Deixe sua rede sem fio 100% "on" - NetSeg

Deixe sua rede sem fio 100% "on"

TI & Software |

Por Editorial PC Magazine

Há apenas uma boa razão para ter uma rede Wi-Fi: liberdade de movimentação para onde você quiser com seu laptop ou handheld em mãos. Qualquer coisa além disso - não ter que furar suas paredes para colocar cabos ethernet ou esconder os cabos, por exemplo - é a cereja do bolo. O Wi-Fi não vem perfeito de fábrica, entretanto. Nós vamos revelar como maximizar o alcance da rede do seu ponto de acesso, problemas de execução e prevenção de que estranhos usurpem sua banda de transferência - ou compartilhe com todos os colegas enquanto mantém seus dados e seu computador a salvos. 

Melhorando a força do sinal e o alcance

O marco zero para qualquer rede doméstica é o roteador, que gerencia seu tráfego de internet. Atualmente, a maioria dos roteadores tem um ponto de acesso integrado (PA) para o lado sem fio. O primeiro passo para uma sólida conexão sem fio é alocar o roteador onde o sinal possa ser melhor alcançado pelos aparelhos. Isso significa em algum ponto alto e central da área de sua casa - há uma razão para que alguns PAs tenham suportes para montagem em paredes. Apenas tenha certeza de que as antenas estão apontadas do jeito que o manual indica. Não pense que, quando está montado na parede, o horizontal é a mesma coisa que o vertical quando a unidade está repousando na mesa. Um roteador no porão irá funcionar - apenas não o prenda em cima de uma mesa ou muito próximo a um armário de arquivo.

A força do sinal Wi-Fi depende de vários fatores. Alguns (mas não todos) roteadores podem ser configurados para aumentar o poder de transmissão do sinal. Atualizar o roteador com um firmware gratuito e genérico como o DD-WRT pode adicionar essa opção, mas ele não funciona em todos os roteadores e a instalação compromete a garantia. 

Além disso, apesar de você poder achar que tem pouco a perder com um antigo roteador que já está sem garantia, instalar um firmware incorretamente poderá "tijolar" o roteador, convertendo ele em um pedaço de plástico inerte e inútil. O wiki do DD-WRT tem algumas dicas de recuperação. Uma nota: se você usar o DD-WRT, não configure o poder de transmissão (chamado Xmit Power em uma interface baseada em Web) muito acima de 70 mW. Deixe muito alto e o roteador pode duplicar como um prato quente e não sobreviverá a essa quantidade de calor por muito tempo. 

Não surpreendentemente, há aqueles que não são corajosos (ou apressados) o suficiente para mexer com firmware. No caso deles, conseguir um sinal mais forte requer gastar mais dinheiro. Comprar um roteador da última geração de produtos Wi-Fi de 802.11n para conseguir maior alcance e velocidade é sempre uma opção, mas mesmo isso não é à prova de tolices. Suas outras opções incluem:

Comprando novas antenas - Procure primeiro por uma antena removível ou uma entrada para uma nova antena no atual roteador. É mais inteligente comprar antenas do fabricante do aparelho, a não ser que você tenha muita certeza acerca do tipo de conector. Antenas podem ser multi-direcionais, mas unidades direcionais (apenas para uma certa seção de sua propriedade) podem lhe dar um sinal mais forte.

Adicionando um segundo PA - Coloque em uma área diferente da casa, então conecte ao roteador principal via Ethernet. Quando mover esse PA para o segundo roteador, um PC vai levar algum tempo para reassociar à rede. Isso talvez leve apenas alguns segundos, mas, para evitar interrupção notável, não faça isso durante um download ou uma ligação de Skype. Se você protege sua rede sem fio com uma encriptação WPA (em português, "Acesso Wi-Fi Protegido"), a reassociação talvez leve mais tempo. Configure o PA para diferentes canais, especialmente se os sinais estiverem sobrepostos.

Repetindo o sinal - Repetidores saíram de moda nos últimos anos com novas tecnologias como o MIMO (em português, "múltipla entrada, múltipla saída") 802.11n aumentando o alcance do sinal e através dele. Mesmo assim, você ainda pode achá-los. Por exemplo, o WRE54 da Linksys, custando R$82,00 (preço sugerido) serve como um expansor de alcance quando conectado a um roteador principal usando uma tecnologia chamada de sistema de distribuição wireless. O DD-WRT também pode converter um antigo roteador em um repetidor.