Psiu Clínica lança Sensor Ultrassônico para monitorar a segurança de idosos à noite - NetSeg

Psiu Clínica lança Sensor Ultrassônico para monitorar a segurança de idosos à noite

Saúde | 2021-04-08

Novo dispositivo ajuda na redução de acidentes comuns que acontecem nos quartos das pessoas com mais idade.

Empresa com forte atuação em sistemas de campainhas sem fio e dispositivos de monitoramento em casas de repouso, hospitais e residenciais para terceira idade, a Psiu Clínica está colocando no mercado seu novo ‘sensor de movimento ultrassônico’ para monitorar e zelar pela segurança do idoso durante à noite. A tecnologia alerta uma central quando o idoso se levanta de sua cama para ir ao banheiro. A novidade ajudará muito cuidadoras e enfermeiras em seu serviço, pois são frequentes os acidentes que ocorrem nesse tipo de situação.

Seu objetivo é tentar evitar o acidente da queda, mas caso ela ocorra, o idoso poderá ser prontamente atendido pois é bastante comum o acidentado ficar estirado no chão e só ser descoberto quando na próxima ronda noturna.

Esse sensor é estrategicamente instalado na parede da cabeceira da cama a cerca de 50 cm do travesseiro, de modo que no momento que o idoso se senta para sair da cama o seu corpo automaticamente aciona o aparelho. O sistema envia ainda um sinal para um painel de LED numa central de chamada ou posto de enfermagem, com identificação do número do leito. É de fato um aviso de emergência. Este chamado é reenviado a cada 15 segundos enquanto não for apagado pela profissional em serviço no próprio local que chamou.

Ao contrário do que se pensa a imensa maioria de homens e mulheres acima dos 60 anos se acidenta mais na própria residência do que num shopping ou na rua. Um médico ortopedista da Santa Casa de Maceió relatou no site da entidade que a maior prevalência de acidentes domésticos ocorre no período noturno no próprio quarto do idoso. Segundo ele, a ida ao banheiro durante à noite em meio ao sono é o cenário ideal.  Se forem levados em conta os efeitos do sono, a penumbra do ambiente, os anteparos e a distância no caminho até o banheiro formam a “receita perfeita para um acidente”.

Para as residências é oferecida a versão Home, mais adequada às famílias.

Hoje há uma pulseira eletrônica importada, que funciona como um tipo de sensor de queda. Ela usa a tecnologia do acelerômetro, a mesma que existe nos celulares para a orientação da tela, ou seja, a visualização na forma de retrato ou paisagem. Quando a vítima que está usando o dispositivo, no caso de mal súbito ou queda, ele aciona automaticamente a central de comando. O problema neste caso é que o acidente já ocorreu. “O sensor ultrassônico de movimento tem a vantagem de ser preventivo se bem utilizado e evitar maiores consequências. Ele irá criar uma nova era e se transformar numa peça de alerta importante do setor de atendimento à terceira idade”, avalia José Rubens Ferreira de Almeida, diretor geral do fabricante Psiu Clínica.

A nova solução tem ainda uma variante que pode ajudar muito a movimentação noturnas das pessoas mais velhas. O recurso é instalado no rodapé do quarto e quando alguém se levanta e põe os pés no chão, ou ainda quando uma outra pessoa chega perto da cama, cria automaticamente uma espécie de ‘tapete de luz’. Trata-se de um sistema de iluminação de LED que só ilumina a área próxima ao piso, não incomodando, portanto, outras pessoas que estejam dormindo no mesmo recinto. O acionamento do sistema de luz também informa o número do leito a um painel de LED no posto de enfermagem.

Nesta nova linha de dispositivos criada pela Psiu Clínica para ajudar o idoso  e seus cuidadores na ronda noturna oferecemos a “campainha fantasma”. Esta campainha está programada para enviar um chamado para o painel de led a cada 30 ou 60 minutos durante a noite, obrigando a cuidadora se dirigir até a campainha para apagar o chamado. Desta forma são atendidas as regras da ronda noturna.

O usuário recebe um guia de uso que pode ser afixado na parede para ele ter todas as informações necessárias a todo o momento que precisar. “A nossa preocupação tem sido a de criar produtos úteis para o bem estar da  terceira idade que não existiam, mas também que gerem informações para um painel de controle de LED, já comercializado por nós para outras soluções bem-sucedidas e que desenvolvemos há alguns anos para nossos clientes”, finaliza Almeida.