Casa Ecoeficiente da BASF é reinaugurada em São Paulo - NetAv

Casa Ecoeficiente da BASF é reinaugurada em São Paulo

Residencial | 2015-08-05

A renovação do espaço inclui tendência de cores, decoração e automação completa. A STRUXI fornece as soluções de automação ComfortClick e JUNG

Totalmente repaginada, com ambientes modernos e móveis de design contemporâneo, a CasaE, Casa Ecoeficiente da BASF, foi reaberta e conta com a STRUXI, com as tecnologias ComfortClick e JUNG, entre os participantes. O objetivo é apresentar tecnologias que tragam conforto térmico e acústico, sustentabilidade, maior durabilidade e aumento na produtividade da obra, com economia de tempo e recursos.

A CasaE é uma residência de 400m2, que fica na zona Sul de São Paulo e serve como catálogo vivo para profissionais e estudantes que se interessam por inovações e tendências ligadas à indústria da construção, com foco em eficiência, produtividade e sustentabilidade.

“Comparada a uma casa tradicional, ao longo de 40 anos, a CasaE proporciona uma economia de 30% do investimento, contabilizando custos iniciais, de operação e de manutenção; economia de energia equivalente ao consumido por 9 mil casas durante um dia; e economia de 300 mil litros de água, que corresponde ao abastecimento de mais de 1,6 mil habitantes por ano, segundo estudo realizado pela Fundação Espaço Eco”, explica o engenheiro João Falavigna, coordenador do espaço.

Automação e interatividade: ComfortClick e JUNG destacam-se

Uma das principais novidades da nova fase é a automação residencial, que vai contribuir com a eficiência energética, por permitir o controle adequado do uso da iluminação e do ar condicionado. Haverá ainda monitoramento com a medição, não só do consumo, como também da geração de energia pelas placas fotovoltaicas. As informações ficarão disponíveis em tempo real no site da CasaE.

Da JUNG, foram instaladas as soluções para comandar cortinas motorizadas, teclados para automação de iluminação, climatização e cenários envolvendo todos os recursos da automação num único toque. Adicionalmente contribuiu com o fornecimento de um módulo que permite a integração de equipamentos como smartphones e tablets para acesso local ou remoto a todo o controle da automação da casa.

A empresa eslovena ComfortClick participa da CasaE com sua solução voltada à automação completa de residências e edifícios corporativos. Neste caso específico, responde por toda a integração dos diversos sistemas de automação instalados, com destaque para os produtos KNX e Z-wave, direcionados a controle de Iluminação, persianas motorizadas e toldos motorizados. Também é responsável pelo controle de câmeras IP, áudio e vídeo, energia fotovoltaica SMA, ar condicionado e medição de energia. Toda a inteligência utilizada objetiva maior eficiência possível das utilidades disponíveis nos diversos ambientes.

Ao todo, cerca de 30 empresas contribuíram com o projeto, oferecendo produtos em sintonia com a proposta de inovação e sustentabilidade da CasaE. A STRUXI, por exemplo, está presente em parceria com a associação KNX Brasil fornecendo as tecnologias da eslovena ComfortClick e da alemã JUNG.

A casa é aberta à visitação pública, mediante inscrição, que deve ser feita pelo site www.casae.basf.com.br ou e-mail casae@basf.com.

Diferenciais ComfortClick

A possibilidade de a solução ComfortClick monitorar e controlar os sistemas existentes a partir de qualquer dispositivo (PC, tablets, smartphones e web browser) é viabilizada pelo aplicativo de visualização bOS Client, disponível para as plataformas Android, iOS e Windows, via rede interna e/ou externa – internet, 3G/4G.

Outro diferencial é a possibilidade de utilizar um único servidor para controle de um condomínio residencial ou corporativo, permitindo que cada usuário customize a configuração, de acordo com as necessidades. A utilização do ComfortClick também reduz o custo do projeto para até 1/3 do valor inicial, sendo, portanto, especialmente indicado para construtoras que querem uma obra diferenciada, investindo poucos recursos.

A mais recente versão – ComfortClick bOS – tem como destaque a possibilidade de combinar projetos que se utilizam de equipamentos com protocolo KNX e Z-Wave. Entre os diferenciais estão alarmes DSC, câmeras de vídeo IP, Media Center, Music Center, Global Cache, Modbus, Philips Hue, SMA tecnologias solares e intercomunicadores IP. Com design moderno, a nova interface gráfica melhora a experiência do usuário. As aplicações estão disponíveis para iOS, Android, Windows e web browers. bOS Server oferece ampla gama de tarefas de automação, desde funções lógicas, programações horárias, registro de dados, gráficos e cenas, até simulação de presença.

