Os projetores Christie e o Pandoras Box oferecem experiências visuais incríveis no Museu do Amanhã no Brasil - NetAv

Os projetores Christie e o Pandoras Box oferecem experiências visuais incríveis no Museu do Amanhã no Brasil

Entretenimento | 2017-06-01
O Museu do Amanhã, atualmente o museu mais visitado no Brasil, está envolvendo os visitantes em suas principais atrações graças aos projetores Christie® 1DLP® e 3LCD, gerenciados pelo premiado sistema de processamento de vídeo Christie Pandoras Box, instalado pela Visualfarm.

Localizado no Rio de Janeiro, o Museu do Amanhã é um museu de ciências único que mistura ciência e arte com um design inovador com foco em cidades sustentáveis. O museu tem parcerias com algumas das mais importantes instituições científicas do Brasil e do exterior, como o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), a UNESCO e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

O Museu do Amanhã convocou um concurso público para fornecer os sistemas de projeção. E sua equipe técnica imediatamente percebeu a diferença da Christie. “A verdade é que os projetores Christie foram os que melhor se adaptaram às especificações técnicas detalhadas na chamada”, disse Eric Ribeiro, Gerente de TI do Museu. “O brilho, a saturação de cor e o preço foram simplesmente melhores do que as outras alternativas”.

A entrada do museu é um “Portal Cósmico”, contendo um filme co-dirigido pelo diretor de Cidade de Deus, Fernando Meirelles, que comprime 13,7 bilhões de anos de mudanças geológicas e evolução natural em oito minutos de sobrecarga sensorial projetados por nove projetores Christie DHDD1951-Q 1DLP, dentro de um cinema em formato oval. Nesta cúpula de 360°, os visitantes são levados em uma viagem visual única através das galáxias, profundamente dentro do mundo subatômico de partículas elementares, e para o centro do sol. Nesta viagem eles testemunham a formação da Terra, o começo da vida e o nascimento do pensamento.

Os produtores deste filme usaram óculos de realidade virtual no planejamento da experiência da cúpula. As projeções na parede da cúpula começam no chão e envolvem o público em 360º, e os óculos oferecem a mesma experiência sensorial. Além do “Portal Cósmico”, tabelas interativas permitem que os visitantes explorem os conceitos de dimensões cósmicas em um nível mais profundo.

Depois de explorar o “Portal Cósmico”, os visitantes descobrem as condições únicas que desencadearam a vida no planeta juntamente com o desenvolvimento da inteligência e cultura humana na segunda área do itinerário do museu, a Terra, com seus três gigantescos cubos de 7x7 metros com milhares de fotos e vídeos exibidos por oito projetores Christie LWU421 3LCD. As imagens são exibidas em mini-documentários e displays interativos nos quais os visitantes podem aprender sobre as interconexões dentro de um ecossistema e como o desequilíbrio afeta todo o sistema.

Todos os projetores Christie são gerenciados por um Christie Pandoras Box Server e nove Christie Pandoras Box Players. Que fornecem ao museu o controle completo sobre ambas as instalações, maximizando a eficiência, permitindo a criação de incríveis experiências visuais. “O Pandoras Box é um sistema superior que satisfaz todas as nossas necessidades, com várias características interessantes, como a sua excelente capacidade de warping”, disse Ribeiro.

A sofisticada tarefa de projetar essas instalações foi realizada pela Visualfarm, empresa líder de produção sediada em São Paulo, pioneira em video mapping no Brasil, e seu fundador, Alexis Anastasiou, é considerado o primeiro vídeo-jóquei brasileiro (VJ).

Daniel Monteiro Pereira, Gerente de Vendas de Produtos da Christie Brasil, comentou: “Estamos honrados com o fato de o museu ter escolhido nossos sistemas de projeção 1DLP e 3LCD de ponta e as soluções Pandoras Box. A Visualfarm fez um excelente trabalho ao integrar nossas tecnologias visuais que atendem e superam todas as expectativas, oferecendo aos visitantes incríveis experiências visuais”.

Com um edifício icônico projetado pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava, o museu é um destaque do Porto Maravilha, um projeto de revitalização da área portuária do Rio de Janeiro. O edifício abrange 15.000 metros quadrados em 30.000 metros quadrados de terra com espaços verdes, piscinas refletindo, uma ciclovia e áreas de recreação.