América Latina marca presença com soluções inovadoras em evento online gratuito da NVIDIA - NetSeg

América Latina marca presença com soluções inovadoras em evento online gratuito da NVIDIA

Dicas | 2021-04-08

GTC21 terá diversas sessões exclusivas com especialistas do Brasil, México, Argentina, Colômbia, Costa Rica e Uruguai.

O uso de aplicações de Inteligência Artificial (IA) segue em expansão em todo o mundo. Segundo estudo da IDC Latam, os gastos com IA no Brasil chegarão ao total de US$ 464 milhões em 2021. Visando esse cenário, a NVIDIA Enterprise apresenta grandes destaques da América Latina que participarão da programação do GTC21, que contará com mais de 1.300 palestrantes especialistas em diversas áreas da tecnologia mostrando o que há de mais inovador nos mais diferentes mercados. O evento online será realizado entre os dias 12 e 16 de abril, sendo que a inscrição e todas as atrações são gratuitas.

“É uma grande alegria fazer parte da jornada de desenvolvimento da IA na América Latina. Todos os profissionais presentes no evento poderão aprender muito com as inovações e realizações já reconhecidas na região. Enquanto os palestrantes poderão mostrar para o mundo o potencial da inovação local”, conta Marcio Aguiar, diretor da NVIDIA Enterprise para América Latina.

Confira abaixo alguns dos principais destaques da programação:

Painel América Latina

  • Unlocking the Power of AI in Latin America through Developer Communities: mediado por Murilo De Queiroz, engenheiro de hardware sênior da NVIDIA, e com participação de Laura Montoya, fundadora e sócia-gerente da Accel Impact Organizations; Jomar Silva, chefe de relações com desenvolvedores da Zup Innovation; Neto Marin, engenheiro de cliente do Google; e Vinicius Senger, desenvolvedor de defesa sênior da Amazon Web Services.

Brasil

  • Ray-VR: Ray Tracing Virtual Reality in Falcor: o estudo será apresentado por Vinícius da Silva, pesquisador da PUC Rio, e Luiz Velho, pesquisador sênior e professor do IMPA - Instituto de Matemática Pura e Aplicada. O projeto investiga o uso de recursos recentes de GPUs modernas que implementam Ray Tracing em tempo real, combinando esses recursos com a realidade virtual para explorar novas formas de visualização e interação imersivas.

“O GTC tem contribuído ativamente como hub de atualização das tecnologias que utilizamos. No GTC20 tivemos diversas oportunidades de networking e aprendizado que se traduziram nos resultados que tivemos ao longo do ano e no início de 2021. Estamos especialmente empolgados com o GTC21 e as oportunidades que ele trará”, explica Vinícius.

  • Smart Vision AI: Unleash the Power of AI Image Recognition for Amateurs and Professionals: apresentada por André Sih, sócio da startup brasileira Fu2re Smart Solutions, a sessão mostrará o software SmartVision AI. A ferramenta possibilita que qualquer pessoa possa fazer uso da Inteligência Artificial para interpretação de imagens sem a necessidade de ser especialista e sem desenvolver nenhuma linha de programação. Assim, democratizam o acesso à IA pelo grande público, disponibilizando seus benefícios para todos. Atualmente, grandes empresas de Energia e O&G do Brasil já utilizam a ferramenta para mapeamento de ativos, identificação de iluminação pública, leitura de medidores, detecção de fraudes, extração de conhecimento de documentos, otimização de processos industriais, entre outras aplicações.

“A Fu2re considera fundamental a parceria estratégica estabelecida com a NVIDIA, o player mais importante de soluções habilitadoras de IA/Visão Computacional da atualidade. Ser escolhida entre milhares de promissoras startups para representar a América Latina no GTC21 Inception Pavillion, além de permitir o networking e aprendizado com alguns dos maiores cérebros e novos talentos em IA no mundo, representa para a Fu2re um reconhecimento de que, de fato, criamos uma ferramenta revolucionária, capaz de criar valor não somente para nossos clientes, mas para desenvolvermos toda a sociedade”, fala André.

