Trade baiano pede plano de SEGURANÇA - NetSeg

Trade baiano pede plano de SEGURANÇA

Cidades Digitais |

Trade baiano durante reunião na Secretaria de Segurança do Estado da Bahia

Por iniciativa do Conselho Baiano de Turismo (CBTur) o trade baiano representado por oito entidades (Abav-BA, ABIH-BA, Sindetur-BA,Abrasel-BA, Cluster, Abeoc-BA, SHBRS, Convention Bureau e mais o secretário de Turismo da Bahia, Antonio Carlos Tramm, e a presidente da Bahiatursa, Emilia Silva, reuniram-se ontem, dia 12, por mais de duas horas com o secretário de Segurança do Estado da Bahia Cesar Nunes. O bjetivo da reunião foi debater sobre os últimos episódios de assaltos e tentativas de roubo em restaurantes e hotéis da cidade de Salvador.

O presidente do CBTur, Silvio Pessoa, abriu o encontro relatando os fatos acontecidos e os motivos que levaram todo o trade do turismo baiano ao Gabinete do Secretário. "Precisamos de um plano de segurança que garanta aos visitantes da cidade o mínimo de tranquilidade de andar, passear, conhecer e desfrutar das belezas e atrativos da Bahia e a baianidade de seu povo. sem medo de circular pelos locais, porque foi isto que eles vem fazer aqui", disse.

Outra grande preocupação dos dirigentes é que não seja jogado por água abaixo todo trabalho de promoção e divulgação da cidade desenvolvido nestes últimos anos, que fizeram de Salvador, segundo as pesquisas e a imprensa estrangeira, um dos destinos mais desejados de ser visitados por turistas do Brasil e exterior. “Não podemos deixar manchar uma imagem construída com tanto trabalho e investimento financeiro", pediu Emilia Silva".

Segundo o diretor da ABIH-BA, Paulo Dias (ex-vice-presidente do Salvador CVB, gerente-geral do Pestana Bahia e diretor de Vendas da rede para a América do Sul), em recente reunião com presidentes de outras Abavs, em Portugal, a violência na Bahia começa a ser falada fora do Estado. "Para isto é necessário ser criado um cinturão de segurança que proteja os turistas que visitam os principais pontos de atração de Salvador, cobrindo do centro histórico a Itapoã, bem como que o governo do estado coloque em prática com urgência, os cinco projetos criados pelas entidades que fazem parte do Escritório de Referência para o Centro Histórico, o que poderia resolver muitos problemas da área", disse.

Outras sugestões foram dadas pelos representantes das entidades presentes, como a possibilidade dos turistas que sofrerem algum tipo de assalto ou roubo, poderem fazer a ocorrência nas delegacias digitais criadas pela Secretaria de Segurança do próprio hotel, sem precisar ir à delegacia; que os hotéis possam ter rádios frequência na mesma da policia para facilitar a comunicação quando necessária, já que a Deltur foi desativada; e que exista um policiamento mais ostensivo durante a noite nos principais pontos turísticos.

Depois de ouvir os relatos e sugestões, o secretário César Nunes falou sobre estas questões de segurança, preocupações e providências que o governo baiano tem tomado, visando a segurança da população e dos turistas, como o aumento do efetivo policial com realização de concursos para admissão de policiais, aquisição de novas viaturas equipadas com GPS, armamento mais potente e moderno e, principalmente, 325 motos, 5 carros elétricos para agilizar o policiamento no Centro Histórico. Segundo o secretário, o Centro Histórico é o metro quadrado mais policiado da Bahia. Ele também falou de um acordo já firmado entre o Governo do Estado com a operadora de telefonia OI para criar todo o sistema de monitoramento da cidade através de câmaras instaladas em pontos estratégicos. Nesse caso, o Estado compraria as imagens ficando por conta da operadora a instalação e operação através de sua rede de fibra ótica já instalada. Este sistema deverá entrar em operação no verão de 2011.

Mas em dois pontos todos os presentes foram unânimes: Que eles estavam ali não para criticar o Governo nem a Secretaria de Segurança do Estado e, sim, para dar total apoio e somar em todas as ações que sejam positivas para a preservação dos turistas que visitam Salvador e da imagem da cidade; e, a segunda, é que a população precisa ter a certeza e sensação de que existe segurança em Salvador e não apenas parecer que tem.

Para Silvio Pessoa, que liderou esta reunião, “diante de tudo que foi exposto e sugestões oferecidas pelos diversos dirigentes das entidades, o trade vai esperar as ações concretas e, a curto prazo”.

O secretário César Nunes se comprometeu a incrementar as sugestões em Salvador.

Por Gorgônio Loureiro