, concluiu Jenny Rubio.

A empresa integradora informou que estará considerando no futuro a utilização das tecnologias da NVT Phybridge em diversos dos seus projetos.

Informações sobre a NVT Phybridge

A recém-formada NVT Phybridge é líder em PoE (alimentação sobre Ethernet) de longo alcance para atender as necessidades de comunicação, segurança física e controle nos edifícios das empresas. Além dos produtos líderes de mercado para transmissão analógica, nossos switches PoE de longo alcance simplificam as conexões PoE em locais distantes. Os switches da série CHARIoT da NVT Phybridge ajudam nossos clientes a migrar para uma rede IP, transformando uma infraestrutura nova ou existente, em uma via IP com alimentação. A NVT Phybridge é uma empresa Norte Americana, dedicada a fornecer soluções práticas e tecnologicamente avançadas para o mercado global.