  • Multi-Vision Inspection será apresentada por Diogo Gara Caetano, sócio e diretor de P&D da startup brasileira Kasco R&D Technology. A Kasco P&D é uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções em machine learning. Fornecem soluções de pilha completa, que englobam algoritmos, software e dispositivos de IoT. Além de desenvolver estruturas proprietárias de deep learning. No GTC 2021 a Kasco irá abordar o sistema de Multi-Visão(MVI) para Inspeção de Utilities, especificamente ativos de redes de energia.

“A parceria com a NVIDIA tem sido estratégica para aquisição de equipamentos. A empresa também conseguiu contato com investidores interessados no mercado de Inteligência Artificial, assim como novas oportunidades de negócio e créditos para utilização de supercomputadores através de parcerias com a NVIDIA e Amazon”, afirma Diogo.

México

  • NASA Frontier Development Lab: Severe Weather Prediction Using Lightning Data será uma sessão exibida por Ivan Venzor, que foi pesquisador de machine learning no NASA-SETI Frontier Development Lab (FDL) em 2020 e, atualmente, é diretor adjunto de ciência de dados e machine learning do Banregio Bank. O Frontier Development Lab é um programa da NASA em conjunto com o SETI Institute e outros parceiros, como Oxford, Google Cloud, NVIDIA Enterprise e IBM, entre outros. O programa de pesquisa intensivo reúne especialistas em machine learning e Inteligência Artificial com pesquisadores de domínios prioritários para a NASA: Heliofísica, Ciências Planetárias, Ciências da Terra e Saúde de Astronautas.

“Na FDL 2020 participei do ‘Relâmpago e clima extremo’, onde nosso desafio era aproveitar as informações sobre raios da Terra por meio de satélites geoestacionários para prever condições climáticas extremas (tornados e granizo forte) por meio de técnicas de machine learning”, diz Ivan. “No GTC21, apresentarei nosso trabalho e como as GPUs NVIDIA aceleraram nosso trabalho em 27 vezes!”

  • Real-Time Defect Inspection for Auto Parts with Computer Vision será de responsabilidade de Roberto Macías, gerente de projetos na Gesta Labs, que é uma startup local focada em inovação da Indústria 4.0. No GTC21 Roberto apresentará uma das principais soluções desenvolvidas pela empresa: inspeção de defeitos em tempo real usando visão computacional. É uma solução muito útil para identificar defeitos de qualidade (porosidade, arranhões ou outras imperfeições) em peças e produtos. O sistema permite analisar a imagem em questão de segundos para verificar se a peça está livre de defeitos.

“Alcançar tal solução é extremamente complexo, então a NVIDIA tem sido parceira ideal que nos forneceu novos recursos que permitem expandir nossas soluções de visão computacional. Estar no programa NVIDIA Inception nos permitiu obter créditos para fazer vários cursos que permitiram à nossa equipe de ciência de dados treinar em tecnologias de ponta e algoritmos de última geração para criar soluções de acordo com os problemas do cliente”, conta Roberto.

O evento ainda contará com sessões exclusivas e gratuitas com outras startups inovadoras da América Latina, entre elas estão: Deepagro (Argentina), Arkangel AI (Colômbia), RidgeRun (Costa Rica), Bumblebee (México) e Marvik (Uruguai).

Saiba mais detalhes sobre o tópico Mercados Emergentes e inscreva-se para participar grátis em NVIDIA GTC21.

Sobre a NVIDIA

Com a invenção da GPU pela NVIDIA (NASDAQ: NVDA), em 1999, redefinimos os gráficos de computadores modernos e revolucionamos a computação paralela. Mais recentemente, o deep learning com base em GPU deu início à inteligência artificial moderna — a próxima era da computação — com a GPU atuando como o cérebro dos computadores, robôs e carros autônomos que podem perceber e compreender o mundo. Saiba mais em http://nvidianews.nvidia.com/