Segurança patrimonial: serviço essencial na pandemia - NetSeg

Segurança patrimonial: serviço essencial na pandemia

Vigilância | 2021-04-07
  • Para que hospitais, condomínios, shoppings e indústrias continuem a dar seguimento a seu funcionamento, os profissionais da área são fundamentais
  • GRUPO GR detalha os cuidados básicos tomados pela equipe neste momento delicado.

Mais de 190 mil máscaras já foram compradas e distribuídas para a equipe do GRUPO GR, profissionais que realizam a segurança patrimonial de diversos serviços ainda em funcionamento em todo o Brasil, durante este que é o período de maior agravamento da covid-19 no país, momento em que diversas cidades voltaram à fase de maior afastamento social exigido.

Assim, embora, diversos segmentos tenham parado suas atividades, há um, que atua silenciosamente para a proteção dos demais, que seguem atuantes. Trata-se da segurança patrimonial, que trabalha na prevenção de furtos, depredações, invasões, em shoppings, indústrias, instituições de ensino, varejo, entre outros.

“Em alguns empreendimentos, como em shoppings, uma vez que não há circulação de pessoas, mantivemos o efetivo suficiente para cuidar do patrimônio, mas em alguns empreendimentos, houve crescimento, como é o caso de hospitais, clínicas e centros logísticos, que como no ano passado, passaram a trabalhar mais com entregas relacionadas a e-commerce”, explica Vinícius Freitas, diretor de operações do GRUPO GR.

Ele ressalta que como se tratam de profissionais que precisam estar na linha de frente, mesmo neste período, a preocupação com segurança é redobrada. E essa segurança diz respeito tanto à violência, que poderia ter aumentado, uma vez que as ruas estão mais vazias – “felizmente não detectamos nenhum crescimento de ocorrências devido a esse cenário”, destaca Freitas – quanto aos cuidados com saúde, por isso, a distribuição de máscaras e demais equipamentos de proteção individual (EPIs).

“Diariamente, orientamos todos para que usem os EPIs fornecidos pela Companhia e respeitem as indicações dos órgãos de saúde: uso de álcool em gel, várias vezes ao dia (desde março de 2020, a empresa já comprou 11.100 frascos), máscara, faceshield ou óculos de proteção, distanciamento mínimo de 1,5 metros de outras pessoas, e cuidados para evitar aglomerações”, afirma Freitas.

A empresa, inclusive, criou o Programa de Agente Social GR, disponibilizado pela Universidade Corporativa GR (UNIGR) – de forma totalmente digital - e que traz ensinamentos para seus milhares de colaboradores sobre ações que possam ser aplicadas para a prevenção da disseminação da covid-19.

Outra ação implementada pelo grupo foi a antecipação dos salários, efetuando o pagamento sempre nos 2 primeiros dias de cada mês, para que seus colaboradores possam adiantar compras e pagamentos, evitando assim a tradicional aglomeração que ocorre no 5º dia útil de cada mês.

Os números demonstram que as orientações tem valido a pena. Enquanto, estatísticas apontam que 6% da população brasileira já foi contaminada, o levantamento do GRUPO GR aponta que apenas 1,29% dos colaboradores GR contraíram covid. “o trabalho da segurança patrimonial e controle de acesso tem de ser presencial, por isso os cuidados redobrados do grupo com nossos milhares de colaboradores”, pontua Freitas.