Saiba como proteger a sua casa dos assaltos - NetSeg

Saiba como proteger a sua casa dos assaltos

Cidades Digitais |

Catarina Melo

Seguros que protegem o recheio, a instalação de alarmes ou de cofres são algumas das alternativas disponíveis para proteger os seus bens.

Onda de assaltos". Nos últimos tempos habituamo-nos a ouvir cada vez mais esta expressão nos noticiários ou a lê-la nas capas dos jornais. Só nos últimos dois anos, de acordo com um relatório recente da PSP, a criminalidade violenta disparou 10%. Esta realidade levou mesmo o Governo a adoptar uma estratégia com vista à prevenção e à repressão de um conjunto de crimes como assaltos a farmácias, ourivesarias, carrinhas de transportes de valores mas também roubos a viaturas e residências. Os especialistas explicam o aumento da criminalidade como uma consequência da crise económica.

Tendo em conta que a crise não será ultrapassada no curto prazo, a expectativa é de que ao longo dos próximos tempos o crescendo da criminalidade e do sentimento de insegurança persistam. Contudo, os particulares têm diversos mecanismos disponíveis para melhor protegerem os seus bens. Mais concretamente as suas casas. Seguros para o recheio, alarmes ou cofres são apenas alguns exemplos. O Diário Económico foi tentar perceber se existe uma maior procura por estes mecanismos de segurança e qual o custo que lhes está associado. Segundo as nossas contas, basta gastar 11 cêntimos por dia para reforçar a segurança da sua casa através de um seguro.

As seguradoras Tranquilidade e a FidelidadeMundial/Império Bonança, por exemplo, não notam uma maior procura pela cobertura do recheio devido ao aumento da criminalidade. Mas os clientes parecem estar mais alerta para essas situações. "Temos notado uma preocupação crescente dos nossos clientes com o actual contexto económico em proteger os seus bens devido à criminalidade, o que torna a cobertura de furto ou roubo uma das garantias mais valorizadas quando aderem ao seguro", revela fonte oficial da Fidelidade. Em termos práticos, a subscrição de um seguro para o recheio representa um custo anual em torno de 40 euros anuais (ver caixa). Para além das coberturas habituais como incêndio, danos por água e fenómenos sísmicos, os seguros de recheio incluem também, entre outras, a protecção contra furtos ou roubos.

Outra forma de reforçar a segurança dos imóveis é através da instalação de portas blindadas, fechaduras com segurança e cofres. Os dois primeiros mecanismos são aqueles nos quais as pessoas estão a apostar mais. O custo para colocar uma porta blindada ascende a, pelo menos, cerca de 900 euros, enquanto que a instalação de uma fechadura com sistema anti-gazua pode custar a partir de 400 ou 500 euros. No caso dos cofres, apesar de não representarem uma fatia considerável do mercado, segundo Ricardo Pires, da Chave Mestra, os modelos que se fixam à parede e que têm segredo digital são os mais procurados. Equipamentos que custam, em média, 300 euros, mas que são possíveis de adquirir a partir de pouco mais de cem euros. Mas caso estes elementos de segurança não sejam suficientes para manter em segurança os seus bens, pode sempre optar por instalar um alarme na residências. As empresas de segurança têm diversas soluções disponíveis, com custos mensais que rondam entre os 25 e os 27 euros, no caso da Prosegur e da Securitas, respectivamente, a que acresce o custo de instalação deste sistema de segurança, que facilmente ultrapassa os 600 euros. E pode sempre optar por depositar os seus bens mais valiosos no cofre de um banco. Muitas instituições financeiras disponibilizam o aluguer de cofres e, segundo fontes oficiais do BES e do Montepio, este tipo de serviços tem sido cada vez mais procurado.

Quatro formas de proteger os seus bens

Seguros para o recheio

Os seguros do recheio também são uma forma de proteger a sua casa contra roubos. Com base em simulações em três seguradoras- Tranquilidade, Axa e Zurich- este seguro representa aproximadamente um encargo anual entre 38,75 euros e 47,64 euros. A nossa simulação foi feita para o caso de um recheio avaliado em 25 mil euros. Contudo, ao fazer um seguro tenha em atenção que algumas seguradoras impõem uma franquia à conta dos clientes caso o seguro seja activado.

Alarmes

A instalação de um alarme é uma forma de proteger não só os bens como as próprias pessoas. Segundo o site da Securitas, a instalação de um Kit Alarme Casa que inclui um módulo de comunicações por SMS/GSM/GPRS e detectores de movimento com câmara a cores pode custar 79 euros, ao qual acrescem 540 euros pelo equipamento, bem como 27 euros mensais pela manutenção. Já a instalação do VideoActiva da Prosegur, que detecta e filma, tem um custo mensal de 25 euros, a que acrescem ainda 520 euros pela instalação do equipamento (valores sem IVA).

Cofres em casa

Uma das formas de proteger bens valiosos em casa é através da instalação de cofres. Os modelos que se fixam à parede e que possuem como mecanismo de segurança um código digital são normalmente os mais usados. Existem para todos os tamanhos e preços que podem chegar aos cinco mil euros. Contudo, a partir de pouco mais de 100 euros já é possível instalar um cofre com essas características (dimensão: 20 cm altura x 40 cm de largura x 30 profundidade). Já a instalação de uma porta blindada custa pelo menos 900 euros.

Cofres dos bancos

Os cofres dos bancos são uma alternativa para quem prefere guardar os seus bens fora de casa. A maior parte dos bancos disponibiliza este tipo de serviços. O preço do seu aluguer varia consoante as instituições e a dimensão do cofre. Com base nos preçários de seis bancos- CGD, BCP, Santander, Montepio, Banif e Barclays- o aluguer destas "caixinhas" pode custar entre 24,79 euros e 2.151,24 euros (antes de IVA), ao ano. Além da anuidade, a generalidade dos bancos cobra ainda uma caução, entre 75 e 200 euros. Alguns cobram também uma comissão por cada visita.