Como funciona a portaria remota em condomínios comerciais e industriais - NetSeg

Como funciona a portaria remota em condomínios comerciais e industriais

Dicas | 2021-04-07

Cada vez mais popular nas cidades e presente no mercado de segurança eletrônica, a Portaria Remota está revolucionando o controle de acesso em condomínios residenciais. Mas o modelo de portarias que permite o monitoramento à distância, tem conquistado espaço também na indústria e no comércio. 

Assim como na área residencial, a Portaria Remota conta com a instalação de câmeras em pontos estratégicos, sistemas de biometria e controle de acesso, telefonia e sensores de movimento conectados à internet e a um sistema que centralize toda essa estrutura, para uma melhor gestão. É assim que ela cumpre todas as funções que uma portaria física traz e sem que haja a necessidade de um profissional presente no local 24h por dia.

Neste material, vamos falar um pouco sobre como funciona e as vantagens da Portaria Remota em condomínios comerciais e industriais. Continue lendo para saber se esta é uma opção de negócio para a sua empresa.

O que é necessário para o funcionamento de uma Portaria Remota Comercial ou Industrial?

A Portaria Remota para condomínios comerciais e industriais é mais focada em um controle de acesso eficiente, porque nesses locais a entrada e saída de pessoas e veículos vai além, estando vinculada à qualidade de processos gerenciais.

"Ainda existem linhas de pensamento ligadas ao tamanho (número de unidades do condomínio, porte, etc) e modalidade (muito voltadas para área residencial) da Portaria Remota. Mas a verdade é que não existem mais barreiras, a Portaria Remota, quando bem feita, com os investimentos corretos, a estrutura e equipamentos corretos, o bom desenho do projeto - que auxilie o time de operação a atuar à distância - não apresentará limites quanto ao cliente a ser atendido. A ferramenta e a estrutura certa permitem trabalhar desde o controle de acesso, até logística, processos, autonomia do local, removendo qualquer limitação", explica o Gerente Comercial Center da Seventh, Ivo Junckes.  

Quanto mais automações melhor! A aplicação de tecnologias inovadoras, ações automatizadas e soluções personalizadas é fundamental para o bom funcionamento deste modelo de portaria remota. Ações como o cadastramento de veículos e funcionários para o acesso rápido via tags, placas e biometrias já vão agilizando rotinas, o envio de convites virtuais para uma entrega confirmada também é outra possibilidade. Assim os índices de produtividade e segurança aumentam, a falha humana é reduzida a quase zero e o monitoramento é unificado em sistemas que garantem uma gestão muito mais próxima e efetiva. 

A visão dos operadores é ampliada com a presença de câmeras e sensores bem posicionados, que conectados a um sistema, podem alertar a necessidade de acionar um órgão de segurança instantaneamente.  

A estrutura base para uma portaria remota comercial ou industrial pode variar de acordo com o perfil e necessidades de cada local, mas recursos como os listados abaixo costumam fazer parte da maioria das portarias remotas deste modelo:

  • Sistema Integrado de Monitoramento;

  • Dispositivos de acesso com leitura de tag, cartão ou biometria;

  • Câmeras de segurança;

  • Interfones;

  • Leitura de placas (LPR), embarcada em câmeras ou via sistema.

Quais as vantagens desse serviço?

Um dos maiores apelos para adesão à Portaria Remota é a economia proporcionada, uma redução de custos que pode chegar a 60% em alguns casos. Mas esse não é o único benefício deste modelo. Confira outras vantagens da Portaria Remota para a área da indústria e comércio:

1- Controle e gestão:  A tecnologia agregada à Portaria Remota alimenta os responsáveis pelo gerenciamento com dados, imagens e informações em tempo real para tomada de decisão e que ficam armazenados para serem analisados posteriormente. Os sistemas permitem acompanhar de perto todos os eventos relacionados à portaria remota, além de oferecerem relatórios detalhados. Assim, é possível entender melhor a rotina, facilitando o planejamento e monitoramento de tudo que saia do padrão de circulação de pessoas e veículos.

2 - Mais Segurança: A implantação de uma Portaria Remota exige a instalação de mais equipamentos de segurança, revisão do que possa já estar na estrutura e integração de tudo isso a um sistema unificador, com muitas outras possibilidades de recursos. Desta forma, há um aumento na sensação de segurança (ostensividade) e também na segurança real presente no local, por conta do reforço tecnológico. A ausência de um funcionário no local também elimina o risco de rendição, mantendo os operadores que trabalham na central a salvo.

3 - Redução de falhas humanas: As ações, executadas por operadores focados no atendimento, sem distrações externas e que contam com o auxílio da tecnologia para ampliar a visão, emissão de alertas e automações reduzem as falhas humanas e dão base para uma melhor tomada de decisão em situações de risco. 

4 - Pandemia: Desde 2020, o mundo todo precisou alterar procedimentos para conter a disseminação do novo coronavírus. A Portaria Remota e todas as opções tecnológicas que podem ser associadas a ela para garantir o distanciamento social fazem a diferença no combate à doença. A chave está no controle dos acessos feito à distância e nos dispositivos sem a necessidade de contato físico. E a redução não é só para quem vai até o condomínio, não. Sistemas como o Situator da Seventh tem operação WEB, que permite que os operadores também trabalhem em segurança, de onde estiverem, sem a necessidade de estar na central de monitoramento.

5 - Mais controle no acesso de terceiros: No caso de entregas, prestação de serviços e visitas o acesso ocorre mediante autorização prévia. Assim, a pessoa que irá receber pode enviar convite ou comunicar o acesso antecipadamente, informando os dados de quem irá acessar o local. Assim, elimina-se o risco de entradas indesejadas e pessoas que agem de má fé. 

"Temos uma portaria remota comercial que recebe de 700 a 750 carretas por dia para carga e descarga, com caminhoneiros não pré cadastrados. Os caminhoneiros recebem convites de acesso via app, e entram por QRcode, reconhecimento facial ou de placa veicular, e a gente tem soluções de software da Seventh e aplicativo próprio funcionando perfeitamente integradas. Isso representa redução de custos, mais agilidade e melhoria de processos. De uma carreta que antes levava 6min30s e hoje, o mesmo veículo, passando por checagem de placa na primeira entrada e lendo o aplicativo do celular na segunda, um double check, para abertura da segunda catraca, na ordem de 50s. Percebam a diferença. De 6min30 para 50s! Sem caneta, sem papel, sem interfone para ver quem é, uma operação que agora é automatizada, com mais controle, registro, gravação em tempo real e ainda é possível análise depois com registros e Business Intelligence", revela Denis Henrique Perdigão, Diretor Comercial da Atende Portaria.