Diferenciais JUNG

Com mais de 100 anos de existência, a JUNG é reconhecida no mercado global por produtos robustos e com design diferenciado.

Os produtos JUNG são aplicados a todos os tipos e aos diversos níveis de instalações, sejam residenciais ou corporativas, que necessitam de robustez, bom acabamento e design.

Os componentes elétricos incluem tomadas, interruptores, pulsadores e sensores. Já a linha de componentes eletrônicos confere conforto e praticidade às instalações e é composta por atuadores, sensores, dimmers, painéis touch screen, rádio FM, entre outros, integrando os vários sistemas de uma instalação, sem deixar de lado robustez, bom acabamento e design.

As soluções de automação são aplicadas a todos os tipos e níveis de controle dos sistemas de iluminação, persianas e climatização, entre outros e podem ser aplicadas principalmente à programação de cenas de iluminação; controle dos níveis de iluminação interna e externa, assim como de persianas ou venezianas motorizadas e equipamentos de ar condicionado; monitoramento de sistemas de alarmes; controle de irrigação; visualização de câmeras; e programação de macros envolvendo todos os sistemas da residência ou do escritório.

Sobre a CasaE

A CasaE é a primeira Casa Ecoeficiente da BASF no Brasil e a 10ª unidade da empresa no mundo. O projeto recebeu soluções inovadoras desenvolvidas pela BASF e pelos parceiros, com o objetivo de reduzir o consumo de energia, a emissão de CO2 e o consumo de água, assim como aumentar a eficiência no processo construtivo.

A BASF tem entre seus pilares a construção sustentável e oferece soluções voltadas à ecoeficiência, além de materiais de alto desempenho, design e decoração. Estão aplicados na CasaE plásticos, poliuretano, produtos químicos para construção, tintas, vernizes e pigmentos de última geração. O projeto recebeu a certificação LEED-NC Gold, Leadership in Energy and Environmental Design, concedida a novas construções pelo Green Building Council.

Sobre a STRUXI

Fundada por profissionais com larga experiência no segmento de automação predial e residencial, a STRUXI constrói seu histórico de credibilidade em especialização, inovação e transparência como distribuidora de soluções e tecnologia.

Sua missão é promover ideias e inovações que atendam às necessidades do presente, sem comprometer as gerações futuras. Continuamente envolvida em projetos dinâmicos, permeia suas ações com fundamentos e viabilidade ambiental, respeitando a preservação do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável.

Com sede em Santo André (SP), a STRUXI é distribuidora exclusiva para o Brasil da JUNG – marca europeia reconhecidas em seu segmento – e, como primeiro centro brasileiro de formação homologado pela KNX de Bruxelas (Bélgica), está capacitada a treinar profissionais e desenvolver soluções baseadas no protocolo aberto KNX, oferecendo integração completa entre os diversos produtos de diferentes fabricantes existentes nas instalações residenciais ou corporativas.

Sobre a BASF

Na BASF nós transformamos a química – e estamos fazendo isso há 150 anos. Nosso portfólio de produtos oferece desde químicos, plásticos, produtos de performance e para proteção de cultivos, até petróleo e gás. Como empresa química líder mundial, nós combinamos o sucesso econômico, responsabilidade social e proteção ambiental. Por meio da ciência e da inovação, nós possibilitamos aos nossos clientes de todas as indústrias atender às atuais e futuras necessidades da sociedade. Nossos produtos e soluções contribuem para a preservação dos recursos, assegurando nutrição saudável e melhoria da qualidade de vida. Nós resumimos essa contribuição em nossa proposição corporativa: “We create chemistry for a sustainable future” – Nós transformamos a química para um futuro sustentável. A BASF contabilizou vendas de mais de €74 bilhões em 2014 e contava com mais de 113 mil colaboradores no final do ano. As ações da BASF são negociadas nas bolsas de valores de Frankfurt (BAS), Londres (BFA) e Zurique (AN). Mais informações sobre a BASF estão disponíveis no endereço www.basf.com.br ou nos perfis corporativos da empresa no Facebook (BASF Brasil) e no Twitter (@BASF_brasil).

Informações para a Imprensa: kpenteado@vetorcom.com.br