Como escolher suporte profissional para TV, monitor, projetor ou tablet - NetAv

Como escolher suporte profissional para TV, monitor, projetor ou tablet

Corporativo | 2020-01-27

O suporte é necessário em qualquer ocasião em que se queira instalar um sistema de vídeo. Atualmente existe um tipo específico para cada equipamento, evitando adaptações,  suporte para TV, suporte para monitor profissional, suporte para projetor e suporte para tablet. Entretanto, o uso profissional tem uma série de particularidades em relação ao doméstico. Afinal, o próprio tipo de equipamento utilizado pode variar bastante, o que significa diferenças consideráveis de peso e tamanho.

Quando o assunto é esse tipo de estrutura, a Vogel’s é uma referência internacional. Distribuída no Brasil pelo Grupo Discabos, ela oferece suportes profissionais de qualidade para quem não quer sofrer com imprevistos e falta de segurança. Criamos este post, então, para explicar tudo o que um instalador de áudio e vídeo deve saber sobre o assunto.

A seguir, detalharemos quais são os diferentes tipos de suporte e mostraremos suas distinções e o que você deve considerar na hora da escolha. Confira!

Quais os 5 tipos de suporte?

Os suportes profissionais variam de acordo com o equipamento e o projeto a ser realizado. Nos suportes para tablets, por exemplo, não se trata apenas de uma estrutura para sustentar o equipamento — ela é responsável também por promover sua segurança. Veja, a seguir, os 5 principais tipos de suporte e suas características.

1. Suporte de parede

O suporte de parede é o mais simples e o mais utilizado em ambientes corporativos ou educacionais no Brasil. O suporte para TV trata-se de uma estrutura reta ou angulada, geralmente instalada em salas de reunião ou grandes auditórios. É um tipo de suporte bem prático, pois deixa a instalação mais limpa — é mais fácil movimentar o móvel, por exemplo.

Um contraponto é que o monitor fica estático, dificultando a visualização de pessoas que estejam em posições diferentes, por exemplo, em pé.

2. Suporte de teto

Esse tipo de suporte é mais utilizado em áreas de grande circulação de pessoas, como rodoviárias, aeroportos ou mesmo halls de entrada de edificações. Seu diferencial é facilitar a visibilidade, principalmente quando são instaladas duas telas, uma de costas para a outra.

3. Suporte de piso

O suporte de piso é o tipo mais adequado para instalações que não são permanentes. Também pode ser usado nos casos em que nem a parede, nem o teto suportam o peso dos equipamentos ou podem ser furados.

4. Suporte motorizado

Para quem busca mais mobilidade, o suporte para TV motorizado é um tipo bastante interessante. Muito útil para salas de aula ou reuniões, ele permite variar a altura da tela para se adequar às dimensões do ambiente e à quantidade de pessoas. Além disso ele pode ser usado para permitir que pessoas de baixa estatura ou cadeirantes utilizem um sistema touch da melhor maneira.

5. Suporte de piso com rodinhas

Uma variação do suporte de piso é a que conta com rodinhas para deslocar a tela dentro do ambiente ou mesmo para fora dele. Em geral, esse modelo é usado em salas de videoconferência, nas quais a disposição das pessoas pode mudar. Além disso, ele pode ser retirado quando não for usado.

Tendo em mente essas diferenças, é hora de conhecer alguns critérios essenciais para fazer a escolha certa.

Como acertar na escolha do tipo de suporte?

A primeira coisa a se levar em conta é o fato de que o uso profissional de painéis de LED, projetores ou mesmo tablets exige muito mais cuidado. Na hora da compra do suporte para TV, é preciso considerar não só o peso do equipamento, mas o próprio tempo de uso estimado e a segurança que essa estrutura oferece. Afinal, é um investimento que deve trazer retorno em curto e longo prazo.

Um erro muito comum acontece quando uma empresa não leva em conta, por exemplo, o processo de instalação. Estruturas mais baratas tendem a ser basicamente um conjunto de barras de aço mais rústicas e exigem um tempo de instalação mais longo. Além disso, elas tendem a ter poucos ajustes, gerando um custo maior. Afinal, qualquer alteração ou manutenção exigirá um novo serviço especializado.

Logo, isso deve ser considerado na hora do cálculo do custo. Para aumentar o retorno sobre o investimento, vale a pena pagar por uma estrutura desenvolvida especificamente para uso profissional. O ideal é que o suporte seja adaptável e proporcione um sistema rápido e seguro de instalação.

Outro ponto importante é a garantia de qualidade. Uma certificação, como a TUV, atesta que o suporte aguenta entre 3 e 5 vezes o peso do equipamento. Em geral, isso permite que o distribuidor ofereça uma garantia estendida para o produto.

Então, se tratamos de qualidade e profissionalismo, vale a pena conhecer quem é referência no assunto.

Quais os diferenciais dos suportes Vogel’s?

Quando falamos de alto nível de qualidade, estamos nos referindo a um suporte que já foi concebido com base nas especificidades do uso corporativo. Estruturas improvisadas, por exemplo, ignoram as características do prédio — o tipo de parede e a resistência do teto não são levados em conta. A Vogel’s, por sua vez, desenha sua linha de suportes com base na certificação TUV, garantindo uma margem de segurança de até 5 vezes o peso indicado.

Já no serviço de consultoria fornecido pelo Grupo Discabos, a parede é analisada para que a estrutura seja montada da forma adequada. A base de suporte, vale destacar, é a mesma — se a instalação não for na parede, os técnicos indicarão qual o apoio correto para cada superfície.

Esse conhecimento, no entanto, nem sempre está ao alcance de quem busca o serviço. Afinal, trata-se de um equipamento que não fica visível e, consequentemente, nem todo mundo entende a importância da sua qualidade. Pensando nisso, a Vogel’s desenvolveu o PRO AV MOUNT ADVISOR, um guia prático e intuitivo para indicar qual o melhor suporte para o equipamento que você possui. Vale a pena consultar o site!

Por fim, outro diferencial da Vogel’s é que seus suportes são desenvolvidos com materiais de alumínio e soluções de montagem modular. Isso significa que a instalação é fácil e, para complementar, a estrutura pode ser ampliada no futuro sem a necessidade de uma troca completa. Para completar, o design é agradável, demonstrando o cuidado da empresa com sua infraestrutura tecnológica.

Como você pôde ver, são diferentes os tipos de suporte para sistemas de vídeo, cada um com suas particularidades. Então, consulte as opções da Vogel’s e invista em uma solução de qualidade, que não vai deixá-lo na mão — como pode acontecer se sua empresa focar exclusivamente a opção mais barata. Assim, você faz valer o investimento e garante durabilidade e segurança para a estrutura do sistema audiovisual!

Viu só como o Grupo Discabos tem soluções adequadas para cada ocasião? Se você precisa de um suporte para TV profissional, entre em contato conosco e conte com nossos serviços para auxiliá-lo na escolha dos melhores produtos para o seu projeto.

https://discabos.com.br/blog/artigos/suporte-para-tv